“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849 |
Resumo: | This course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts. |
id |
UFU_2e7c20b0235b098887e3cf9697e580dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33849 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidadosGêneroDocênciaMulherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a inserção das mulheres na docência. Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se como memorial descritivo, cuja fonte para análise foram as memórias e lembranças formativas da autora. As reflexões realizadas permitiram problematizar o processo histórico da constituição das escolhas profissionais e formativas e as lutas das mulheres por melhores salários, por mais valorização da profissão docente. A partir da reflexão da nossa história pessoal, concluímos que, enquanto mulheres, professoras, profissionais da docência ou de outros espaços é imprescindível considerarmos o processo histórico e os comportamentos que (re)produzimos na sociedade. Nossas escolhas e histórias revelam os contextos sociais, políticos e econômicos mais amplos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaSilva, Elenita Pinheiro de Queirozhttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182x, xxx, xxVitorino, Bruna de Melo2021-12-21T14:03:45Z2021-12-21T14:03:45Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-22T06:20:01Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33849Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-22T06:20:01Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
title |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
spellingShingle |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados Vitorino, Bruna de Melo Gênero Docência Mulher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
title_full |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
title_fullStr |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
title_full_unstemmed |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
title_sort |
“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
author |
Vitorino, Bruna de Melo |
author_facet |
Vitorino, Bruna de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 x, x x x, x x |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorino, Bruna de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Docência Mulher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gênero Docência Mulher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T14:03:45Z 2021-12-21T14:03:45Z 2021-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849 |
identifier_str_mv |
VITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569586472419328 |