Trânsito e mobilidade urbana: utilização de geotecnologias para espacialização de acidentes em Ituiutaba/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Neto, Fausto Amador
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18473
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.557
Resumo: A quantidade de acidentes automobilísticos no Brasil é um tema recorrente de estudo, tendo em vista que, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), já foi considerado o quinto país no mundo com mais mortes no trânsito. Dentre as principais causas de acidentes, o grande crescimento da frota de veículos associado à negligência, imperícia e à imprudência na condução dos mesmos, aparenta ter grande representatividade neste cenário. A presente investigação teve o intuito de conhecer as áreas de maior incidência de acidentes de trânsito no bairro Centro da cidade de Ituiutaba/MG, comparando-se dados dos anos de 2004 e 2014, fornecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), anotando-se algumas de suas possíveis causas. Objetivou- se ainda, analisar se eventual aumento da população e da frota de veículos no período selecionado, estaria ligado às variáveis acidentárias, buscando identificar números de registros, seus principais tipos, procedendo ainda ao mapeamento, através das ferramentas advindas das geotecnologias, das áreas de maior ocorrência e apresentando propostas para potencial redução de seu quantitativo. Nesse ínterim, a metodologia adotada foi pautada numa pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto ao tratamento dos dados, se dera por meio da busca de literatura que subsidiou o estudo, atrelada à legislação vigente, bem como ainda na elaboração de gráficos, tabelas e mapas advindos dos dados fornecidos por órgãos oficiais. Por meio dos resultados auferidos, diagnosticou-se que entre os anos inclinados houve aumento populacional de 12,34% em Ituiutaba, conquanto que o aumento da frota veicular se mostrou superior, num percentual de quase 126%, sendo o aumento de motocicletas, motonetas e ciclomotores o mais expressivo (169,55%), e, consequentemente, verificada maior recorrência no seu envolvimento em acidentes. Do total apurado tanto pelo CBMMG quanto pela PMMG, verificou-se que 28% dos registros acidentários se dão no centro, especificamente entre o intervalo de 12h00min e 13h59min, correlacionados ao de maior utilização do comércio e equipamentos públicos centrais. Quanto às possíveis causas dos acidentes suscitadas nos relatórios, levantou-se a hipótese de não confiabilidade nesses indicativos dada a imprecisão despendida no preenchimento desse item nos boletins de ocorrência. No mapeamento das vias de maior repetição de acidentes, observou-se nos logradouros 17, 20, 26 e 07, respectivamente, maior preocupação quanto ao quantitativo auferido. Por fim, sugeriram-se algumas ações e propostas para mitigação da problemática, dentre elas, palestras educativas e elaboração de material educativo/informativo para serem conduzidos na Semana Nacional do Trânsito, instituída anualmente no mês de setembro de cada ano, conscientizando, principalmente, os futuros condutores de veículos sobre a importância da promoção da segurança viária.
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spelling 2017-05-09T13:45:46Z2017-05-09T13:45:46Z2016-10-25ALVES NETO, Fausto Amador. Trânsito e mobilidade urbana: utilização de geotecnologias para espacialização de acidentes em Ituiutaba/MG. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.557https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18473http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.557A quantidade de acidentes automobilísticos no Brasil é um tema recorrente de estudo, tendo em vista que, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), já foi considerado o quinto país no mundo com mais mortes no trânsito. Dentre as principais causas de acidentes, o grande crescimento da frota de veículos associado à negligência, imperícia e à imprudência na condução dos mesmos, aparenta ter grande representatividade neste cenário. A presente investigação teve o intuito de conhecer as áreas de maior incidência de acidentes de trânsito no bairro Centro da cidade de Ituiutaba/MG, comparando-se dados dos anos de 2004 e 2014, fornecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), anotando-se algumas de suas possíveis causas. Objetivou- se ainda, analisar se eventual aumento da população e da frota de veículos no período selecionado, estaria ligado às variáveis acidentárias, buscando identificar números de registros, seus principais tipos, procedendo ainda ao mapeamento, através das ferramentas advindas das geotecnologias, das áreas de maior ocorrência e apresentando propostas para potencial redução de seu quantitativo. Nesse ínterim, a metodologia adotada foi pautada numa pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto ao tratamento dos dados, se dera por meio da busca de literatura que subsidiou o estudo, atrelada à legislação vigente, bem como ainda na elaboração de gráficos, tabelas e mapas advindos dos dados fornecidos por órgãos oficiais. Por meio dos resultados auferidos, diagnosticou-se que entre os anos inclinados houve aumento populacional de 12,34% em Ituiutaba, conquanto que o aumento da frota veicular se mostrou superior, num percentual de quase 126%, sendo o aumento de motocicletas, motonetas e ciclomotores o mais expressivo (169,55%), e, consequentemente, verificada maior recorrência no seu envolvimento em acidentes. Do total apurado tanto pelo CBMMG quanto pela PMMG, verificou-se que 28% dos registros