Bolaño y Poniatowska: memorias entorno al movimiento del 68 en México
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26976 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.964 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo pesquisar as obras Amuleto (1999) do escritor chileno Roberto Bolaño e La noche de Tlatelolco. Testimonios de historia oral (1971) da jornalista mexicana Elena Poniatowska. Para a eleição desse corpus foi decisivo o fato de ambas as obras serem parte de um contexto histórico comum: O Movimento 68 no México, um movimento político e social liderado por estudantes secundaristas e universitários que através de seus processos judiciais denunciaram o autoritarismo e a repressão exercidos pelo governo mexicano. Como suas demandas eram de natureza política, e não acadêmica, eles tiveram grande apoio e participação da sociedade mexicana. Nosso trabalho está focado especificamente nas construções de memória do 68’ presentes nas obras, que de maneiras diferentes respondem à uma construção de literatura testemunhal. La noche de Tlatelolco é uma coletânea de testemunhos e documentos de natureza diversa, desde a gênese do Movimento até o Massacre de Tlatelolco, com o qual o governo pôs fim ao protesto estudantil. Corresponde a uma construção canônica da literatura de testemunho latino-americana que tem seu apogeu nos anos 60. O romance Amuleto, por outro lado, apresenta uma construção fictícia do testemunho sobre um evento particular de 68 e da voz única da sua protagonista Auxilio Lacouture, quem narra sua própria subjetividade. Em nossa análise, consideramos fundamentalmente os autores que argumentam sobre as categorizações do testemunho latino-americano. Miguel Barnet (1966), Hugo Achúgar (2002), Nelly Richard (2007), Beatriz Sarlo (2007), Márcio Selligmann-Silva (2003) e Elzbieta Sklodowska (1992). Para aprofundar nas proximidades de La noche de Tlatelolco com as categorias da História, contamos com os conceitos de memória coletiva de Maurice Halbwachs (2004) e de consciência histórica de Jörn Rüssen (2007). |
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Bolaño y Poniatowska: memorias entorno al movimiento del 68 en MéxicoBolaño e Poniatowska: memórias em torno ao movimento do 68 no MéxicoLatinoaméricaLatin AmericaLiteratura testimonialTestimonial literatureMovimiento estudiantilMemoryMemoriaStudent movementCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho tem por objetivo pesquisar as obras Amuleto (1999) do escritor chileno Roberto Bolaño e La noche de Tlatelolco. Testimonios de historia oral (1971) da jornalista mexicana Elena Poniatowska. Para a eleição desse corpus foi decisivo o fato de ambas as obras serem parte de um contexto histórico comum: O Movimento 68 no México, um movimento político e social liderado por estudantes secundaristas e universitários que através de seus processos judiciais denunciaram o autoritarismo e a repressão exercidos pelo governo mexicano. Como suas demandas eram de natureza política, e não acadêmica, eles tiveram grande apoio e participação da sociedade mexicana. Nosso trabalho está focado especificamente nas construções de memória do 68’ presentes nas obras, que de maneiras diferentes respondem à uma construção de literatura testemunhal. La noche de Tlatelolco é uma coletânea de testemunhos e documentos de natureza diversa, desde a gênese do Movimento até o Massacre de Tlatelolco, com o qual o governo pôs fim ao protesto estudantil. Corresponde a uma construção canônica da literatura de testemunho latino-americana que tem seu apogeu nos anos 60. O romance Amuleto, por outro lado, apresenta uma construção fictícia do testemunho sobre um evento particular de 68 e da voz única da sua protagonista Auxilio Lacouture, quem narra sua própria subjetividade. Em nossa análise, consideramos fundamentalmente os autores que argumentam sobre as categorizações do testemunho latino-americano. Miguel Barnet (1966), Hugo Achúgar (2002), Nelly Richard (2007), Beatriz Sarlo (2007), Márcio Selligmann-Silva (2003) e Elzbieta Sklodowska (1992). Para aprofundar nas proximidades de La noche de Tlatelolco com as categorias da História, contamos com os conceitos de memória coletiva de Maurice Halbwachs (2004) e de consciência histórica de Jörn Rüssen (2007).OEA - Organização das Nações AmericanasDissertação (Mestrado)El presente trabajo tiene como objetivo indagar en las obras Amuleto (1999) del escritor chileno Roberto Bolaño y La noche de Tlatelolco. Testimonios de historia oral (1971) de la periodista mexicana Elena Poniatowska. Para la elección de este corpus de trabajo fue determinante el hecho de que ambas obras se inscriben en un contexto histórico común: El Movimiento del 68 en México, movimiento político y social que fue liderado por estudiantes secundarios y universitarios, los cuales a través de sus demandas denunciaban el autoritarismo y la represión ejercida por el gobierno mexicano. Debido a que sus demandas fueron de carácter político y no estudiantil contaron con gran apoyo y participación de la sociedad mexicana. Nuestro trabajo está centrado específicamente en las construcciones de memoria del 68’ presentes en las obras, las cuales de distinta manera responden a una construcción testimonial de la literatura. La noche de Tlatelolco, es una recopilación de testimonios y documentos de diversa naturaleza, que van desde la génesis del Movimiento hasta la Masacre de Tlatelolco con la cual el gobierno puso fin a la protesta estudiantil. Corresponde a una construcción canónica de la literatura testimonial latinoamericana que tiene su apogeo en los años 60’s. La novela Amuleto por otro lado, presenta una construcción ficcional del testimonio a partir de un evento particular del 68 y de la voz única de su protagonista Auxilio Lacouture, que narra su propia subjetividad. En nuestro análisis hemos considerado fundamentalmente los autores que discuten sobre las categorizaciones del testimonio latinoamericano Miguel Barnet (1966), Hugo Achúgar (2002), Nelly Richard (2007), Beatriz Sarlo (2007), Márcio Selligmann-Silva (2003) y Elzbieta Sklodowska (1992). Para profundizar en las proximidades de La noche de Tlatelolco, con las categorías de la historia, nos apoyamos en los conceptos de memoria colectiva de Maurice Halbwachs (2004) y conciencia histórica de Jörn Rüssen (2007).Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosAraújo, Joana Luiza Muylaert dehttp://lattes.cnpq.br/6656909663539597Muylaert, Joanahttp://lattes.cnpq.br/6656909663539597Jobim, José Luíshttp://lattes.cnpq.br/2864489503546804Cipreste, Karla Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/0956376299120478Arriagada, Javiera Cristina Hernández2019-09-17T20:06:57Z2019-09-17T20:06:57Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARRIAGADA, Javiera Cristina Hernández. Bolaño y Poniatowska: memorias entorno al movimiento del 68 en México. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.964https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26976http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.964spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-09-18T06:04:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26976Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-09-18T06:04:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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