Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483 |
Resumo: | The course in distance learning can be customized taking in to account the specific characteristic of each student. This means that the learning environment has adaptativity. So, in order to develop adaptative systems of distance learning, it is necessary to consider the problems: instructional planning and the student model. The first problem allows to generate a specific sequence of content for each student and the second one provides the necessary information to cope with adaptativity. Planning techniques in Artificial Intelligence have been successfully used for determining the sequence of instructional actions. The Workflow technology has been used for the management of these systems. Then, this work presents an adaptative instructional planning and a student model based on Taxonomy of Educational Objectives and learning styles. |
id |
UFU_2114826a46f03eb1bb59d31a48f9490b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/12483 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genéticoInteligência artificialAlgoritmos genéticosPlanejamento instrucionalTecnologia de workflowEnsino à distânciaArtificial intelligenceGenetic algorithmInstructional planningWorkflow technologyCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThe course in distance learning can be customized taking in to account the specific characteristic of each student. This means that the learning environment has adaptativity. So, in order to develop adaptative systems of distance learning, it is necessary to consider the problems: instructional planning and the student model. The first problem allows to generate a specific sequence of content for each student and the second one provides the necessary information to cope with adaptativity. Planning techniques in Artificial Intelligence have been successfully used for determining the sequence of instructional actions. The Workflow technology has been used for the management of these systems. Then, this work presents an adaptative instructional planning and a student model based on Taxonomy of Educational Objectives and learning styles.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisMestre em Ciência da ComputaçãoMuitos sistemas de educação à distância não levam em consideração características particulares do estudante, utilizam as mesmas estratégias pedagógicas e seqüencias de conteúdo para todos os estudante. No entanto, ambiente de educação à distância devem introduzir adaptatividade como uma das suas principais características. Para que isto seja possível, deve-se considerar os problemas de planejamento instrucional e definição modelo do estudante. O primeiro problema permite gerar uma sequência de conteúdo específica para cada estudante e o segundo problema prove informações necessárias para lidar com adaptatividade. Técnicas de planejamento em Inteligência Artificial têm sido utilizada para determinar a sequência de ações instrucionais. A tecnologia de Workflow têm sido utilizada para gerenciar estes sistemas. Por tanto, este trabalho apresentar um sequenciador de conteúdo adaptativo, que utiliza algoritmos genéticos e um modelo do estudante baseado taxionomia do objetivos educacionais e em estilos de aprendizagem.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Ciência da ComputaçãoCiências Exatas e da TerraUFUFernandes, Márcia Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6Lopes, Carlos Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4Rapkiewicz, Clevi Elenahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784107Z9Lopes, Robson da Silva2016-06-22T18:32:15Z2010-01-252016-06-22T18:32:15Z2009-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Robson da Silva. Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-23T12:54:28Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12483Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-23T12:54:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
title |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
spellingShingle |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético Lopes, Robson da Silva Inteligência artificial Algoritmos genéticos Planejamento instrucional Tecnologia de workflow Ensino à distância Artificial intelligence Genetic algorithm Instructional planning Workflow technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
title_full |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
title_fullStr |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
title_full_unstemmed |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
title_sort |
Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético |
author |
Lopes, Robson da Silva |
author_facet |
Lopes, Robson da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Márcia Aparecida http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6 Lopes, Carlos Roberto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4 Rapkiewicz, Clevi Elena http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784107Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Robson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Algoritmos genéticos Planejamento instrucional Tecnologia de workflow Ensino à distância Artificial intelligence Genetic algorithm Instructional planning Workflow technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Inteligência artificial Algoritmos genéticos Planejamento instrucional Tecnologia de workflow Ensino à distância Artificial intelligence Genetic algorithm Instructional planning Workflow technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
The course in distance learning can be customized taking in to account the specific characteristic of each student. This means that the learning environment has adaptativity. So, in order to develop adaptative systems of distance learning, it is necessary to consider the problems: instructional planning and the student model. The first problem allows to generate a specific sequence of content for each student and the second one provides the necessary information to cope with adaptativity. Planning techniques in Artificial Intelligence have been successfully used for determining the sequence of instructional actions. The Workflow technology has been used for the management of these systems. Then, this work presents an adaptative instructional planning and a student model based on Taxonomy of Educational Objectives and learning styles. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-26 2010-01-25 2016-06-22T18:32:15Z 2016-06-22T18:32:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Robson da Silva. Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483 |
identifier_str_mv |
LOPES, Robson da Silva. Planejamento instrucional adaptativo usando Workflow e planejamento genético. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação Ciências Exatas e da Terra UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação Ciências Exatas e da Terra UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569587393069056 |