Controle linear quadrático integral experimental para um veículo aéreo não tripulado do tipo quadricóptero
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32860 |
Resumo: | Fomentado por Global Affairs Canadá no programa "Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)" |
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Controle linear quadrático integral experimental para um veículo aéreo não tripulado do tipo quadricópteroExperimental LQI control for a quadricopter type unmanned aerial vehicle (UAV)Controle LQIVeículo Aéreo Não Tripulado (VANT)Modelagem dinâmicaSistemas de controle de posiçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAOFomentado por Global Affairs Canadá no programa "Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)"Based on the advances obtained in the areas of sensing and information processing, it is possible to develop advanced control techniques applied to unmanned aerial vehicles. Amongst the growing application of advanced control techniques, this type of vehicle still presents many challenges due to its non-linear dynamics. In this aspect, the present work proposes the development of a system for experimental LQI control of altitude (X, Y and Z and yaw). For purposes of simulation and design of the controllers, mathematical modeling of the vehicle was used. To validate the simulation, an experimental implementation was performed, in which it was observed that the vehicle was able to follow the flight commands smoothly and with satisfactory precision.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Partindo dos avanços obtidos nas áreas de sensoriamento e processamento de informações, torna-se possível o desenvolvimento de técnicas de controle avançadas aplicadas em veículos aéreos não tripulados. Em meio à crescente aplicação de técnicas de controle avançadas, este tipo de veículo ainda apresenta grandes desafios devido à sua dinâmica não linear. Neste aspecto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para o controle LQI experimental de altitude (X, Y e Z e guinada). Para fins de simulação e projeto dos controladores, foi utilizado a modelagem matemática do veículo. Para validar a simulação, foi realizada a implementação experimental, na qual observou-se que o veículo foi capaz de seguir os comandos de voo de modo suave e com precisão satisfatória.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia de Controle de AutomaçãoLima, Gabriela Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6367204273336062Morais, Aniel Silva dehttp://lattes.cnpq.br/8844251698422960Morais, Josué Silva dehttp://lattes.cnpq.br/2007658962904545Moura, Éder Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2638643671391285Sousa, Gabriel Felipe Vieira de2021-10-13T18:20:48Z2021-10-13T18:20:48Z2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Gabriel Felipe Vieira de. Controle linear quadrático integral experimental para um veículo aéreo não tripulado do tipo quadricóptero. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-14T06:23:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32860Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-14T06:23:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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