Consumo e distinção social: abordagens convergentes sobre o caso da moda e vestuário em Veblen e Sahlins
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Ensaios |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/42119 |
Resumo: | O presente artigo busca comparar e examinar as similaridades entre as abordagens heterodoxas sobre o consumo de acordo com a Escola Econômica Institucional Original, a Sociologia Econômica e a Antropologia Econômica. Dessa forma, o texto dá atenção especial às análises de Thorstein Veblen e Marshall Sahlinspara o caso do consumo de moda e vestimenta nos Estados Unidos. O artigo debate que a observação do caso de consumo de vestimenta, assim como suas ideias resultantes oferecem uma ligação entre Veblen na Economia e Sahlins na Antropologia, unindo ambos às ideias da Sociologia Econômica de distinção social em Bourdieu. O texto também debate que, apesar de escreverem em diferentes épocas, contextos e por meiode escolas de pensamento distintas, ambos os autores rejeitam os pressupostos neoclássicos de consumo baseados na maximização da utilidade. Em vez disso, apresentam esse assunto como uma questão de determinação cultural e de influências dos hábitos sociais imersos em propósitos não-maximizadores, puramente motivados pela busca de distinção social e demonstração de poder simbólico, questionando aracionalidade das decisões econômicas dos agentes. |
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Consumo e distinção social: abordagens convergentes sobre o caso da moda e vestuário em Veblen e SahlinsO presente artigo busca comparar e examinar as similaridades entre as abordagens heterodoxas sobre o consumo de acordo com a Escola Econômica Institucional Original, a Sociologia Econômica e a Antropologia Econômica. Dessa forma, o texto dá atenção especial às análises de Thorstein Veblen e Marshall Sahlinspara o caso do consumo de moda e vestimenta nos Estados Unidos. O artigo debate que a observação do caso de consumo de vestimenta, assim como suas ideias resultantes oferecem uma ligação entre Veblen na Economia e Sahlins na Antropologia, unindo ambos às ideias da Sociologia Econômica de distinção social em Bourdieu. O texto também debate que, apesar de escreverem em diferentes épocas, contextos e por meiode escolas de pensamento distintas, ambos os autores rejeitam os pressupostos neoclássicos de consumo baseados na maximização da utilidade. Em vez disso, apresentam esse assunto como uma questão de determinação cultural e de influências dos hábitos sociais imersos em propósitos não-maximizadores, puramente motivados pela busca de distinção social e demonstração de poder simbólico, questionando aracionalidade das decisões econômicas dos agentes.EDUFU2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/4211910.14393/REE-v34n1a2019-42119Revista Economia Ensaios; Vol. 34 No. 1 (2019)Revista Economia Ensaios; v. 34 n. 1 (2019)1983-19940102-2482reponame:Economia Ensaiosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/42119/27787Copyright (c) 2019 Revista Economia Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Sebastião Neto RibeiroJerônimo, Rodrigo ConstantinoSiqueira, Álvaro Martinsda Silva, Thiago Cordeiro2019-12-20T18:46:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42119Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaiosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/oai||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br1983-19940102-2482opendoar:2019-12-20T18:46:05Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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