Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 |
Resumo: | This research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices. |
id |
UFU_382be4b0fefa0f8584afed07a1b564bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19259 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)HistóriaHistória socialHistória - EnsinoHistória - CurrículosHistória social e escola públicaEnsino de história e currículoDiretrizes curricularesCotidiano escolarSocial History and public schoolpHistory Teaching and curriculumCurricular guidelinesEveryday schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoDissertação (Mestrado)Esta dissertação trata da organização curricular da área de história no ensino fundamental, em escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG, no período de 2010 a 2016. Compreende o currículo como um movimento histórico operado por sujeitos reais - professores/as, alunos/as, especialistas -, em um campo compartilhado: as escolas públicas concretas. A trajetória de pesquisa consiste em uma discussão baseada em materiais de variadas naturezas, como textos legais, diretrizes e conteúdos básicos curriculares, ao lado da metodologia de observação empírica e de história oral, todos considerados como evidências das múltiplas camadas constitutivas do processo de organização curricular. Partindo, portanto, da articulação entre essas evidências, perscruta o que o(s) currículo(s) expressa(m) em termos de valores e práticas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em HistóriaVasconcelos, Regina Ilka Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790921U5Ricci, Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapaghttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784174Z6Barbosa, Marta Emísia Jacintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700613U5Costa, Artur Nogueira Santos e2017-07-27T11:24:01Z2017-07-27T11:24:01Z2017-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-01T17:57:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19259Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T17:57:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
title |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
spellingShingle |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) Costa, Artur Nogueira Santos e História História social História - Ensino História - Currículos História social e escola pública Ensino de história e currículo Diretrizes curriculares Cotidiano escolar Social History and public schoolp History Teaching and curriculum Curricular guidelines Everyday school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
title_full |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
title_fullStr |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
title_full_unstemmed |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
title_sort |
Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
author |
Costa, Artur Nogueira Santos e |
author_facet |
Costa, Artur Nogueira Santos e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, Regina Ilka Vieira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790921U5 Ricci, Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784174Z6 Barbosa, Marta Emísia Jacinto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700613U5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Artur Nogueira Santos e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História História social História - Ensino História - Currículos História social e escola pública Ensino de história e currículo Diretrizes curriculares Cotidiano escolar Social History and public schoolp History Teaching and curriculum Curricular guidelines Everyday school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
História História social História - Ensino História - Currículos História social e escola pública Ensino de história e currículo Diretrizes curriculares Cotidiano escolar Social History and public schoolp History Teaching and curriculum Curricular guidelines Everyday school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27T11:24:01Z 2017-07-27T11:24:01Z 2017-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 |
identifier_str_mv |
COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569639573356544 |