Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eustáquio Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105
Resumo: This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning.
id UFU_18a40d8a668e039491adbc5f12777559
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/39271
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionaisConstruction of magic squares and application in cryptography as educational toolsHistóriaHistoryQuadrado magicoMagic squareCriptografiaCryptographyRobóticaRoboticsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRAMatemáticaRobótica na educaçãoQuadrados mágicosCriptografia de dados (Computação)This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning.UFU - Universidade Federal de UberlândiaDissertação (Mestrado)Neste projeto investiga-se a utilização dos quadrados mágicos e robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática como um motivador para alunos. A aplicação da robótica, mais especificamente, a criação e montagem de experiências práticas em laboratório, que permita o desenvolvimento de maneira lúdica, podem promover a interação entre conceitos e aplicações. A educação é um campo prolífero para o uso da tecnologia, tendo em vista o conjunto de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. A partir dessa constatação, os quadrados mágicos e a robótica educacional é uma proposta de aprendizagem no qual os alunos aplicam o método científico e desenvolvem habilidades, competências, a capacidade crítica, o senso de saber para contornar as dificuldades na resolução. Assim, o vigente trabalho tem como objetivo investigar o uso dos quadrados mágicos aliado a Robótica Educacional como recurso pedagógico. Destacaremos, ainda, a importância do uso da tecnologia na educação, fundamentando o trabalho nas visões de alguns autores consagrados da atualidade, definiremos historicamente o quadrado mágico e descreveremos o kit educacional 9797 da mindstorms utilizado para esse projeto. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)Jatobá, Ariosvaldo Marqueshttp://lattes.cnpq.br/0039779148851646Silva, Leonardo de Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3614762538227158Fêmina, Lígia Laíshttp://lattes.cnpq.br/9459669871006143Oliveira, Eustáquio Morais2023-10-10T18:35:27Z2023-10-10T18:35:27Z2023-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-08-28T13:04:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/39271Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-08-28T13:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
Construction of magic squares and application in cryptography as educational tools
title Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
spellingShingle Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
Oliveira, Eustáquio Morais
História
History
Quadrado magico
Magic square
Criptografia
Cryptography
Robótica
Robotics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Matemática
Robótica na educação
Quadrados mágicos
Criptografia de dados (Computação)
title_short Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
title_full Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
title_fullStr Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
title_full_unstemmed Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
title_sort Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais
author Oliveira, Eustáquio Morais
author_facet Oliveira, Eustáquio Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jatobá, Ariosvaldo Marques
http://lattes.cnpq.br/0039779148851646
Silva, Leonardo de Amorim
http://lattes.cnpq.br/3614762538227158
Fêmina, Lígia Laís
http://lattes.cnpq.br/9459669871006143
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eustáquio Morais
dc.subject.por.fl_str_mv História
History
Quadrado magico
Magic square
Criptografia
Cryptography
Robótica
Robotics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Matemática
Robótica na educação
Quadrados mágicos
Criptografia de dados (Computação)
topic História
History
Quadrado magico
Magic square
Criptografia
Cryptography
Robótica
Robotics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Matemática
Robótica na educação
Quadrados mágicos
Criptografia de dados (Computação)
description This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10T18:35:27Z
2023-10-10T18:35:27Z
2023-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105
identifier_str_mv OLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711299148775424