A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608 |
Resumo: | Joan Mitchell, contemporary American artist, author of hundreds of paintings and engravings that summarize in her own way the history of non-figurative pictorial language. His work made possible line-based research in the philosophical field, at the intersections of Art and Philosophy, analytical work linked to the History, Society and Culture line of research. During the incursion into the aesthetic space of the 20th century, the presence of Gilles Deleuze and Félix Guattari was essential, especially the writings of the former, which provided the opportunity to deepen considerations on the autonomy of the work of art insofar as artistic creation abandons the classic paradigm, centered on the canon of beauty that corresponds to it and too dependent on figuration, on representation. The research approached the art of Joan Mitchell and the philosophy of difference, suggesting possibilities that are freed from representation. What is seen when figuration leaves the artistic space? We can summarize the research problem with this question, there is no ready, definitive answer; there is the opening-exit to make visible the forces of sensations. The objective of the work, which is now provisionally a dissertation, was to understand the percepts and affects that capture the imperceptible dispersed in the plane of immanence, something indiscernible and that can be opened to the logic of sensation. |
id |
UFU_01abfb4929c4f7afcfd02630fb778df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37564 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensaçãoJoan Mitchell's contemporary poetic non-figurative painting under Deleuze's view and the logic of sensationJoan MitchellPinturaPaintingNão figuraçãoNo figurationLógica da sensaçãoSensation logicFiguraFigureCNPQ::CIENCIAS HUMANASCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESFilosofiaJoan Mitchell, contemporary American artist, author of hundreds of paintings and engravings that summarize in her own way the history of non-figurative pictorial language. His work made possible line-based research in the philosophical field, at the intersections of Art and Philosophy, analytical work linked to the History, Society and Culture line of research. During the incursion into the aesthetic space of the 20th century, the presence of Gilles Deleuze and Félix Guattari was essential, especially the writings of the former, which provided the opportunity to deepen considerations on the autonomy of the work of art insofar as artistic creation abandons the classic paradigm, centered on the canon of beauty that corresponds to it and too dependent on figuration, on representation. The research approached the art of Joan Mitchell and the philosophy of difference, suggesting possibilities that are freed from representation. What is seen when figuration leaves the artistic space? We can summarize the research problem with this question, there is no ready, definitive answer; there is the opening-exit to make visible the forces of sensations. The objective of the work, which is now provisionally a dissertation, was to understand the percepts and affects that capture the imperceptible dispersed in the plane of immanence, something indiscernible and that can be opened to the logic of sensation.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoDissertação (Mestrado)Joan Mitchell, artista contemporânea estadunidense, autora de centenas de pinturas e gravuras que resumem a seu modo a história da linguagem pictórica não figurativa. Sua obra tornou possível a pesquisa situada na linha no campo filosófico, nas intersecções da Arte e da Filosofia, trabalho analítico vinculado à linha de pesquisa História, Sociedade e Cultura. Durante a incursão no espaço estético do século XX, a presença de Gilles Deleuze e Félix Guattari foram imprescindíveis, sobretudo os escritos do primeiro, que deram a oportunidade de aprofundar as considerações sobre a autonomia da obra de arte na medida em que a criação artística abandona o paradigma clássico, centrado no cânone da beleza que lhe é correspondente e demasiadamente dependente da figuração, da representação. A pesquisa aproximou a arte de Joan Mitchell e a filosofia da diferença, aventou os possíveis que mostram-se libertos da representação. O que é visto, quando a figuração sai do espaço artístico? Podemos sintetizar o problema da pesquisa com essa pergunta, não há uma resposta pronta, definitiva; há a abertura-saída para tornar visíveis as forças das sensações. O objetivo do trabalho, que neste momento encontra-se provisoriamente como dissertação, foi perceber os perceptos e os afectos que captam o imperceptível disperso no plano de imanência, algo indiscernível e que pode-se abrir à lógica da sensação.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em FilosofiaGuido, Humberto Aparecido de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5469230303400786Araújo, Ana Carolina Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4645317145544661Amitrano, Georgia Cristinahttp://lattes.cnpq.br/5268233265865191Carvalho, Jairo Diashttp://lattes.cnpq.br/3103998421117773Moreau, Talita da Silva2023-03-17T19:50:15Z2023-03-17T19:50:15Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREAU, Talita Gomes. A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-03-18T06:16:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37564Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-03-18T06:16:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação Joan Mitchell's contemporary poetic non-figurative painting under Deleuze's view and the logic of sensation |
title |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação |
spellingShingle |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação Moreau, Talita da Silva Joan Mitchell Pintura Painting Não figuração No figuration Lógica da sensação Sensation logic Figura Figure CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Filosofia |
title_short |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação |
title_full |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação |
title_fullStr |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação |
title_full_unstemmed |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação |
title_sort |
A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação |
author |
Moreau, Talita da Silva |
author_facet |
Moreau, Talita da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guido, Humberto Aparecido de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5469230303400786 Araújo, Ana Carolina Gomes http://lattes.cnpq.br/4645317145544661 Amitrano, Georgia Cristina http://lattes.cnpq.br/5268233265865191 Carvalho, Jairo Dias http://lattes.cnpq.br/3103998421117773 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreau, Talita da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Joan Mitchell Pintura Painting Não figuração No figuration Lógica da sensação Sensation logic Figura Figure CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Filosofia |
topic |
Joan Mitchell Pintura Painting Não figuração No figuration Lógica da sensação Sensation logic Figura Figure CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Filosofia |
description |
Joan Mitchell, contemporary American artist, author of hundreds of paintings and engravings that summarize in her own way the history of non-figurative pictorial language. His work made possible line-based research in the philosophical field, at the intersections of Art and Philosophy, analytical work linked to the History, Society and Culture line of research. During the incursion into the aesthetic space of the 20th century, the presence of Gilles Deleuze and Félix Guattari was essential, especially the writings of the former, which provided the opportunity to deepen considerations on the autonomy of the work of art insofar as artistic creation abandons the classic paradigm, centered on the canon of beauty that corresponds to it and too dependent on figuration, on representation. The research approached the art of Joan Mitchell and the philosophy of difference, suggesting possibilities that are freed from representation. What is seen when figuration leaves the artistic space? We can summarize the research problem with this question, there is no ready, definitive answer; there is the opening-exit to make visible the forces of sensations. The objective of the work, which is now provisionally a dissertation, was to understand the percepts and affects that capture the imperceptible dispersed in the plane of immanence, something indiscernible and that can be opened to the logic of sensation. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-17T19:50:15Z 2023-03-17T19:50:15Z 2023-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREAU, Talita Gomes. A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608 |
identifier_str_mv |
MOREAU, Talita Gomes. A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Filosofia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569665989083136 |