Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Artur Nogueira Santos e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357
Resumo: This research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices.
id UFU_382be4b0fefa0f8584afed07a1b564bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19259
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)HistóriaHistória socialHistória - EnsinoHistória - CurrículosHistória social e escola públicaEnsino de história e currículoDiretrizes curricularesCotidiano escolarSocial History and public schoolpHistory Teaching and curriculumCurricular guidelinesEveryday schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoDissertação (Mestrado)Esta dissertação trata da organização curricular da área de história no ensino fundamental, em escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG, no período de 2010 a 2016. Compreende o currículo como um movimento histórico operado por sujeitos reais - professores/as, alunos/as, especialistas -, em um campo compartilhado: as escolas públicas concretas. A trajetória de pesquisa consiste em uma discussão baseada em materiais de variadas naturezas, como textos legais, diretrizes e conteúdos básicos curriculares, ao lado da metodologia de observação empírica e de história oral, todos considerados como evidências das múltiplas camadas constitutivas do processo de organização curricular. Partindo, portanto, da articulação entre essas evidências, perscruta o que o(s) currículo(s) expressa(m) em termos de valores e práticas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em HistóriaVasconcelos, Regina Ilka Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790921U5Ricci, Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapaghttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784174Z6Barbosa, Marta Emísia Jacintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700613U5Costa, Artur Nogueira Santos e2017-07-27T11:24:01Z2017-07-27T11:24:01Z2017-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-01T17:57:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19259Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T17:57:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
title Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
spellingShingle Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
Costa, Artur Nogueira Santos e
História
História social
História - Ensino
História - Currículos
História social e escola pública
Ensino de história e currículo
Diretrizes curriculares
Cotidiano escolar
Social History and public schoolp
History Teaching and curriculum
Curricular guidelines
Everyday school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
title_full Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
title_fullStr Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
title_full_unstemmed Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
title_sort Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)
author Costa, Artur Nogueira Santos e
author_facet Costa, Artur Nogueira Santos e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790921U5
Ricci, Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784174Z6
Barbosa, Marta Emísia Jacinto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700613U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Artur Nogueira Santos e
dc.subject.por.fl_str_mv História
História social
História - Ensino
História - Currículos
História social e escola pública
Ensino de história e currículo
Diretrizes curriculares
Cotidiano escolar
Social History and public schoolp
History Teaching and curriculum
Curricular guidelines
Everyday school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic História
História social
História - Ensino
História - Currículos
História social e escola pública
Ensino de história e currículo
Diretrizes curriculares
Cotidiano escolar
Social History and public schoolp
History Teaching and curriculum
Curricular guidelines
Everyday school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27T11:24:01Z
2017-07-27T11:24:01Z
2017-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357
identifier_str_mv COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569639573356544