Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naira Vincenzi da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
Resumo: This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.
id UFU_02258cf78344b8ab23eb36fae2992fba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13920
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na webMapas conceituaisTaxonomia de bloomSistema especialistaTutor inteligenteAvaliação onlineDomus Procel EdificaEnsino a distância AvaliaçãoAprendizagemConcept mapsBloom taxonomySpecialist systemIntelligent tutorOnline evaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.Mestre em EducaçãoO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa e classificada como practical and participatory action research designs (desenho de pesquisa de prática e ação participativa), que tem como intuito criar um desenho instrucional para uma métrica da aprendizagem do Software Domus Procel Edifica, integrando mapas conceituais à taxonomia revisada de Bloom em um sistema inteligente de avaliação na Web. Essa métrica alinha mapas conceituais curriculares, conhecimentos procedimentais e conceituais do software Domus − Procel Edifica aos processos cognitivos de retenção, entendimento e aplicação, oferecendo um modelo de desenho instrucional, que atribui pesos aos processos cognitivos alcançados pelos estudantes e identifica alguns princípios para sua aplicabilidade na avaliação da aprendizagem a distância. Apresenta-se ainda, resultados de alinhamento, inferência de pesos e um esboço da sequência lógica e etapas de execução do sistema inteligente, associando-se algumas telas de exemplificação.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUMendes, Elise Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6Takahashi, Eduardo Kojyhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8Alves, João Bosco da Motahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6Silva, Naira Vincenzi da2016-06-22T18:36:28Z2013-07-092016-06-22T18:36:28Z2013-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-09-06T21:28:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13920Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-06T21:28:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
spellingShingle Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
Silva, Naira Vincenzi da
Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_full Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_fullStr Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_full_unstemmed Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_sort Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
author Silva, Naira Vincenzi da
author_facet Silva, Naira Vincenzi da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Elise Barbosa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6
Takahashi, Eduardo Kojy
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8
Alves, João Bosco da Mota
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naira Vincenzi da
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-09
2013-03-13
2016-06-22T18:36:28Z
2016-06-22T18:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
identifier_str_mv SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711348408778752