Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demanboro, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fabiano, Braulio, Bettine, Sueli do Carmo, Longo, Regina Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381
Resumo: A Macrometrópole Paulista (MMP) compreende três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), além de suas áreas de influência. Abriga cerca de 30 milhões de habitantes e é uma das áreas mais críticas em termos de demanda e disponibilidade de recursos hídricos. O Objetivo é propor cenários alternativos, que visem o planejamento ambiental integrado das bacias que compõem a MMP, a saber: Alto Tietê; Piracicaba, Capivari e Jundiaí; Sorocaba e Paraíba do Sul. A metodologia utilizada baseou-se no modelo Pressão-Estado-Resposta proposto pela OECD (1993; 2003), com base na seleção de indicadores, considerando a relevância política, utilidade aos usuários, confiabilidade e mensurabilidade de cada indicador. Para a execução do diagnóstico ambiental foram selecionados os indicadores demanda, disponibilidade, área florestada, qualidade da água e índice de perdas na distribuição, permitindo a representação das bacias e subsidiando a elaboração dos cenários. Os cenários elaborados (Tendencial, Desenvolvimento Sustentável e Conservação) simularam a evolução dos indicadores em diferentes situações, propondo medidas de priorização de investimentos e de gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, foi possível propor ações que busquem garantir a sustentabilidade das bacias que compõem a MMP.
id UFU-6_74da191a03a145ae0f5233b84f9f5709
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43381
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolisCenários sustentáveis para a macrometrópole paulistaSão Paulo macrometropolissustainabilityenvironmental managementmacrometrópole paulistasustentabilidadegestão ambientalA Macrometrópole Paulista (MMP) compreende três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), além de suas áreas de influência. Abriga cerca de 30 milhões de habitantes e é uma das áreas mais críticas em termos de demanda e disponibilidade de recursos hídricos. O Objetivo é propor cenários alternativos, que visem o planejamento ambiental integrado das bacias que compõem a MMP, a saber: Alto Tietê; Piracicaba, Capivari e Jundiaí; Sorocaba e Paraíba do Sul. A metodologia utilizada baseou-se no modelo Pressão-Estado-Resposta proposto pela OECD (1993; 2003), com base na seleção de indicadores, considerando a relevância política, utilidade aos usuários, confiabilidade e mensurabilidade de cada indicador. Para a execução do diagnóstico ambiental foram selecionados os indicadores demanda, disponibilidade, área florestada, qualidade da água e índice de perdas na distribuição, permitindo a representação das bacias e subsidiando a elaboração dos cenários. Os cenários elaborados (Tendencial, Desenvolvimento Sustentável e Conservação) simularam a evolução dos indicadores em diferentes situações, propondo medidas de priorização de investimentos e de gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, foi possível propor ações que busquem garantir a sustentabilidade das bacias que compõem a MMP.Universidade Federal de Uberlândia2019-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/4338110.14393/SN-v31n1-2019-43381Sociedade & Natureza; Vol. 31 (2019)Sociedade & Natureza; v. 31 (2019)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporenghttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381/25768https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381/25769https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381/26949Copyright (c) 2019 antonio carlos demanboro, Braulio LIBERATO Fabianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemanboro, Antonio CarlosFabiano, BraulioBettine, Sueli do CarmoLongo, Regina Marcia2019-10-22T14:07:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43381Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2019-10-22T14:07:49Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
Cenários sustentáveis para a macrometrópole paulista
title Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
spellingShingle Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
Demanboro, Antonio Carlos
São Paulo macrometropolis
sustainability
environmental management
macrometrópole paulista
sustentabilidade
gestão ambiental
title_short Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
title_full Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
title_fullStr Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
title_full_unstemmed Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
title_sort Sustainable scenarios to the São Paulo macrometropolis
author Demanboro, Antonio Carlos
author_facet Demanboro, Antonio Carlos
Fabiano, Braulio
Bettine, Sueli do Carmo
Longo, Regina Marcia
author_role author
author2 Fabiano, Braulio
Bettine, Sueli do Carmo
Longo, Regina Marcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demanboro, Antonio Carlos
Fabiano, Braulio
Bettine, Sueli do Carmo
Longo, Regina Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv São Paulo macrometropolis
sustainability
environmental management
macrometrópole paulista
sustentabilidade
gestão ambiental
topic São Paulo macrometropolis
sustainability
environmental management
macrometrópole paulista
sustentabilidade
gestão ambiental
description A Macrometrópole Paulista (MMP) compreende três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), além de suas áreas de influência. Abriga cerca de 30 milhões de habitantes e é uma das áreas mais críticas em termos de demanda e disponibilidade de recursos hídricos. O Objetivo é propor cenários alternativos, que visem o planejamento ambiental integrado das bacias que compõem a MMP, a saber: Alto Tietê; Piracicaba, Capivari e Jundiaí; Sorocaba e Paraíba do Sul. A metodologia utilizada baseou-se no modelo Pressão-Estado-Resposta proposto pela OECD (1993; 2003), com base na seleção de indicadores, considerando a relevância política, utilidade aos usuários, confiabilidade e mensurabilidade de cada indicador. Para a execução do diagnóstico ambiental foram selecionados os indicadores demanda, disponibilidade, área florestada, qualidade da água e índice de perdas na distribuição, permitindo a representação das bacias e subsidiando a elaboração dos cenários. Os cenários elaborados (Tendencial, Desenvolvimento Sustentável e Conservação) simularam a evolução dos indicadores em diferentes situações, propondo medidas de priorização de investimentos e de gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, foi possível propor ações que busquem garantir a sustentabilidade das bacias que compõem a MMP.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381
10.14393/SN-v31n1-2019-43381
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381
identifier_str_mv 10.14393/SN-v31n1-2019-43381
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381/25768
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381/25769
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/43381/26949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 antonio carlos demanboro, Braulio LIBERATO Fabiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 antonio carlos demanboro, Braulio LIBERATO Fabiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 31 (2019)
Sociedade & Natureza; v. 31 (2019)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943981112492032