O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Martha Priscila Bezerra
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barcellos, Christovam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hygeia (Uberlândia)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16847
Resumo: O Programa Saúde da Família (PSF) tem se configurado como um dos mais importantes referenciais da organização da Atenção Básica no Brasil. A adscrição de clientela, mencionada pelo programa como uma grande inovação desse modelo, tem suscitado o debate sobre o conceito de território. Este artigo busca reaver o conceito de território e suas relações com a saúde coletiva através de uma revisão bibliográfica, bem como sua incorporação na prática de trabalho através da análise de documentos oficiais do PSF. Foi possível observar que o entendimento sobre o conceito de território varia nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como é diferenciado dentro da própria Equipe de Saúde da Família. Partindo do PSF, a transformação da realidade local está diretamente relacionada à multiterritorialidade, organizada através da intersetorialidade dentro da Secretaria da Saúde, entre a Secretaria da Saúde e outras Secretarias, e do poder municipal com a comunidade e outras instituições que abrangem escalas geográficas diferenciadas. A delimitação de áreas e microáreas de atuação, essencial para a implantação e avaliação do programa é, em geral, realizada com base apenas no quantitativo de população, sem considerar a dinâmica social e política, inerente aos territórios.
id UFU-7_6372064849b07043c779563e9d3ed2c8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16847
network_acronym_str UFU-7
network_name_str Hygeia (Uberlândia)
repository_id_str
spelling O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIAPrograma Saúde da FamíliaAdscriçãoterritórioO Programa Saúde da Família (PSF) tem se configurado como um dos mais importantes referenciais da organização da Atenção Básica no Brasil. A adscrição de clientela, mencionada pelo programa como uma grande inovação desse modelo, tem suscitado o debate sobre o conceito de território. Este artigo busca reaver o conceito de território e suas relações com a saúde coletiva através de uma revisão bibliográfica, bem como sua incorporação na prática de trabalho através da análise de documentos oficiais do PSF. Foi possível observar que o entendimento sobre o conceito de território varia nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como é diferenciado dentro da própria Equipe de Saúde da Família. Partindo do PSF, a transformação da realidade local está diretamente relacionada à multiterritorialidade, organizada através da intersetorialidade dentro da Secretaria da Saúde, entre a Secretaria da Saúde e outras Secretarias, e do poder municipal com a comunidade e outras instituições que abrangem escalas geográficas diferenciadas. A delimitação de áreas e microáreas de atuação, essencial para a implantação e avaliação do programa é, em geral, realizada com base apenas no quantitativo de população, sem considerar a dinâmica social e política, inerente aos territórios.Universidade Federal de Uberlândia2006-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/1684710.14393/Hygeia216847Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 2 n. 2 (2006): Junho; 57-681980-1726reponame:Hygeia (Uberlândia)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16847/9274Copyright (c) 2022 Martha Priscila Bezerra Pereira, Christovam Barcellosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Martha Priscila BezerraBarcellos, Christovam2022-12-01T19:04:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16847Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/hygeiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/oaisamuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br1980-17261980-1726opendoar:2022-12-01T19:04:52Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
spellingShingle O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Pereira, Martha Priscila Bezerra
Programa Saúde da Família
Adscrição
território
title_short O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_fullStr O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_sort O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
author Pereira, Martha Priscila Bezerra
author_facet Pereira, Martha Priscila Bezerra
Barcellos, Christovam
author_role author
author2 Barcellos, Christovam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Martha Priscila Bezerra
Barcellos, Christovam
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Saúde da Família
Adscrição
território
topic Programa Saúde da Família
Adscrição
território
description O Programa Saúde da Família (PSF) tem se configurado como um dos mais importantes referenciais da organização da Atenção Básica no Brasil. A adscrição de clientela, mencionada pelo programa como uma grande inovação desse modelo, tem suscitado o debate sobre o conceito de território. Este artigo busca reaver o conceito de território e suas relações com a saúde coletiva através de uma revisão bibliográfica, bem como sua incorporação na prática de trabalho através da análise de documentos oficiais do PSF. Foi possível observar que o entendimento sobre o conceito de território varia nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como é diferenciado dentro da própria Equipe de Saúde da Família. Partindo do PSF, a transformação da realidade local está diretamente relacionada à multiterritorialidade, organizada através da intersetorialidade dentro da Secretaria da Saúde, entre a Secretaria da Saúde e outras Secretarias, e do poder municipal com a comunidade e outras instituições que abrangem escalas geográficas diferenciadas. A delimitação de áreas e microáreas de atuação, essencial para a implantação e avaliação do programa é, em geral, realizada com base apenas no quantitativo de população, sem considerar a dinâmica social e política, inerente aos territórios.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16847
10.14393/Hygeia216847
url https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16847
identifier_str_mv 10.14393/Hygeia216847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16847/9274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Martha Priscila Bezerra Pereira, Christovam Barcellos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Martha Priscila Bezerra Pereira, Christovam Barcellos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 2 n. 2 (2006): Junho; 57-68
1980-1726
reponame:Hygeia (Uberlândia)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Hygeia (Uberlândia)
collection Hygeia (Uberlândia)
repository.name.fl_str_mv Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv samuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br
_version_ 1799944281698336768