Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum Neto, Helena
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bezzi, Meri Lourdes, Castanho, Roberto Barboza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9297
Resumo: A abordagem regional reflete a inter-relação sociedade-natureza em diferentes nuances a partir da construção do espaço geográfico. O enfoque da pesquisa foi definido a partir dos objetivos propostos para a análise regional, uma vez que a mesma engloba os aspectos humanos e as relações que mantém entre si na produção e reprodução do espaço. Tendo como foco central à questão regional gaúcha, propôs-se regionalizar o Rio Grande do Sul, considerando os aspectos geoeconômicos. Tal proposição de estudo individualizou sete regiões geoeconômicas e sub-regiões, nas quais se desenvolveram as principais atividades produtivas do Estado, baseadas, principalmente, na agropecuária. Considerando as transformações impostas pelo capital, como agente reorganizador dos padrões espaciais e, responsável pela sua flexibilização frente às exigências impostas pelo processo de globalização, procurou-se classificar as regiões geoeconômicas de acordo com a sua dinâmica e em função dos novos atores econômicos que se inserem neste espaço. Pôde-se observar, então, as semelhanças e singularidades materializadas no território gaúcho pelo acúmulo de práticas voltadas à produção econômica, estritamente atreladas à questão da identidade cultural em função da expressividade do regionalismo no Estado gaúcho.
id UFU-6_9603c0010b64920cc18ea2f923c04388
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/9297
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalizationRIO GRANDE DO SUL: UMA PROPOSTA DE REGIONALIZAÇÃO GEOECONÔMICAA abordagem regional reflete a inter-relação sociedade-natureza em diferentes nuances a partir da construção do espaço geográfico. O enfoque da pesquisa foi definido a partir dos objetivos propostos para a análise regional, uma vez que a mesma engloba os aspectos humanos e as relações que mantém entre si na produção e reprodução do espaço. Tendo como foco central à questão regional gaúcha, propôs-se regionalizar o Rio Grande do Sul, considerando os aspectos geoeconômicos. Tal proposição de estudo individualizou sete regiões geoeconômicas e sub-regiões, nas quais se desenvolveram as principais atividades produtivas do Estado, baseadas, principalmente, na agropecuária. Considerando as transformações impostas pelo capital, como agente reorganizador dos padrões espaciais e, responsável pela sua flexibilização frente às exigências impostas pelo processo de globalização, procurou-se classificar as regiões geoeconômicas de acordo com a sua dinâmica e em função dos novos atores econômicos que se inserem neste espaço. Pôde-se observar, então, as semelhanças e singularidades materializadas no território gaúcho pelo acúmulo de práticas voltadas à produção econômica, estritamente atreladas à questão da identidade cultural em função da expressividade do regionalismo no Estado gaúcho.Universidade Federal de Uberlândia2008-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9297Sociedade & Natureza; Vol. 19 No. 2 (2007)Sociedade & Natureza; v. 19 n. 2 (2007)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9297/5715Copyright (c) 2008 Helena Brum Neto, Meri Lourdes Bezzi, Roberto Barboza Castanhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrum Neto, HelenaBezzi, Meri LourdesCastanho, Roberto Barboza2022-12-14T12:04:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/9297Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2022-12-14T12:04:04Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
RIO GRANDE DO SUL: UMA PROPOSTA DE REGIONALIZAÇÃO GEOECONÔMICA
title Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
spellingShingle Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
Brum Neto, Helena
title_short Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
title_full Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
title_fullStr Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
title_full_unstemmed Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
title_sort Rio Grande do Sul: a proposal of geoeconomic regionalization
author Brum Neto, Helena
author_facet Brum Neto, Helena
Bezzi, Meri Lourdes
Castanho, Roberto Barboza
author_role author
author2 Bezzi, Meri Lourdes
Castanho, Roberto Barboza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum Neto, Helena
Bezzi, Meri Lourdes
Castanho, Roberto Barboza
description A abordagem regional reflete a inter-relação sociedade-natureza em diferentes nuances a partir da construção do espaço geográfico. O enfoque da pesquisa foi definido a partir dos objetivos propostos para a análise regional, uma vez que a mesma engloba os aspectos humanos e as relações que mantém entre si na produção e reprodução do espaço. Tendo como foco central à questão regional gaúcha, propôs-se regionalizar o Rio Grande do Sul, considerando os aspectos geoeconômicos. Tal proposição de estudo individualizou sete regiões geoeconômicas e sub-regiões, nas quais se desenvolveram as principais atividades produtivas do Estado, baseadas, principalmente, na agropecuária. Considerando as transformações impostas pelo capital, como agente reorganizador dos padrões espaciais e, responsável pela sua flexibilização frente às exigências impostas pelo processo de globalização, procurou-se classificar as regiões geoeconômicas de acordo com a sua dinâmica e em função dos novos atores econômicos que se inserem neste espaço. Pôde-se observar, então, as semelhanças e singularidades materializadas no território gaúcho pelo acúmulo de práticas voltadas à produção econômica, estritamente atreladas à questão da identidade cultural em função da expressividade do regionalismo no Estado gaúcho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9297
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9297/5715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Helena Brum Neto, Meri Lourdes Bezzi, Roberto Barboza Castanho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Helena Brum Neto, Meri Lourdes Bezzi, Roberto Barboza Castanho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 19 No. 2 (2007)
Sociedade & Natureza; v. 19 n. 2 (2007)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943977906995200