acidentários se dão no centro, especificamente entre o intervalo de 12h00min e 13h59min, correlacionados ao de maior utilização do comércio e equipamentos públicos centrais. Quanto às possíveis causas dos acidentes suscitadas nos relatórios, levantou-se a hipótese de não confiabilidade nesses indicativos dada a imprecisão despendida no preenchimento desse item nos boletins de ocorrência. No mapeamento das vias de maior repetição de acidentes, observou-se nos logradouros 17, 20, 26 e 07, respectivamente, maior preocupação quanto ao quantitativo auferido. Por fim, sugeriram-se algumas ações e propostas para mitigação da problemática, dentre elas, palestras educativas e elaboração de material educativo/informativo para serem conduzidos na Semana Nacional do Trânsito, instituída anualmente no mês de setembro de cada ano, conscientizando, principalmente, os futuros condutores de veículos sobre a importância da promoção da segurança viária.The number of car accidents in Brazil is a recurring theme of study, given that, according to research from the World Health Organization (WHO), has been considered the fifth country in the world with more traffic deaths. Among the main causes of accidents, the great growth of the fleet of vehicles associated with negligence, incompetence and recklessness in the conduct thereof, appears to have great representation in this scenario. This research aimed to know the areas of higher incidence of traffic accidents in the district center of the city of Ituiutaba / MG, comparing data from 2004 and 2014 provided by the Fire Department of Minas Gerais Military (CBMMG) and the Military Police of Minas Gerais (PMMG), writing down some of its possible causes. The objective was to also consider whether any increase in population and vehicle fleet in the selected period, would be linked to accidents variables in order to identify numbers of records, their main types, proceeding still mapping, through the arising of geotechnology tools, areas most frequent and presenting proposals for potential reduction of its quantitative. In the meantime, the methodology adopted was based on a literature review, documentary and field with quantitative and qualitative approach. The processing of the data, was given through the pursuit of literature which supported the study, linked to the current legislation, and also in the preparation of charts, tables and maps arising from the data provided by official agencies. Through the income earned, it was diagnosed that between the years was inclined population growth of 12.34% in Ituiutaba, while the increase of vehicle fleet was higher, a percentage of almost 126%, with the increase of motorcycles, scooters and mopeds the most significant (169,55%), and thus recorded higher recurrence rate in their involvement in accidents. The total received by both CBMMG as the PMMG, it was found that 28% of acidentarios records occur in the center, specifically within the range of 12:00 and 13:59, correlated to the increased use of central trade and public facilities. As for the possible causes of accidents raised in the reports raised the hypothesis of unreliability in these indicative given the imprecision spent in completing this item in the police reports. The mapping of the most repeated accidents pathways observed in public sites 17, 20, 26 and 07, respectively, greater concern about the quantitative earned. Finally, they suggested to some actions and proposals for the problem mitigation, among them educational lectures and preparation of educational / informational materials to be conducted at the National Traffic Week, established annually in the month of September each year, raising awareness, especially, future vehicle drivers about the importance of promoting road safety.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Geografia (Pontal)BrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeografiaAcidentes de trânsitoMobilidade urbana - Ituiutaba (MG)GeotecnologiasAcidentes de TrânsitoMobilidade UrbanaTraffic-accidentsUrban mobilityTrânsito e mobilidade urbana: utilização de geotecnologias para espacialização de acidentes em Ituiutaba/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCastanho, Roberto Barbozahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762394E2Bernardes, Maria Beatriz Junqueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745861E9Almeida, Emerson Gervásio dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265111E8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427571P8Alves Neto, Fausto Amador12381761755info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILTransitoMobilidadeUrbana.pdf.jpgTransitoMobilidadeUrbana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18473/4/TransitoMobilidadeUrbana.pdf.jpg0ae5bfc48accf75a91975588ad538e94MD54ORIGINALTransitoMobilidadeUrbana.pdfTransitoMobilidadeUrbana.pdfDissertaçãoapplication/pdf24526165https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18473/1/TransitoMobilidadeUrbana.pdf4accb536a3d0d53cbb0b2a97c232f1e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18473/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTTransitoMobilidadeUrbana.pdf.txtTransitoMobilidadeUrbana.pdf.txtExtracted texttext/plain250290https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18473/3/TransitoMobilidadeUrbana.pdf.txte2c615c8e3cf7e90a4dad7d47272439cMD53123456789/184732020-10-13 19:21:19.557oai:repositorio.ufu.br:123456789/18473w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-13T22:21:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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