“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Bruna de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849
Resumo: This course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts.
id UFU_2e7c20b0235b098887e3cf9697e580dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33849
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidadosGêneroDocênciaMulherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a inserção das mulheres na docência. Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se como memorial descritivo, cuja fonte para análise foram as memórias e lembranças formativas da autora. As reflexões realizadas permitiram problematizar o processo histórico da constituição das escolhas profissionais e formativas e as lutas das mulheres por melhores salários, por mais valorização da profissão docente. A partir da reflexão da nossa história pessoal, concluímos que, enquanto mulheres, professoras, profissionais da docência ou de outros espaços é imprescindível considerarmos o processo histórico e os comportamentos que (re)produzimos na sociedade. Nossas escolhas e histórias revelam os contextos sociais, políticos e econômicos mais amplos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaSilva, Elenita Pinheiro de Queirozhttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182x, xxx, xxVitorino, Bruna de Melo2021-12-21T14:03:45Z2021-12-21T14:03:45Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-22T06:20:01Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33849Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-22T06:20:01Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
title “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
spellingShingle “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
Vitorino, Bruna de Melo
Gênero
Docência
Mulher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
title_full “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
title_fullStr “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
title_full_unstemmed “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
title_sort “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
author Vitorino, Bruna de Melo
author_facet Vitorino, Bruna de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
http://lattes.cnpq.br/3140638814052182
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Bruna de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Docência
Mulher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gênero
Docência
Mulher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T14:03:45Z
2021-12-21T14:03:45Z
2021-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849
identifier_str_mv VITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569586472419328