Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Robson da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483
Resumo: The course in distance learning can be customized taking in to account the specific characteristic of each student. This means that the learning environment has adaptativity. So, in order to develop adaptative systems of distance learning, it is necessary to consider the problems: instructional planning and the student model. The first problem allows to generate a specific sequence of content for each student and the second one provides the necessary information to cope with adaptativity. Planning techniques in Artificial Intelligence have been successfully used for determining the sequence of instructional actions. The Workflow technology has been used for the management of these systems. Then, this work presents an adaptative instructional planning and a student model based on Taxonomy of Educational Objectives and learning styles.
id UFU_2114826a46f03eb1bb59d31a48f9490b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/12483
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genéticoInteligência artificialAlgoritmos genéticosPlanejamento instrucionalTecnologia de workflowEnsino à distânciaArtificial intelligenceGenetic algorithmInstructional planningWorkflow technologyCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThe course in distance learning can be customized taking in to account the specific characteristic of each student. This means that the learning environment has adaptativity. So, in order to develop adaptative systems of distance learning, it is necessary to consider the problems: instructional planning and the student model. The first problem allows to generate a specific sequence of content for each student and the second one provides the necessary information to cope with adaptativity. Planning techniques in Artificial Intelligence have been successfully used for determining the sequence of instructional actions. The Workflow technology has been used for the management of these systems. Then, this work presents an adaptative instructional planning and a student model based on Taxonomy of Educational Objectives and learning styles.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisMestre em Ciência da ComputaçãoMuitos sistemas de educação à distância não levam em consideração características particulares do estudante, utilizam as mesmas estratégias pedagógicas e seqüencias de conteúdo para todos os estudante. No entanto, ambiente de educação à distância devem introduzir adaptatividade como uma das suas principais características. Para que isto seja possível, deve-se considerar os problemas de planejamento instrucional e definição modelo do estudante. O primeiro problema permite gerar uma sequência de conteúdo específica para cada estudante e o segundo problema prove informações necessárias para lidar com adaptatividade. Técnicas de planejamento em Inteligência Artificial têm sido utilizada para determinar a sequência de ações instrucionais. A tecnologia de Workflow têm sido utilizada para gerenciar estes sistemas. Por tanto, este trabalho apresentar um sequenciador de conteúdo adaptativo, que utiliza algoritmos genéticos e um modelo do estudante baseado taxionomia do objetivos educacionais e em estilos de aprendizagem.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Ciência da ComputaçãoCiências Exatas e da TerraUFUFernandes, Márcia Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6Lopes, Carlos Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4Rapkiewicz, Clevi Elenahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784107Z9Lopes, Robson da Silva2016-06-22T18:32:15Z2010-01-252016-06-22T18:32:15Z2009-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Robson da Silva. Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-23T12:54:28Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12483Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-23T12:54:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
title Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
spellingShingle Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
Lopes, Robson da Silva
Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Planejamento instrucional
Tecnologia de workflow
Ensino à distância
Artificial intelligence
Genetic algorithm
Instructional planning
Workflow technology
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
title_full Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
title_fullStr Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
title_full_unstemmed Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
title_sort Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
author Lopes, Robson da Silva
author_facet Lopes, Robson da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Márcia Aparecida
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6
Lopes, Carlos Roberto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4
Rapkiewicz, Clevi Elena
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784107Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Robson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Planejamento instrucional
Tecnologia de workflow
Ensino à distância
Artificial intelligence
Genetic algorithm
Instructional planning
Workflow technology
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Planejamento instrucional
Tecnologia de workflow
Ensino à distância
Artificial intelligence
Genetic algorithm
Instructional planning
Workflow technology
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The course in distance learning can be customized taking in to account the specific characteristic of each student. This means that the learning environment has adaptativity. So, in order to develop adaptative systems of distance learning, it is necessary to consider the problems: instructional planning and the student model. The first problem allows to generate a specific sequence of content for each student and the second one provides the necessary information to cope with adaptativity. Planning techniques in Artificial Intelligence have been successfully used for determining the sequence of instructional actions. The Workflow technology has been used for the management of these systems. Then, this work presents an adaptative instructional planning and a student model based on Taxonomy of Educational Objectives and learning styles.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-26
2010-01-25
2016-06-22T18:32:15Z
2016-06-22T18:32:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Robson da Silva. Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483
identifier_str_mv LOPES, Robson da Silva. Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Ciências Exatas e da Terra
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Ciências Exatas e da Terra
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569587393069056