Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Givago Coutinho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42818
Resumo: O feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é uma planta herbácea e anual, pertencente à família Fabaceae, cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras. O feijoeiro comum reveste-se de grande importância econômica e social. Entretanto, a planta é hospedeira de inúmeras doenças de origem fúngica, bacteriana e virótica. Dentre as doenças cujo agente etiológico é vírus, encontra-se o vírus causador de uma doença conhecida como Mosaico Dourado do Feijoeiro (Bean golden mosaic vírus, BGMV) que se encontra disseminado por praticamente todas as regiões produtoras do grão no país e no mundo causando grandes perdas safra após safra. No presente trabalho objetivou-se avaliar o grau de resistência apresentado por quinze genótipos diferentes de feijoeiro quanto à sintomatologia apresentada devido à infecção do vírus nas plantas. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 15 tratamentos (uma testemunha - Carioca Pérola) compostos por quatro repetições. Cada parcela foi composta de quatro linhas de 3,0 m de comprimento, espaçados de 0,5 m, totalizando 60 parcelas de 6,0 m2. As avaliações realizadas foram para as seguintes variáveis: emergência, incidência e severidade de mosaico dourado.
id UFU_2de88be891e80fdb9bfa522bb4ffd6d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42818
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)FeijãoMosaico Dourado do FeijoeiroResistênciaGenótipos.CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é uma planta herbácea e anual, pertencente à família Fabaceae, cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras. O feijoeiro comum reveste-se de grande importância econômica e social. Entretanto, a planta é hospedeira de inúmeras doenças de origem fúngica, bacteriana e virótica. Dentre as doenças cujo agente etiológico é vírus, encontra-se o vírus causador de uma doença conhecida como Mosaico Dourado do Feijoeiro (Bean golden mosaic vírus, BGMV) que se encontra disseminado por praticamente todas as regiões produtoras do grão no país e no mundo causando grandes perdas safra após safra. No presente trabalho objetivou-se avaliar o grau de resistência apresentado por quinze genótipos diferentes de feijoeiro quanto à sintomatologia apresentada devido à infecção do vírus nas plantas. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 15 tratamentos (uma testemunha - Carioca Pérola) compostos por quatro repetições. Cada parcela foi composta de quatro linhas de 3,0 m de comprimento, espaçados de 0,5 m, totalizando 60 parcelas de 6,0 m2. As avaliações realizadas foram para as seguintes variáveis: emergência, incidência e severidade de mosaico dourado.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaFernando César JuliattiGivago Coutinho2024-08-20T17:46:17Z2024-08-20T17:46:17Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42818Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
title Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
spellingShingle Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
Givago Coutinho
Feijão
Mosaico Dourado do Feijoeiro
Resistência
Genótipos.
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
title_full Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
title_fullStr Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
title_full_unstemmed Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
title_sort Resistência de genótipos de feijoeiro ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (vmdf)
author Givago Coutinho
author_facet Givago Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando César Juliatti
dc.contributor.author.fl_str_mv Givago Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Feijão
Mosaico Dourado do Feijoeiro
Resistência
Genótipos.
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Feijão
Mosaico Dourado do Feijoeiro
Resistência
Genótipos.
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é uma planta herbácea e anual, pertencente à família Fabaceae, cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras. O feijoeiro comum reveste-se de grande importância econômica e social. Entretanto, a planta é hospedeira de inúmeras doenças de origem fúngica, bacteriana e virótica. Dentre as doenças cujo agente etiológico é vírus, encontra-se o vírus causador de uma doença conhecida como Mosaico Dourado do Feijoeiro (Bean golden mosaic vírus, BGMV) que se encontra disseminado por praticamente todas as regiões produtoras do grão no país e no mundo causando grandes perdas safra após safra. No presente trabalho objetivou-se avaliar o grau de resistência apresentado por quinze genótipos diferentes de feijoeiro quanto à sintomatologia apresentada devido à infecção do vírus nas plantas. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 15 tratamentos (uma testemunha - Carioca Pérola) compostos por quatro repetições. Cada parcela foi composta de quatro linhas de 3,0 m de comprimento, espaçados de 0,5 m, totalizando 60 parcelas de 6,0 m2. As avaliações realizadas foram para as seguintes variáveis: emergência, incidência e severidade de mosaico dourado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-08-20T17:46:17Z
2024-08-20T17:46:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42818
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711282847612928