Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Franklin Mendonça
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Cristiano das Neves, de Silans, Alain Marie B. Passerat, Coelho, Victor Hugo Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22851
Resumo: Os mapas de vulnerabilidade de contaminação das águas subterrâneas, elaborados a partir de Sistemas de Informações Geográficas (SIG's), vêm sendo cada vez mais utilizados para dar suporte aos planos de gestão ambiental dos órgãos governamentais e não-governamentais. Este artigo mostra o mapeamento das áreas vulneráveis à contaminação do aquífero livre da bacia hidrográfica do rio Gramame (BRG). Os métodos DRASTIC e DRASTIC modificado foram as ferramentas utilizadas nesta pesquisa. Esses métodos calculam o índice de vulnerabilidade a partir do somatório de parâmetros ambientais. No DRASTIC modificado, além dos sete parâmetros já utilizados no DRASTIC (profundidade da zona não saturada do solo, recarga, material do aquífero, tipo de solo, topografia, material da zona não saturada e condutividade hidráulica), foram incluídos os fatores cobertura e uso do solo. Os resultados do DRASTIC mostram que, para o período chuvoso, foram identificadas três classes de vulnerabilidade (baixa, moderada e alta) para a área de estudo, com predominância da classe moderada. Para o período de estiagem, a vulnerabilidade apresentou, basicamente, apenas duas classes de vulnerabilidade: a baixa e a moderada. Com a inserção dos fatores uso e cobertura do solo, as áreas de vulnerabilidade alta passaram para o nível muito alto, e as áreas de vulnerabilidade moderada passaram para a classe de risco de contaminação alta. A aplicação do DRASTIC mostra a importância do uso dos SIG's na proteção das águas subterrâneas quanto ao risco de contaminação.
id UFU-6_e6fc38c62a621273fae4b3a33c13b224
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22851
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)DRASTICSIGvulnerabilidadeáguas subterrâneasVulnerabilidade de água subterrâneaOs mapas de vulnerabilidade de contaminação das águas subterrâneas, elaborados a partir de Sistemas de Informações Geográficas (SIG's), vêm sendo cada vez mais utilizados para dar suporte aos planos de gestão ambiental dos órgãos governamentais e não-governamentais. Este artigo mostra o mapeamento das áreas vulneráveis à contaminação do aquífero livre da bacia hidrográfica do rio Gramame (BRG). Os métodos DRASTIC e DRASTIC modificado foram as ferramentas utilizadas nesta pesquisa. Esses métodos calculam o índice de vulnerabilidade a partir do somatório de parâmetros ambientais. No DRASTIC modificado, além dos sete parâmetros já utilizados no DRASTIC (profundidade da zona não saturada do solo, recarga, material do aquífero, tipo de solo, topografia, material da zona não saturada e condutividade hidráulica), foram incluídos os fatores cobertura e uso do solo. Os resultados do DRASTIC mostram que, para o período chuvoso, foram identificadas três classes de vulnerabilidade (baixa, moderada e alta) para a área de estudo, com predominância da classe moderada. Para o período de estiagem, a vulnerabilidade apresentou, basicamente, apenas duas classes de vulnerabilidade: a baixa e a moderada. Com a inserção dos fatores uso e cobertura do solo, as áreas de vulnerabilidade alta passaram para o nível muito alto, e as áreas de vulnerabilidade moderada passaram para a classe de risco de contaminação alta. A aplicação do DRASTIC mostra a importância do uso dos SIG's na proteção das águas subterrâneas quanto ao risco de contaminação.Universidade Federal de Uberlândia2014-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22851Sociedade & Natureza; Vol. 26 No. 1 (2014)Sociedade & Natureza; v. 26 n. 1 (2014)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22851/pdf_79Linhares, Franklin MendonçaAlmeida, Cristiano das Nevesde Silans, Alain Marie B. PasseratCoelho, Victor Hugo Rabeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:04:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22851Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:04:13Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
title Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
spellingShingle Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
Linhares, Franklin Mendonça
DRASTIC
SIG
vulnerabilidade
águas subterrâneas
Vulnerabilidade de água subterrânea
title_short Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
title_full Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
title_fullStr Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
title_full_unstemmed Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
title_sort Avaliação da vulnerabilidade e do risco à contaminação das águas subterrâneas da bacia hidrográfica do Rio gramame (Pb) / Assessment of vulnerability and risk to contamination of Gramame basin river groundwater (Paraíba, Brazil)
author Linhares, Franklin Mendonça
author_facet Linhares, Franklin Mendonça
Almeida, Cristiano das Neves
de Silans, Alain Marie B. Passerat
Coelho, Victor Hugo Rabelo
author_role author
author2 Almeida, Cristiano das Neves
de Silans, Alain Marie B. Passerat
Coelho, Victor Hugo Rabelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Franklin Mendonça
Almeida, Cristiano das Neves
de Silans, Alain Marie B. Passerat
Coelho, Victor Hugo Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv DRASTIC
SIG
vulnerabilidade
águas subterrâneas
Vulnerabilidade de água subterrânea
topic DRASTIC
SIG
vulnerabilidade
águas subterrâneas
Vulnerabilidade de água subterrânea
description Os mapas de vulnerabilidade de contaminação das águas subterrâneas, elaborados a partir de Sistemas de Informações Geográficas (SIG's), vêm sendo cada vez mais utilizados para dar suporte aos planos de gestão ambiental dos órgãos governamentais e não-governamentais. Este artigo mostra o mapeamento das áreas vulneráveis à contaminação do aquífero livre da bacia hidrográfica do rio Gramame (BRG). Os métodos DRASTIC e DRASTIC modificado foram as ferramentas utilizadas nesta pesquisa. Esses métodos calculam o índice de vulnerabilidade a partir do somatório de parâmetros ambientais. No DRASTIC modificado, além dos sete parâmetros já utilizados no DRASTIC (profundidade da zona não saturada do solo, recarga, material do aquífero, tipo de solo, topografia, material da zona não saturada e condutividade hidráulica), foram incluídos os fatores cobertura e uso do solo. Os resultados do DRASTIC mostram que, para o período chuvoso, foram identificadas três classes de vulnerabilidade (baixa, moderada e alta) para a área de estudo, com predominância da classe moderada. Para o período de estiagem, a vulnerabilidade apresentou, basicamente, apenas duas classes de vulnerabilidade: a baixa e a moderada. Com a inserção dos fatores uso e cobertura do solo, as áreas de vulnerabilidade alta passaram para o nível muito alto, e as áreas de vulnerabilidade moderada passaram para a classe de risco de contaminação alta. A aplicação do DRASTIC mostra a importância do uso dos SIG's na proteção das águas subterrâneas quanto ao risco de contaminação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22851
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22851/pdf_79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 26 No. 1 (2014)
Sociedade & Natureza; v. 26 n. 1 (2014)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943979477762048