Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265 |
Resumo: | The objective of this technical report was to describe the implementation of a cloud computing service in a call center company, aiming at the best cost benefit for the organization, in view of the sector in which it is inserted. For this purpose, certain data was migrated to the cloud and, after being processed, returned to the company's infrastructure, in order to have greater control over the costs of reporting. The results obtained show that it was possible to improve the performance of ETL processes using BigQuery, one of google cloud Platform services, and also reduce local infrastructure costs, providing financial and competitive gains for the company, since it starts to provide higher quality and lower price services. |
id |
UFU_1fe5f43cd316275ca674eb269339379f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37265 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call centerComputação em nuvemETLBusiness inteligenceBigQueryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOThe objective of this technical report was to describe the implementation of a cloud computing service in a call center company, aiming at the best cost benefit for the organization, in view of the sector in which it is inserted. For this purpose, certain data was migrated to the cloud and, after being processed, returned to the company's infrastructure, in order to have greater control over the costs of reporting. The results obtained show that it was possible to improve the performance of ETL processes using BigQuery, one of google cloud Platform services, and also reduce local infrastructure costs, providing financial and competitive gains for the company, since it starts to provide higher quality and lower price services.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste relato técnico foi de descrever a implementação de um serviço de computação em nuvem em uma empresa do setor de Call Center, visando o melhor custo-benefício para a organização, tendo em vista o setor em que está inserida. Para isso foi realizada a migração de determinados dados para a nuvem e, após processados, retornados à infraestrutura da empresa, com o intuito de ter maior controle sobre os custos de geração de relatórios. Os resultados obtidos mostram que foi possível melhorar a performance dos processos de ETL utilizando o BigQuery, um dos serviços do Google Cloud Platform, e também diminuir os custos com infraestrutura local, proporcionando ganhos financeiros e competitivos para a empresa, visto que esta passa a prestar serviços de maior qualidade e menor preço.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGestão da InformaçãoLopes, José Eduardo Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=EF7C11AB2D9C74FCA6A792DE140D4781.buscatextual_65Sousa, Edileusa Godóihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doCarvalho, Lucianahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doTeixeira, Fabiana Sousa RibeiroZaruz, Thassio Ferreira2023-02-23T13:39:25Z2023-02-23T13:39:25Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZARUZ, Thassio Ferreira. Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-21T15:23:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37265Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-21T15:23:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
title |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
spellingShingle |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center Zaruz, Thassio Ferreira Computação em nuvem ETL Business inteligence BigQuery CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
title_short |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
title_full |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
title_fullStr |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
title_full_unstemmed |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
title_sort |
Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center |
author |
Zaruz, Thassio Ferreira |
author_facet |
Zaruz, Thassio Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, José Eduardo Ferreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=EF7C11AB2D9C74FCA6A792DE140D4781.buscatextual_65 Sousa, Edileusa Godói http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do Carvalho, Luciana http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do Teixeira, Fabiana Sousa Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaruz, Thassio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computação em nuvem ETL Business inteligence BigQuery CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
topic |
Computação em nuvem ETL Business inteligence BigQuery CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
description |
The objective of this technical report was to describe the implementation of a cloud computing service in a call center company, aiming at the best cost benefit for the organization, in view of the sector in which it is inserted. For this purpose, certain data was migrated to the cloud and, after being processed, returned to the company's infrastructure, in order to have greater control over the costs of reporting. The results obtained show that it was possible to improve the performance of ETL processes using BigQuery, one of google cloud Platform services, and also reduce local infrastructure costs, providing financial and competitive gains for the company, since it starts to provide higher quality and lower price services. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-23T13:39:25Z 2023-02-23T13:39:25Z 2023-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZARUZ, Thassio Ferreira. Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265 |
identifier_str_mv |
ZARUZ, Thassio Ferreira. Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Gestão da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Gestão da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711560633221120 |