Rendimento discente no ENADE e seu detalhamento nos conteúdos específicos dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27260 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.996 |
Resumo: | O cenário econômico, social, bem como político atual, tem demandado profissionais de Contabilidade que agreguem, em seu processo de formação, qualificação técnica e profissional, além da ética em relação à conduta e ao exercício da profissão contábil (VIANNA, 2000; MIRANDA, 2011; FERREIRA et al., 2015). Este cenário demonstra o contexto no qual o ensino de Contabilidade está inserido no Brasil, marcado pela ampliação do ensino superior e expansão na oferta dos programas de pós-graduação stricto sensu dos cursos de Ciências Contábeis, além das constantes modificações em todo o entorno da Contabilidade nacional e internacional (MIRANDA, 2011). Pode-se entender que a união desses acontecimentos pode influenciar o processo de formação profissional e, consequentemente, o desempenho acadêmico discente como um todo, motivando assim pesquisas que busquem analisar a qualidade do ensino ofertado. O desempenho dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil tem se mostrado baixo, segundo relatórios publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), relativos às avaliações de 2006 a 2015, a média do conceito ENADE para as questões de conteúdo específico é de 34,4%. A partir desses indícios, o objetivo geral deste estudo foi investigar o rendimento discente por conteúdo específico de formação profissional no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de 2015 e as características dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil. A Teoria da Função de produção educacional foi a base teórica adotada no estudo. A amostra utilizada foi de 53.995 alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o ENADE no ano de 2015 (82,57% da população). Inicialmente, realizou-se a classificação de cada questão do ENADE de 2015 e organização de áreas de conteúdo específico com base na portaria 439 do INEP de 2018 para posterior realização da estatística descritiva das questões. Logo após, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item - TRI para mensuração das habilidades dos alunos para responderem as questões do EXAME. A partir disso, o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foi utilizado para observar a relação dos fatores Região, Organização Administrativa, Modalidade de Ensino e Categoria Administrativa no desempenho dos alunos por conteúdo específico. Como achados, apresenta-se que os estudantes obtiveram melhor desempenho nas questões de Controladoria e Contabilidade Gerencial. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram melhor desempenho no detalhamento do conteúdo específico, assim como os alunos de instituições públicas de ensino presencial. Sobre a Organização Administrativa da IES, os alunos de Universidades e Faculdades demonstraram desempenho inferior em relação aos discentes de Institutos Federais e Centros Universitários. Como principal contribuição desses achados, ressalta-se que este estudo propõe alertas às IES, bem como às coordenações e demais órgãos de fomento ao ensino superior de Ciências Contábeis acerca dos conteúdos que apresentam maiores fragilidades em relação ao desempenho acadêmico, motivando a melhoria do ensino de forma mais célere e direcionada. Os conteúdos que conferiram piores desempenhos foram de Contabilidade Financeira e Métodos Quantitativos aplicados à Contabilidade. |
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2019-10-31T16:53:54Z2019-10-31T16:53:54Z2019-04-24MARTINS, Nicolle Caroline Brasil. Rendimento discente no ENADE e seu detalhamento nos conteúdos específicos dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em:http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.996.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27260http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.996O cenário econômico, social, bem como político atual, tem demandado profissionais de Contabilidade que agreguem, em seu processo de formação, qualificação técnica e profissional, além da ética em relação à conduta e ao exercício da profissão contábil (VIANNA, 2000; MIRANDA, 2011; FERREIRA et al., 2015). Este cenário demonstra o contexto no qual o ensino de Contabilidade está inserido no Brasil, marcado pela ampliação do ensino superior e expansão na oferta dos programas de pós-graduação stricto sensu dos cursos de Ciências Contábeis, além das constantes modificações em todo o entorno da Contabilidade nacional e internacional (MIRANDA, 2011). Pode-se entender que a união desses acontecimentos pode influenciar o processo de formação profissional e, consequentemente, o desempenho acadêmico discente como um todo, motivando assim pesquisas que busquem analisar a qualidade do ensino ofertado. O desempenho dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil tem se mostrado baixo, segundo relatórios publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), relativos às avaliações de 2006 a 2015, a média do conceito ENADE para as questões de conteúdo específico é de 34,4%. A partir desses indícios, o objetivo geral deste estudo foi investigar o rendimento discente por conteúdo específico de formação profissional no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de 2015 e as características dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil. A Teoria da Função de produção educacional foi a base teórica adotada no estudo. A amostra utilizada foi de 53.995 alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o ENADE no ano de 2015 (82,57% da população). Inicialmente, realizou-se a classificação de cada questão do ENADE de 2015 e organização de áreas de conteúdo específico com base na portaria 439 do INEP de 2018 para posterior realização da estatística descritiva das questões. Logo após, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item - TRI para mensuração das habilidades dos alunos para responderem as questões do EXAME. 