Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
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Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à RedemocratizaçãoEnsino obrigatórioImpério à RedemocratizaçãoSociedade BrasileiraHistóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste trabalho é analisar o ensino público através da maneira como ele foi e está inserido na sociedade brasileira. Examinando a contrapelo os regimes pelo qual nosso país passou, é possível perceber que em cada mudança da forma de governo, houve uma reforma educacional. Do Império para a República, da República Velha para o Estado Novo, de João Goulart ao Regime Militar; todas estas passagens promoveram mudanças no sistema educacional. Desta forma, não seria exagero presumir que o processo de legitimação de um determinado regime passa por uma ressignificação da escola pública. Para a realização da pesquisa o autor analisou a legislação educacional, dados de avaliações externas como Prova Brasil e ENEM e de artigos de periódicos e observações durante estágio supervisionado e PIBID em duas escolas públicas de Uberlândia, cotejando as fontes supracitadas com a bibliografia referente ao tema. O texto monográfico se divide em dois capítulos: o primeiro apresenta um histórico do sistema educacional brasileiro. O segundo capítulo exibe um retrato da atual situação da educação pública no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaMahl, Marcelo LapuenteNoronha, Gilberto Cézar deBenedetti, PedroSantos, Marco Felipe dos2017-12-26T16:14:15Z2017-12-26T16:14:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Marco Felipe dos. Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-12-27T05:01:53Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20060Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-12-27T05:01:53Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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