DISTÚRBIOS ALIMENTARES INFANTO-JUVENIS E RENDIMENTO ESCOLAR: CORPOS DE MENINOS E MENINAS EM EVIDÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Bárbara Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paula, Marise Vicente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hygeia (Uberlândia)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17107
Resumo: As pessoas de todo o mundo estão sendo afetadas por distúrbios alimentares como Kwashiorkor, o marasmo e a obesidade. Estes distúrbios geram consequências à saúde das pessoas e alteram o corpo, o qual desempenha um papel fundamental nas interações humanas. O objetivo foi levantar referências sobre aspectos psicológicos de alunos e alunas com distúrbios alimentares e verificar se há diferenças no rendimento escolar. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre distúrbios alimentares e suas consequências no rendimento escolar de meninos e meninas, identificando diferenças e semelhanças entre os sexos. O Brasil está passando por uma transição nutricional, em que há diminuição da desnutrição e aumento da obesidade. Apesar de estudos evidenciarem que distúrbios alimentares seriam a causa do baixo rendimento escolar, não foram encontrados estudos quantitativos que os comprovassem. Os estudos demonstraram que a percepção de corpo das crianças se altera conforme o sexo e o estado nutricional. Pode-se concluir que os distúrbios alimentares influenciam o autoconceito, mas não são a causa única do baixo rendimento escolar. Meninas possuem uma imagem mais negativa sobre seu corpo, mas apresentam maior rendimento escolar que meninos. É necessária a realização de estudos quantitativos criteriosos sobre o assunto, buscando esclarecer as dúvidas que ainda persistem.
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