Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183 |
Resumo: | This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides. |
id |
UFU_02258cf78344b8ab23eb36fae2992fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13920 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na webMapas conceituaisTaxonomia de bloomSistema especialistaTutor inteligenteAvaliação onlineDomus Procel EdificaEnsino a distância AvaliaçãoAprendizagemConcept mapsBloom taxonomySpecialist systemIntelligent tutorOnline evaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.Mestre em EducaçãoO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa e classificada como practical and participatory action research designs (desenho de pesquisa de prática e ação participativa), que tem como intuito criar um desenho instrucional para uma métrica da aprendizagem do Software Domus Procel Edifica, integrando mapas conceituais à taxonomia revisada de Bloom em um sistema inteligente de avaliação na Web. Essa métrica alinha mapas conceituais curriculares, conhecimentos procedimentais e conceituais do software Domus − Procel Edifica aos processos cognitivos de retenção, entendimento e aplicação, oferecendo um modelo de desenho instrucional, que atribui pesos aos processos cognitivos alcançados pelos estudantes e identifica alguns princípios para sua aplicabilidade na avaliação da aprendizagem a distância. Apresenta-se ainda, resultados de alinhamento, inferência de pesos e um esboço da sequência lógica e etapas de execução do sistema inteligente, associando-se algumas telas de exemplificação.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUMendes, Elise Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6Takahashi, Eduardo Kojyhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8Alves, João Bosco da Motahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6Silva, Naira Vincenzi da2016-06-22T18:36:28Z2013-07-092016-06-22T18:36:28Z2013-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-09-06T21:28:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13920Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-06T21:28:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
title |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
spellingShingle |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web Silva, Naira Vincenzi da Mapas conceituais Taxonomia de bloom Sistema especialista Tutor inteligente Avaliação online Domus Procel Edifica Ensino a distância Avaliação Aprendizagem Concept maps Bloom taxonomy Specialist system Intelligent tutor Online evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
title_full |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
title_fullStr |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
title_full_unstemmed |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
title_sort |
Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web |
author |
Silva, Naira Vincenzi da |
author_facet |
Silva, Naira Vincenzi da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Elise Barbosa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6 Takahashi, Eduardo Kojy http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8 Alves, João Bosco da Mota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naira Vincenzi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapas conceituais Taxonomia de bloom Sistema especialista Tutor inteligente Avaliação online Domus Procel Edifica Ensino a distância Avaliação Aprendizagem Concept maps Bloom taxonomy Specialist system Intelligent tutor Online evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Mapas conceituais Taxonomia de bloom Sistema especialista Tutor inteligente Avaliação online Domus Procel Edifica Ensino a distância Avaliação Aprendizagem Concept maps Bloom taxonomy Specialist system Intelligent tutor Online evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-09 2013-03-13 2016-06-22T18:36:28Z 2016-06-22T18:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183 |
identifier_str_mv |
SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711348408778752 |