ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hygeia (Uberlândia) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/28156 |
Resumo: | A Geografia, ao longo dos anos passou por várias transformações, que fizeram repensar os conteúdos dos livros didáticos. Dentre elas, podemos destacar o tema transversal relacionado à saúde, que vem ocupando cada vez mais espaço nos conteúdos desta disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o tema da saúde nos livros didáticos de Geografia. Os livros escolhidos foram os do 6º ano da segunda fase do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uberlândia (MG). Foram analisadas três coleções de livros didáticos utilizadas pela rede municipal de ensino e constatou-se que o tema saúde é tratado superficialmente, não abordando conceitos e explicações fundamentais para que ocorra um aprendizado efetivo sobre esse tema que é transversal. É importante destacar que a coleção 'Expedições Geográficas' foi a que apresentou a melhor formulação dos conteúdos de saúde abordados nos livros, além de propiciar melhores explicações, o que facilita o aprendizado do aluno. |
id |
UFU-7_e8bf6cbfe1bafbdbf11b84fd4b9a5c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28156 |
network_acronym_str |
UFU-7 |
network_name_str |
Hygeia (Uberlândia) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTALsaúde livros didáticosgeografia da saúdeA Geografia, ao longo dos anos passou por várias transformações, que fizeram repensar os conteúdos dos livros didáticos. Dentre elas, podemos destacar o tema transversal relacionado à saúde, que vem ocupando cada vez mais espaço nos conteúdos desta disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o tema da saúde nos livros didáticos de Geografia. Os livros escolhidos foram os do 6º ano da segunda fase do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uberlândia (MG). Foram analisadas três coleções de livros didáticos utilizadas pela rede municipal de ensino e constatou-se que o tema saúde é tratado superficialmente, não abordando conceitos e explicações fundamentais para que ocorra um aprendizado efetivo sobre esse tema que é transversal. É importante destacar que a coleção 'Expedições Geográficas' foi a que apresentou a melhor formulação dos conteúdos de saúde abordados nos livros, além de propiciar melhores explicações, o que facilita o aprendizado do aluno. Universidade Federal de Uberlândia2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/2815610.14393/Hygeia1028156Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 10 n. 19 (2014): Dezembro ; 106 - 1141980-1726reponame:Hygeia (Uberlândia)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/28156/15785Copyright (c) 2022 Flávia de Oliveira Santos, Samuel do Carmo Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Flávia de OliveiraLima, Samuel do Carmo2022-11-29T14:48:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28156Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/hygeiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/oaisamuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br1980-17261980-1726opendoar:2022-11-29T14:48:24Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL Santos, Flávia de Oliveira saúde livros didáticos geografia da saúde |
title_short |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Santos, Flávia de Oliveira |
author_facet |
Santos, Flávia de Oliveira Lima, Samuel do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Samuel do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flávia de Oliveira Lima, Samuel do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde livros didáticos geografia da saúde |
topic |
saúde livros didáticos geografia da saúde |
description |
A Geografia, ao longo dos anos passou por várias transformações, que fizeram repensar os conteúdos dos livros didáticos. Dentre elas, podemos destacar o tema transversal relacionado à saúde, que vem ocupando cada vez mais espaço nos conteúdos desta disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o tema da saúde nos livros didáticos de Geografia. Os livros escolhidos foram os do 6º ano da segunda fase do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uberlândia (MG). Foram analisadas três coleções de livros didáticos utilizadas pela rede municipal de ensino e constatou-se que o tema saúde é tratado superficialmente, não abordando conceitos e explicações fundamentais para que ocorra um aprendizado efetivo sobre esse tema que é transversal. É importante destacar que a coleção 'Expedições Geográficas' foi a que apresentou a melhor formulação dos conteúdos de saúde abordados nos livros, além de propiciar melhores explicações, o que facilita o aprendizado do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/28156 10.14393/Hygeia1028156 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/28156 |
identifier_str_mv |
10.14393/Hygeia1028156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/28156/15785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Flávia de Oliveira Santos, Samuel do Carmo Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Flávia de Oliveira Santos, Samuel do Carmo Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 10 n. 19 (2014): Dezembro ; 106 - 114 1980-1726 reponame:Hygeia (Uberlândia) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Hygeia (Uberlândia) |
collection |
Hygeia (Uberlândia) |
repository.name.fl_str_mv |
Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
samuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br |
_version_ |
1799944283218771968 |