Dimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Cristiane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43071
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928
Resumo: Esta investigacion tiene como objetivo desarrolar analisis sobre el processo de externalizacion de la gestión de las escuelas primárias municipales en la ciudad de Uberlândia-MG y profundizar las reflexiones sobre las implicaciones de las acciones de esta naturaleza en el aumento de la redefinicion del significado de la educacion publica. Con referência a la adopcion de alianças entre la esfera pública y los organismos no gubernamentales, destacaremos las nuevas configuraciones de gestión escolar y trabajo docente bajo la égida de los paradigmas empresariais de la Nueva Gestión Pública(NGP). Para eso, analizaremos acciones de organizacciones de la sociedade civil( OSC) en el ámbito educativo, concretamente, la gestión de escuelas públicas de educacion por una fundacion filantrópica, vinculada a una iglesia evangélica, en el município de Uberlândia-MG. Para el desarrollo de la investigacion, realizamos investigaciones documentales, investigaciones bibliográficas y fuentes orales. Los analisis mostraron que la externalizacion de las escuelas primárias públicas y la gestion resultante llevada a cabo por entidades no gubernamentales potencia las acciones del llamado Tercer Sector y contribuye a enfriar el papel del Estado como proveedor de activos sociales; establece elementos de lógica mercantil en la organizacion escolar y compromete los logros de la ensenanza del trabajo para la educacion, recomendados por la Constitucion Federal y las leyes infraconstitucionales.
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spelling Dimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.Dimensiones de la educacion básica pública em el ámbito no estatal En Uberlândia-MG: en foco la gestión escolar y el trabalho docenteTerceirizaçãoGestão escolarExternalizacionGestión escolarEscuela primáriaTercer sectorTrabajo docenteTrabalho docenteTerceiro SetorEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANASEducaçãoODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.Esta investigacion tiene como objetivo desarrolar analisis sobre el processo de externalizacion de la gestión de las escuelas primárias municipales en la ciudad de Uberlândia-MG y profundizar las reflexiones sobre las implicaciones de las acciones de esta naturaleza en el aumento de la redefinicion del significado de la educacion publica. Con referência a la adopcion de alianças entre la esfera pública y los organismos no gubernamentales, destacaremos las nuevas configuraciones de gestión escolar y trabajo docente bajo la égida de los paradigmas empresariais de la Nueva Gestión Pública(NGP). Para eso, analizaremos acciones de organizacciones de la sociedade civil( OSC) en el ámbito educativo, concretamente, la gestión de escuelas públicas de educacion por una fundacion filantrópica, vinculada a una iglesia evangélica, en el município de Uberlândia-MG. Para el desarrollo de la investigacion, realizamos investigaciones documentales, investigaciones bibliográficas y fuentes orales. Los analisis mostraron que la externalizacion de las escuelas primárias públicas y la gestion resultante llevada a cabo por entidades no gubernamentales potencia las acciones del llamado Tercer Sector y contribuye a enfriar el papel del Estado como proveedor de activos sociales; establece elementos de lógica mercantil en la organizacion escolar y compromete los logros de la ensenanza del trabajo para la educacion, recomendados por la Constitucion Federal y las leyes infraconstitucionales.Dissertação (Mestrado)Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver análises sobre o processo de terceirização da gestão de escolas municipais de Ensino fundamental no município de Uberlândia-MG e aprofundar reflexões sobre as implicações de ações desta natureza no incremento da redefinição do sentido da educação pública. Tendo como referência a adoção de parcerias entre a esfera pública e instâncias não governamentais colocaremos em relevo as novas configurações da gestão escolar e do trabalho docente sob a égide dos paradigmas empresariais da Nova Gestão Publica (NGP). Para tanto, analisaremos ações de Organizações da Sociedade Civil(OSC) no âmbito educacional, especialmente, a gestão de duas escolas públicas do Ensino fundamental por uma fundação filantrópica, vinculada a uma igreja evangélica, no município de Uberlândia-MG. Para o desenvolvimento da investigação, realizamos pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e utilizaremos fontes orais. As análises desenvolvidas evidenciaram que a terceirização de escolas públicas do Ensino fundamental e a decorrente gestão realizada por entidades não - governamentais potencializa ações do chamado Terceiro Setor e contribui para o arrefecimento do papel do Estado como provedor de bens sociais; instaura elementos da lógica mercantil na organização escolar e compromete conquistas do trabalho docente para a educação pública, preconizados pela Constituição Federal e pelas leis infraconstitucionais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Maria Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0726794592785841Marques, Luciana Rosahttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369Richter, Leonice Matildehttp://lattes.cnpq.br/9049041703208746Sousa, Sara Cristiane2024-08-21T18:41:48Z2024-08-21T18:41:48Z2020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Sara Cristiane. Dimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.. 2020. 207 f. Dissertação( Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43071http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-08-26T20:55:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/43071Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-08-26T20:55:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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