instalação performática imersiva: estar experimentos I e II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34073 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo promover uma linha de análise e reflexão para a compreensão da presença e a relação do público com o ato performativo, no sentido de aquele envolver-se não apenas como observador, mas como participante da obra, através da realização de duas “vivências performativas-imersivas” nas cidades de Ribeirão Preto-SP e Uberlândia-MG, respectivamente. As principais influências teóricas e artísticas do estudo são: Nathalie Goldberg (2008), que propõe exercícios diários que abarcam a experiência e a vivência do “estar”, tendo como base a escrita automática, a qual se tornou um processo muito importante para o desenvolvimento da pesquisa; Marina Abramovic (2012), que, ao propor exercícios que exploram os limites físicos e mentais do performer e do público, colaborou para a criação dos procedimentos da vivência e da preparação antes da performance, a qual envolve um modo de vida que busca encontrar a si mesma, sendo a linguagem da performance e da arte o canal para trocas e manifestações de seus questionamentos, encantamentos, sentimentos e ideias; Lygia Clark (1984), que, ao abarcar ao longo de sua carreira propostas e teorias sobre a relação artista e público, influenciou a criação de uma vivência que diluísse a separação entre proponente e fruidor; os grupos Punchdrunk e Rimini Protokoll, os quais, com a proposta de teatro imersivo e audiotour, são referências contemporâneas para a reflexão a respeito do participante dentro da cena atual. Portanto, a pesquisa debruça-se sobre o universo da vivência física para a criação de instalações performáticas imersivas, com o intuito de observar as relações de presença do participante, autopercepção sinestésica e relação intimista de fluxo energético entre proponente e participante, sendo este último colocado em situações atípicas relacionadas com o tempo, espaço e percepção sensível. |
id |
UFU_1e6d48d7f535dfde8af80464643312c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34073 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-02-09T14:22:17Z2022-02-09T14:22:17Z2015-06-12PARANHOS, Stephanie Piva. Instalação performática imersiva: estar experimentos I e II. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34073http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005O presente estudo tem por objetivo promover uma linha de análise e reflexão para a compreensão da presença e a relação do público com o ato performativo, no sentido de aquele envolver-se não apenas como observador, mas como participante da obra, através da realização de duas “vivências performativas-imersivas” nas cidades de Ribeirão Preto-SP e Uberlândia-MG, respectivamente. As principais influências teóricas e artísticas do estudo são: Nathalie Goldberg (2008), que propõe exercícios diários que abarcam a experiência e a vivência do “estar”, tendo como base a escrita automática, a qual se tornou um processo muito importante para o desenvolvimento da pesquisa; Marina Abramovic (2012), que, ao propor exercícios que exploram os limites físicos e mentais do performer e do público, colaborou para a criação dos procedimentos da vivência e da preparação antes da performance, a qual envolve um modo de vida que busca encontrar a si mesma, sendo a linguagem da performance e da arte o canal para trocas e manifestações de seus questionamentos, encantamentos, sentimentos e ideias; Lygia Clark (1984), que, ao abarcar ao longo de sua carreira propostas e teorias sobre a relação artista e público, influenciou a criação de uma vivência que diluísse a separação entre proponente e fruidor; os grupos Punchdrunk e Rimini Protokoll, os quais, com a proposta de teatro imersivo e audiotour, são referências contemporâneas para a reflexão a respeito do participante dentro da cena atual. Portanto, a pesquisa debruça-se sobre o universo da vivência física para a criação de instalações performáticas imersivas, com o intuito de observar as relações de presença do participante, autopercepção sinestésica e relação intimista de fluxo energético entre proponente e participante, sendo este último colocado em situações atípicas relacionadas com o tempo, espaço e percepção sensível.This study aims to promote a line of analysis and reflection for understanding the presence and the public's relationship with the performative act in the sense that it involved not just as an observer but as a participant of the work, by performing two “performative-immersive experiences” in the cities of Ribeirão Preto and Uberlândia, Minas Gerais, respectively. The main theoretical and artistic influences of the study are: Nathalie Goldberg (2008), which proposes daily exercise spanning the experience and the experience of “being”, based on automatic writing, which has become a very important process for development research; Marina Abramovic (2012), which, by proposing exercises that explore the physical and mental limits of the performer and the public, contributing to the creation of the procedures of experience and preparation before the performance, which involves a way of life that seeks to find itself, being the language of performance art and the channel for exchanges and demonstrations of their questions, spells, feelings and ideas; Lygia Clark (1984), which, by encompassing throughout his career proposals and theories on the relationship artist and audience, influenced the creation of an experience that dilute the separation between the applicant and spectator; Punchdrunk and Rimini Protokoll, which, with the proposed immersive and audiotour theater, are contemporary references that contribute to the reflection on the participant within the current scene. Therefore, the research focuses on the world of physical experience to create immersive performance installations, in order to observe the participant's presence relationships, synesthetic perception and intimate relationship between energy flow proponent and participant, the latter being placed in atypical situations related to time, space and sensitive perceptionDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em ArtesBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROPerformanceInstalaçãoVivênciaExperiênciaParticipanteParticipantExperiencePerformanceInstallationExperienceinstalação performática imersiva: estar experimentos I e IIinstalación performativa inmersivo: estar experimentos I y IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeal, Mara Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853Vine, Tereza Margarida Morinihttp://lattes.cnpq.br/4802049549216020Silva, Narciso Larangeira Telles dahttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358http://lattes.cnpq.br/1210286383670463paranhos, stephanie piva67107956317f9832483-7c61-4c7e-8aa0-56c788467dd2reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53ORIGINALInstalaçãoPerformáticaImersiva.pdfInstalaçãoPerformáticaImersiva.pdfapplication/pdf3691458https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/4/Instala%c3%a7%c3%a3oPerform%c3%a1ticaImersiva.pdfcb854817f749332f42212eccf5b0660cMD54TEXTInstalaçãoPerformáticaImersiva.pdf.txtInstalaçãoPerformáticaImersiva.pdf.txtExtracted texttext/plain130404https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/5/Instala%c3%a7%c3%a3oPerform%c3%a1ticaImersiva.pdf.txt922d593f3498324ebe62d2ffaeb70a12MD55THUMBNAILInstalaçãoPerformáticaImersiva.pdf.jpgInstalaçãoPerformáticaImersiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/6/Instala%c3%a7%c3%a3oPerform%c3%a1ticaImersiva.pdf.jpgba008bcc7922cb54b5a1bde5994af94bMD56123456789/340732022-04-26 11:26:19.064oai:repositorio.ufu.br:123456789/34073w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T14:26:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
instalación performativa inmersivo: estar experimentos I y II |
title |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
spellingShingle |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II paranhos, stephanie piva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Performance Instalação Vivência Experiência Participante Participant Experience Performance Installation Experience |
title_short |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
title_full |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
title_fullStr |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
title_full_unstemmed |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
title_sort |
instalação performática imersiva: estar experimentos I e II |
author |
paranhos, stephanie piva |
author_facet |
paranhos, stephanie piva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leal, Mara Lúcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vine, Tereza Margarida Morini |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4802049549216020 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Narciso Larangeira Telles da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7159513683604358 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1210286383670463 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
paranhos, stephanie piva |
contributor_str_mv |
Leal, Mara Lúcia Vine, Tereza Margarida Morini Silva, Narciso Larangeira Telles da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Performance Instalação Vivência Experiência Participante Participant Experience Performance Installation Experience |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Instalação Vivência Experiência Participante Participant Experience Performance Installation Experience |
description |
O presente estudo tem por objetivo promover uma linha de análise e reflexão para a compreensão da presença e a relação do público com o ato performativo, no sentido de aquele envolver-se não apenas como observador, mas como participante da obra, através da realização de duas “vivências performativas-imersivas” nas cidades de Ribeirão Preto-SP e Uberlândia-MG, respectivamente. As principais influências teóricas e artísticas do estudo são: Nathalie Goldberg (2008), que propõe exercícios diários que abarcam a experiência e a vivência do “estar”, tendo como base a escrita automática, a qual se tornou um processo muito importante para o desenvolvimento da pesquisa; Marina Abramovic (2012), que, ao propor exercícios que exploram os limites físicos e mentais do performer e do público, colaborou para a criação dos procedimentos da vivência e da preparação antes da performance, a qual envolve um modo de vida que busca encontrar a si mesma, sendo a linguagem da performance e da arte o canal para trocas e manifestações de seus questionamentos, encantamentos, sentimentos e ideias; Lygia Clark (1984), que, ao abarcar ao longo de sua carreira propostas e teorias sobre a relação artista e público, influenciou a criação de uma vivência que diluísse a separação entre proponente e fruidor; os grupos Punchdrunk e Rimini Protokoll, os quais, com a proposta de teatro imersivo e audiotour, são referências contemporâneas para a reflexão a respeito do participante dentro da cena atual. Portanto, a pesquisa debruça-se sobre o universo da vivência física para a criação de instalações performáticas imersivas, com o intuito de observar as relações de presença do participante, autopercepção sinestésica e relação intimista de fluxo energético entre proponente e participante, sendo este último colocado em situações atípicas relacionadas com o tempo, espaço e percepção sensível. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-09T14:22:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-09T14:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PARANHOS, Stephanie Piva. Instalação performática imersiva: estar experimentos I e II. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34073 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005 |
identifier_str_mv |
PARANHOS, Stephanie Piva. Instalação performática imersiva: estar experimentos I e II. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34073 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/4/Instala%c3%a7%c3%a3oPerform%c3%a1ticaImersiva.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/5/Instala%c3%a7%c3%a3oPerform%c3%a1ticaImersiva.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34073/6/Instala%c3%a7%c3%a3oPerform%c3%a1ticaImersiva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 cb854817f749332f42212eccf5b0660c 922d593f3498324ebe62d2ffaeb70a12 ba008bcc7922cb54b5a1bde5994af94b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110562723692544 |