Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nobre, Itamar de Morais, Ibraim Aloufa, Magdi Ahmed
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13294
Resumo: O movimento ambiental, denominado socioambientalismo, foi pioneiro ao reconhecer a intrínseca ligação entre as questões sociais e ambientais e apresenta uma importante atuação na sociedade civil brasileira em defesa dos direitos dos povos tradicionais. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma categoria essencialmente socioambiental, pois incorpora aos objetivos da conservação, ações de inclusão social, valorização do conhecimento local e práticas de manejo ambiental. O trabalho objetivou investigar a percepção ambiental e o nível de envolvimento da população com relação à RDS Ponta do Tubarão, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas entrevistas abertas e semi-estruturadas (n=262) e a análise de conteúdo evidenciou que a maioria dos entrevistados atribuiu importância à área protegida, todavia, constatou-se um alto nível de insatisfação com sua gestão e desconhecimento dos seus objetivos; detectaram-se inúmeros conflitos socioambientais, com destaque para proibição de construções e foram propostas alternativas para melhoria da qualidade de vida local. Esse trabalho conduz a uma reflexão da prática de gestão da área protegida estudada e espera-se que os dados obtidos possam subsidiar o plano de manejo local e minimizar os conflitos socioambientais existentes na área.
id UFU-6_c03c803db133c9c6ba1ea0deae537281
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13294
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?Povos tradicionais. Percepção ambiental. SocioambientalismoUnidades de conservaçãoO movimento ambiental, denominado socioambientalismo, foi pioneiro ao reconhecer a intrínseca ligação entre as questões sociais e ambientais e apresenta uma importante atuação na sociedade civil brasileira em defesa dos direitos dos povos tradicionais. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma categoria essencialmente socioambiental, pois incorpora aos objetivos da conservação, ações de inclusão social, valorização do conhecimento local e práticas de manejo ambiental. O trabalho objetivou investigar a percepção ambiental e o nível de envolvimento da população com relação à RDS Ponta do Tubarão, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas entrevistas abertas e semi-estruturadas (n=262) e a análise de conteúdo evidenciou que a maioria dos entrevistados atribuiu importância à área protegida, todavia, constatou-se um alto nível de insatisfação com sua gestão e desconhecimento dos seus objetivos; detectaram-se inúmeros conflitos socioambientais, com destaque para proibição de construções e foram propostas alternativas para melhoria da qualidade de vida local. Esse trabalho conduz a uma reflexão da prática de gestão da área protegida estudada e espera-se que os dados obtidos possam subsidiar o plano de manejo local e minimizar os conflitos socioambientais existentes na área.Universidade Federal de Uberlândia2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevistas abertas e semi-estruturadasapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13294Sociedade & Natureza; Vol. 23 No. 3 (2011)Sociedade & Natureza; v. 23 n. 3 (2011)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13294/pdf_1Mattos, Patrícia PereiraNobre, Itamar de MoraisIbraim Aloufa, Magdi Ahmedinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:12:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13294Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:12:14Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
title Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
spellingShingle Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
Mattos, Patrícia Pereira
Povos tradicionais. Percepção ambiental. Socioambientalismo
Unidades de conservação
title_short Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
title_full Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
title_fullStr Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
title_full_unstemmed Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
title_sort Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? / Sustainable development reserve: progress in the protected areas design?
author Mattos, Patrícia Pereira
author_facet Mattos, Patrícia Pereira
Nobre, Itamar de Morais
Ibraim Aloufa, Magdi Ahmed
author_role author
author2 Nobre, Itamar de Morais
Ibraim Aloufa, Magdi Ahmed
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Patrícia Pereira
Nobre, Itamar de Morais
Ibraim Aloufa, Magdi Ahmed
dc.subject.por.fl_str_mv Povos tradicionais. Percepção ambiental. Socioambientalismo
Unidades de conservação
topic Povos tradicionais. Percepção ambiental. Socioambientalismo
Unidades de conservação
description O movimento ambiental, denominado socioambientalismo, foi pioneiro ao reconhecer a intrínseca ligação entre as questões sociais e ambientais e apresenta uma importante atuação na sociedade civil brasileira em defesa dos direitos dos povos tradicionais. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma categoria essencialmente socioambiental, pois incorpora aos objetivos da conservação, ações de inclusão social, valorização do conhecimento local e práticas de manejo ambiental. O trabalho objetivou investigar a percepção ambiental e o nível de envolvimento da população com relação à RDS Ponta do Tubarão, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas entrevistas abertas e semi-estruturadas (n=262) e a análise de conteúdo evidenciou que a maioria dos entrevistados atribuiu importância à área protegida, todavia, constatou-se um alto nível de insatisfação com sua gestão e desconhecimento dos seus objetivos; detectaram-se inúmeros conflitos socioambientais, com destaque para proibição de construções e foram propostas alternativas para melhoria da qualidade de vida local. Esse trabalho conduz a uma reflexão da prática de gestão da área protegida estudada e espera-se que os dados obtidos possam subsidiar o plano de manejo local e minimizar os conflitos socioambientais existentes na área.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevistas abertas e semi-estruturadas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13294
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13294/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 23 No. 3 (2011)
Sociedade & Natureza; v. 23 n. 3 (2011)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943978895802368