Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142
Resumo: Stereotypes have emerged as a way to simplify the world view, being considered as the first image that comes to mind when the individual is faced with certain situations. Over the years, the image of the accounting professional has been negatively stereotyped and the target of several studies. This study aimed to analyze these perceptions and whether such stereotypes lead pre-college students to opt for another course. To answer such questions, a questionnaire adapted from Azevedo's photo-questionnaire (2010) was applied. The results generally suggest that the students have a positive image about the accounting professional, however, the majority did not choose the course as an option for the entrance examination due to lack of indication of the family, not to identify with the course and to ignore the office of the accounting professional, thus demonstrating that the image of this professional is not directly related to his professional choices.
id UFU_1d3ba52b127ee99eb26930d264b6851b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/24142
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.EstereótiposEscolha profissionalProfissional contábilStereotypesChoose professionalAccountantCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASStereotypes have emerged as a way to simplify the world view, being considered as the first image that comes to mind when the individual is faced with certain situations. Over the years, the image of the accounting professional has been negatively stereotyped and the target of several studies. This study aimed to analyze these perceptions and whether such stereotypes lead pre-college students to opt for another course. To answer such questions, a questionnaire adapted from Azevedo's photo-questionnaire (2010) was applied. The results generally suggest that the students have a positive image about the accounting professional, however, the majority did not choose the course as an option for the entrance examination due to lack of indication of the family, not to identify with the course and to ignore the office of the accounting professional, thus demonstrating that the image of this professional is not directly related to his professional choices.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Os estereótipos surgiram como uma forma de simplificar a visão do mundo, sendo considerados como a primeira imagem que vem à mente quando o indivíduo se depara com determinadas situações. Ao longo dos anos, a imagem do profissional contábil tem sido estereotipada de forma negativa e alvo de diversos estudos. Este trabalho objetivou analisar essas percepções e se tais estereótipos levam os alunos de pré-vestibulares a optarem por outro curso. Para responder a tais indagações aplicou-se um questionário adaptado do foto-questionário de Azevedo (2010). Os resultados sugerem, de maneira geral, que os alunos possuem uma imagem positiva sobre o profissional contábil, porém, a maioria não escolheu o curso como opção para o vestibular por falta de indicação da família, não se identificar com o curso e desconhecerem o ofício do profissional contábil, demostrando assim que a imagem desse profissional não está diretamente relacionada às suas escolhas profissionais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisPrado, Thiago Alberto dos Reishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441108Z5Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira2019-01-31T13:14:38Z2019-01-31T13:14:38Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Franciele Aparecida Silva Oliveira. Esteriótipos da carreira contábil: Uma análise sobrea percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba,2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-01-31T13:16:02Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24142Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-31T13:16:02Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
title Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
spellingShingle Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira
Estereótipos
Escolha profissional
Profissional contábil
Stereotypes
Choose professional
Accountant
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
title_full Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
title_fullStr Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
title_full_unstemmed Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
title_sort Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
author Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira
author_facet Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Thiago Alberto dos Reis
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441108Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos
Escolha profissional
Profissional contábil
Stereotypes
Choose professional
Accountant
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Estereótipos
Escolha profissional
Profissional contábil
Stereotypes
Choose professional
Accountant
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Stereotypes have emerged as a way to simplify the world view, being considered as the first image that comes to mind when the individual is faced with certain situations. Over the years, the image of the accounting professional has been negatively stereotyped and the target of several studies. This study aimed to analyze these perceptions and whether such stereotypes lead pre-college students to opt for another course. To answer such questions, a questionnaire adapted from Azevedo's photo-questionnaire (2010) was applied. The results generally suggest that the students have a positive image about the accounting professional, however, the majority did not choose the course as an option for the entrance examination due to lack of indication of the family, not to identify with the course and to ignore the office of the accounting professional, thus demonstrating that the image of this professional is not directly related to his professional choices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-01-31T13:14:38Z
2019-01-31T13:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Franciele Aparecida Silva Oliveira. Esteriótipos da carreira contábil: Uma análise sobrea percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba,2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142
identifier_str_mv GUIMARÃES, Franciele Aparecida Silva Oliveira. Esteriótipos da carreira contábil: Uma análise sobrea percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba,2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569654754639872