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Como principal contribuição desses achados, ressalta-se que este estudo propõe alertas às IES, bem como às coordenações e demais órgãos de fomento ao ensino superior de Ciências Contábeis acerca dos conteúdos que apresentam maiores fragilidades em relação ao desempenho acadêmico, motivando a melhoria do ensino de forma mais célere e direcionada. Os conteúdos que conferiram piores desempenhos foram de Contabilidade Financeira e Métodos Quantitativos aplicados à Contabilidade.he economic, social, as well as current political scenario has demanded Accounting professionals who, in their training process, add technical and professional qualification, as well as ethics in relation to the conduct and the exercise of the accounting profession VIANNA,2000; MIRANDA, 2011; FERREIRA et al., 2015). This scenario demonstrates the context in which Accounting teaching is inserted in Brazil marked by the expansion of higher education, as well as in an expansion in the offer of the strictosensu postgraduate programs of the Accounting Sciences courses, in addition to the constant modifications throughout the wrapped in national and international accounting (MIRANDA, 2011). It can be understood that the union of these events can influence the process of professional formation and, consequently, the student academic performance as a whole, thus motivating researches that seek to analyze the quality of the education offered. The performance of the students of the courses of Accounting Sciences of Brazil has been shown low, according to reports published by INEP, the average of the ENADE concept for questions of specific content is of 34.4. From these indications, the general objective of this study was to investigate student performance by specific content of professional training in the National Student Performance Examination - ENADE in the year 2015 and the characteristics of the Brazilian Accounting Sciences courses. The Theory of Educational Production Function was the theoretical basis adopted in the study. A sample of 53,995 students from the accounting sciences courses who completed ENADE in 2015 was selected (82.57 % of the population). Initially, the classification no feach issue of the ENADE of 2015 and organization of areas of specific content was carried out based on INEP's 439 ordinance for subsequent descriptive statistical analysis of the issues. Soon after, the Theory of Response to the ITEM - TRI was used to measure the students' abilities to answer the questions of the EXAM. From this, the nonparametric Kruskal-Wallis test was used to observe the effect of the factors Region, Administrative Organization, Teaching Modality and Administrative Category on students' performance by specific content. As findings it is presented that the students obtained better performance in the issues of Controllership and Management Accounting. The Southeast and Northeast regions presented better performance in the detailing of the specific content, as well as the students of public institutions of face-to-face teaching. It should also be noted that at the level of Administrative Organization some warnings for Universities and Colleges that presented inferior performance to the Federal Institutes and University Centers, respectively, in relation to all specific contents. As a main contribution of these findings, it should be pointed out that this study proposes warnings to HEIs, as well as to coordinations and other bodies for the promotion of higher education in Accounting Sciences, regarding contents that present greater weaknesses in relation to academic performance, motivating the improvement of teaching faster and more targeted.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Ciências ContábeisBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASContabilidadeEstudantes Universitários - AvaliaçãoEnsino superior - Avaliação - BrasilEstudantes Universitários - Contabilidade - DesempenhoRendimento DiscenteEnadeConteúdo EspecíficoStudent PerformanceSpecific ContentRendimento discente no ENADE e seu detalhamento nos conteúdos específicos dos cursos de Ciências Contábeis do BrasilStudent performance in ENADE and its detailing in the specific contents of the brazilian Accounting coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMiranda, Gilberto Joséhttp://lattes.cnpq.br/3004130380690632Pereira, Janser Mourahttp://lattes.cnpq.br/8834398790716276Casa Nova, Silvia Pereira de Castrohttp://lattes.cnpq.br/6578494544043971Silva, José Waldemar dahttp://lattes.cnpq.br/3076056770753848http://lattes.cnpq.br/1919159654138167Martins, Nicolle Caroline Brasil110reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALRendimentoDiscenteEnade.pdfRendimentoDiscenteEnade.pdfapplication/pdf3871475https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27260/6/RendimentoDiscenteEnade.pdfe467a1dccbfc738d5f16fc5c9cae8c68MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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