Evaluation of flight simulators qualification requirements for full stall training tasks impacts on safety and industry
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21990 |
Resumo: | Este projeto, realizado em parceria com a Embraer S.A., tem como objetivo abordar a problemática dos novos requisitos para treinamento para reconhecimento de características de estol em simuladores. Historicamente, o treinamento dos pilotos em simuladores era limitado apenas à aproximação do estol, na região linear da curva de coeficiente de sustentação. Após a ocorrência de graves acidentes pelo mundo, em que a tripulação não soube identificar e recuperar a aeronave de um estol, o Congresso e Senado americano instituiu o Airline Safety and Federal Aviation Administration Extension Act of 2010, também conhecido como Public Law 111-216, em agosto de 2010. Tal ato se configurou como uma proposta para alteração do requisito vigente (14 CFR Part 60) e seus meios de cumprimento (Advisory Circulars), especificamente a AC 120-109 e impor o full stall training em simuladores, que vai além da perda de sustentação, indiretamente encorajando o desafio de modelagem da região não-linear da curva de sustentação da asa. A nova proposta de alteração de requisito provocou uma série de questionamentos e dúvidas quanto à capacidade e fidelidade dos simulares e quanto à possibilidade de “treinamento negativo”, provocando enorme debate entre os fabricantes, autoridades reguladoras, órgãos de treinamento e terceiros. O que se espera, ao final deste trabalho, é avaliar os impactos positivos e negativos deste novo requisito de treinamento na segurança de voo e no desenvolvimento do produto e explicitar quais serão as consequências para os fabricantes de aeronaves. |
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Evaluation of flight simulators qualification requirements for full stall training tasks impacts on safety and industryAvaliação dos impactos na indústria e na segurança de voo dos regulamentos de qualificação de simuladores para treinamento de estolFull stall trainingTreinamento de estolStall recoveryRecuperação de estolFSTDEstolSimulator fidelitySimuladoresHigh AOAAlto alfaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLECNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::NORMATIZACAO E CERTIFICACAO DE QUALIDADE DE AERONAVES E COMPONENTESEste projeto, realizado em parceria com a Embraer S.A., tem como objetivo abordar a problemática dos novos requisitos para treinamento para reconhecimento de características de estol em simuladores. Historicamente, o treinamento dos pilotos em simuladores era limitado apenas à aproximação do estol, na região linear da curva de coeficiente de sustentação. Após a ocorrência de graves acidentes pelo mundo, em que a tripulação não soube identificar e recuperar a aeronave de um estol, o Congresso e Senado americano instituiu o Airline Safety and Federal Aviation Administration Extension Act of 2010, também conhecido como Public Law 111-216, em agosto de 2010. Tal ato se configurou como uma proposta para alteração do requisito vigente (14 CFR Part 60) e seus meios de cumprimento (Advisory Circulars), especificamente a AC 120-109 e impor o full stall training em simuladores, que vai além da perda de sustentação, indiretamente encorajando o desafio de modelagem da região não-linear da curva de sustentação da asa. A nova proposta de alteração de requisito provocou uma série de questionamentos e dúvidas quanto à capacidade e fidelidade dos simulares e quanto à possibilidade de “treinamento negativo”, provocando enorme debate entre os fabricantes, autoridades reguladoras, órgãos de treinamento e terceiros. O que se espera, ao final deste trabalho, é avaliar os impactos positivos e negativos deste novo requisito de treinamento na segurança de voo e no desenvolvimento do produto e explicitar quais serão as consequências para os fabricantes de aeronaves.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)This project, carried out in partnership with Embraer S.A., aims to address the issue of new training requirements for stall characteristics recognition in FSTD: Flight Simulation Training Device. Historically, pilot training in simulators was limited to the approach to stall and to recover from the stall warning first indication, which means the airplane was in the linear region of the lift coefficient curve. Following the occurrence of serious accidents around the world, where the crew was unable to properly identify and recover the aircraft from stall, the US Congress and Senate instituted the Public Law 111-216 - Aug. 1, 2010. This law was established as a proposal to amend the current requirement (14 CFR Part 60) and its means of compliance (Advisory Circulars), specifically AC 120-109, and to enforce full stall training in simulators, which goes beyond of the loss of lift, indirectly encouraging the challenge of modeling the non-linear behavior of the wing. The new requirement change proposal has raised a number of questions and doubts about the fidelity of the simulator and the possibility of "negative training", provoking huge debate among manufacturers, regulatory authorities, training providers and third parties. At the end of this paper, it is expected to provide an assessment of the pros and cons of this new training requirement impacts on flight safety and product development, and to account for the consequences for aircraft manufacturers.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia AeronáuticaBasile, Marcelo Toledohttp://lattes.cnpq.br/5244028396307968Sanches, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671Venson, Giuliano Gardolinskihttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178Pereira, Bruno Luizhttp://lattes.cnpq.br/8009308835909749Oliveira, Denise Dias2018-07-23T14:34:04Z2018-07-23T14:34:04Z2018-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Denise Dias. Evaluation of Flight Simulators Qualification Requirements for Full Stall Training Tasks Impacts on Safety and Industry . 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21990enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-07-23T14:34:05Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21990Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-07-23T14:34:05Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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