Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105 |
Resumo: | This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning. |
id |
UFU_18a40d8a668e039491adbc5f12777559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/39271 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionaisConstruction of magic squares and application in cryptography as educational toolsHistóriaHistoryQuadrado magicoMagic squareCriptografiaCryptographyRobóticaRoboticsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRAMatemáticaRobótica na educaçãoQuadrados mágicosCriptografia de dados (Computação)This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning.UFU - Universidade Federal de UberlândiaDissertação (Mestrado)Neste projeto investiga-se a utilização dos quadrados mágicos e robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática como um motivador para alunos. A aplicação da robótica, mais especificamente, a criação e montagem de experiências práticas em laboratório, que permita o desenvolvimento de maneira lúdica, podem promover a interação entre conceitos e aplicações. A educação é um campo prolífero para o uso da tecnologia, tendo em vista o conjunto de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. A partir dessa constatação, os quadrados mágicos e a robótica educacional é uma proposta de aprendizagem no qual os alunos aplicam o método científico e desenvolvem habilidades, competências, a capacidade crítica, o senso de saber para contornar as dificuldades na resolução. Assim, o vigente trabalho tem como objetivo investigar o uso dos quadrados mágicos aliado a Robótica Educacional como recurso pedagógico. Destacaremos, ainda, a importância do uso da tecnologia na educação, fundamentando o trabalho nas visões de alguns autores consagrados da atualidade, definiremos historicamente o quadrado mágico e descreveremos o kit educacional 9797 da mindstorms utilizado para esse projeto. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)Jatobá, Ariosvaldo Marqueshttp://lattes.cnpq.br/0039779148851646Silva, Leonardo de Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3614762538227158Fêmina, Lígia Laíshttp://lattes.cnpq.br/9459669871006143Oliveira, Eustáquio Morais2023-10-10T18:35:27Z2023-10-10T18:35:27Z2023-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-08-28T13:04:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/39271Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-08-28T13:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais Construction of magic squares and application in cryptography as educational tools |
title |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
spellingShingle |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais Oliveira, Eustáquio Morais História History Quadrado magico Magic square Criptografia Cryptography Robótica Robotics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA Matemática Robótica na educação Quadrados mágicos Criptografia de dados (Computação) |
title_short |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
title_full |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
title_fullStr |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
title_full_unstemmed |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
title_sort |
Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
author |
Oliveira, Eustáquio Morais |
author_facet |
Oliveira, Eustáquio Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jatobá, Ariosvaldo Marques http://lattes.cnpq.br/0039779148851646 Silva, Leonardo de Amorim http://lattes.cnpq.br/3614762538227158 Fêmina, Lígia Laís http://lattes.cnpq.br/9459669871006143 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eustáquio Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História History Quadrado magico Magic square Criptografia Cryptography Robótica Robotics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA Matemática Robótica na educação Quadrados mágicos Criptografia de dados (Computação) |
topic |
História History Quadrado magico Magic square Criptografia Cryptography Robótica Robotics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA Matemática Robótica na educação Quadrados mágicos Criptografia de dados (Computação) |
description |
This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10T18:35:27Z 2023-10-10T18:35:27Z 2023-09-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711299148775424 |