Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaristo, Beatriz Abel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765
Resumo: This monograph aims to analyze how the documentary 'Ônibus 174', released in 2002, represented the subject Sandro do Nascimento. Differently from the representations until then broadcast by the mainstream media, 'Ônibus 174' presented a new bias of the event, shifting the importance of the fact itself to the Subject in question and the previous objective conditions that led him to that context that culminated in one of the most reported crimes in Brazil. The methodology used – Vanoye e Goliot-Lété’s (1994) film analysis – starts from the concept of fragmenting the audiovisual elements present in the production so that it is possible to reinterpret each thematic block of the audiovisual material to observe all aspects in a deeper way. Therefore, the present research aims to problematize the strategies present in audiovisual production, identifying and analyzing in which ways the documentary narrative is used to build the case in question and discuss the new nuances of the subject Sandro do Nascimento from the documentary.
id UFU_19ccb957f3f36612b3b7df11affe71e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35765
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?Sandro do Nascimento: who is the subject represented in the documentary Ônibus 174?DocumentárioDocumentarySandro do nascimentoSandro do nascimentoÔnibus 174Bus 174Representação socialSocial representationAnálise fílmicaFilm analysisSujeitoSubjectComunicaçãoCommunicationNarrativaNarrativeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThis monograph aims to analyze how the documentary 'Ônibus 174', released in 2002, represented the subject Sandro do Nascimento. Differently from the representations until then broadcast by the mainstream media, 'Ônibus 174' presented a new bias of the event, shifting the importance of the fact itself to the Subject in question and the previous objective conditions that led him to that context that culminated in one of the most reported crimes in Brazil. The methodology used – Vanoye e Goliot-Lété’s (1994) film analysis – starts from the concept of fragmenting the audiovisual elements present in the production so that it is possible to reinterpret each thematic block of the audiovisual material to observe all aspects in a deeper way. Therefore, the present research aims to problematize the strategies present in audiovisual production, identifying and analyzing in which ways the documentary narrative is used to build the case in question and discuss the new nuances of the subject Sandro do Nascimento from the documentary.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta monografia tem como finalidade analisar como o documentário ‘Ônibus 174’, lançado em 2002, representou o sujeito Sandro do Nascimento. Diferentemente das representações até então veiculadas pela grande mídia, ‘Ônibus 174’ apresentou um novo viés do acontecimento, deslocando a importância do fato em si para o Sujeito em questão e as condições objetivas anteriores que o levaram até àquele contexto que culminou em um dos crimes mais noticiados do Brasil. A metodologia empregada, estudada pelos autores Vanoye e Goliot-Lété (1994) – a análise fílmica – parte da concepção de fragmentar os elementos audiovisuais presentes na produção para que, assim, seja possível reinterpretar cada bloco temático do material audiovisual para observar de forma mais aprofundada todos os aspectos. Sendo assim, a presente pesquisa visa problematizar as estratégias presentes na produção audiovisual, identificando e analisando de quais formas a narrativa do documentário é utilizada para a construção do caso em questão e discutir as novas nuances do sujeito Sandro do Nascimento a partir do documentário.Universidade Federal de UberlândiaBrasilJornalismoSantos, Vanessa Matos doshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576Souza, Gerson dehttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344Pereira, Reinaldo Maximianohttp://lattes.cnpq.br/9537073855507958Evaristo, Beatriz Abel2022-08-24T16:38:28Z2022-08-24T16:38:28Z2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfEVARISTO, Beatriz Abel. Sandro do Nascimento: quem é o sujeito representado no documentário Ônibus 174. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T06:16:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35765Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T06:16:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
Sandro do Nascimento: who is the subject represented in the documentary Ônibus 174?
title Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
spellingShingle Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
Evaristo, Beatriz Abel
Documentário
Documentary
Sandro do nascimento
Sandro do nascimento
Ônibus 174
Bus 174
Representação social
Social representation
Análise fílmica
Film analysis
Sujeito
Subject
Comunicação
Communication
Narrativa
Narrative
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
title_full Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
title_fullStr Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
title_full_unstemmed Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
title_sort Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?
author Evaristo, Beatriz Abel
author_facet Evaristo, Beatriz Abel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vanessa Matos dos
http://lattes.cnpq.br/2601633916210576
Souza, Gerson de
http://lattes.cnpq.br/4315543987857344
Pereira, Reinaldo Maximiano
http://lattes.cnpq.br/9537073855507958
dc.contributor.author.fl_str_mv Evaristo, Beatriz Abel
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Documentary
Sandro do nascimento
Sandro do nascimento
Ônibus 174
Bus 174
Representação social
Social representation
Análise fílmica
Film analysis
Sujeito
Subject
Comunicação
Communication
Narrativa
Narrative
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Documentário
Documentary
Sandro do nascimento
Sandro do nascimento
Ônibus 174
Bus 174
Representação social
Social representation
Análise fílmica
Film analysis
Sujeito
Subject
Comunicação
Communication
Narrativa
Narrative
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This monograph aims to analyze how the documentary 'Ônibus 174', released in 2002, represented the subject Sandro do Nascimento. Differently from the representations until then broadcast by the mainstream media, 'Ônibus 174' presented a new bias of the event, shifting the importance of the fact itself to the Subject in question and the previous objective conditions that led him to that context that culminated in one of the most reported crimes in Brazil. The methodology used – Vanoye e Goliot-Lété’s (1994) film analysis – starts from the concept of fragmenting the audiovisual elements present in the production so that it is possible to reinterpret each thematic block of the audiovisual material to observe all aspects in a deeper way. Therefore, the present research aims to problematize the strategies present in audiovisual production, identifying and analyzing in which ways the documentary narrative is used to build the case in question and discuss the new nuances of the subject Sandro do Nascimento from the documentary.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T16:38:28Z
2022-08-24T16:38:28Z
2022-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EVARISTO, Beatriz Abel. Sandro do Nascimento: quem é o sujeito representado no documentário Ônibus 174. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765
identifier_str_mv EVARISTO, Beatriz Abel. Sandro do Nascimento: quem é o sujeito representado no documentário Ônibus 174. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569686697410560