História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Ivana Borges
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114
Resumo: Procuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®.
id UFU_38eb9dfe6eebc75b10e6c1a9c35c8cd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17745
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-09-21T13:00:16Z2016-09-21T13:00:16Z2016-02-24BARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114Procuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®.We seek, through this work, to understand the construction of the pirates’ images from the Golden Age of Piracy (late seventeenth through early eighteenth century) through the observation of the circulation of these images, which are not limited to one field of knowledge. We take into account the importance of the book “A General History of the robberies and murders of the most notorious pirates...” written by Charles Johnson for these constructions, not only literary, but also historiographical provided that the stories of pirates and piracy gained ground in historiography from the twentieth century on. We also seek to show that this historiographical space arises opposed to an apparent historiographical silence about these stories that lasts for about two centuries, related to a new way of writing history in the aesthetic regime, where it arises as a science through a poetics of knowledge, of which the philosopher Jacques Rancière helps us reflect. Lastly, reflecting upon how these images of pirates circulate nowadays, we seek to understand the historicity of the pirates’ images within that aesthetic regime based on some scenes of the film series Pirates of the Caribbean by Disney™.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaHistoriografiaPiratas - HistóriaJohnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famososPiratasHistoriografiaRegime estéticoHistoricidade das imagens cinematográficas dos piratasPiratesHistoriographyAesthetic regimeHistoricity of the cinematographic images of piratesHistória, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da piratariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVoigt, André Fabianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7Morais, Sérgio Paulohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1Hering, Fábio Adrianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440551Z9Barcelos, Ivana Borges109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILHistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpgHistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/4/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpge2d20258ad9ec3e2e0c7f6a93bd7de47MD54ORIGINALHistoriaLiteraturaCinema.pdfHistoriaLiteraturaCinema.pdfDissertaçãoapplication/pdf1828860https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/1/HistoriaLiteraturaCinema.pdf87e28e41b66ac3bd894cbd493e4d8242MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTHistoriaLiteraturaCinema.pdf.txtHistoriaLiteraturaCinema.pdf.txtExtracted texttext/plain296150https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/3/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.txtd7cea55edf01c9321713909150325062MD53123456789/177452020-09-24 18:47:38.166oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:11:29.555973Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
title História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
spellingShingle História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
Barcelos, Ivana Borges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Historiografia
Piratas - História
Johnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos
Piratas
Historiografia
Regime estético
Historicidade das imagens cinematográficas dos piratas
Pirates
Historiography
Aesthetic regime
Historicity of the cinematographic images of pirates
title_short História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
title_full História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
title_fullStr História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
title_full_unstemmed História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
title_sort História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
author Barcelos, Ivana Borges
author_facet Barcelos, Ivana Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voigt, André Fabiano
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Morais, Sérgio Paulo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hering, Fábio Adriano
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440551Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Ivana Borges
contributor_str_mv Voigt, André Fabiano
Morais, Sérgio Paulo
Hering, Fábio Adriano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Historiografia
Piratas - História
Johnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos
Piratas
Historiografia
Regime estético
Historicidade das imagens cinematográficas dos piratas
Pirates
Historiography
Aesthetic regime
Historicity of the cinematographic images of pirates
dc.subject.por.fl_str_mv História
Historiografia
Piratas - História
Johnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos
Piratas
Historiografia
Regime estético
Historicidade das imagens cinematográficas dos piratas
Pirates
Historiography
Aesthetic regime
Historicity of the cinematographic images of pirates
description Procuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-21T13:00:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-21T13:00:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114
identifier_str_mv BARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/4/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/1/HistoriaLiteraturaCinema.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/3/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2d20258ad9ec3e2e0c7f6a93bd7de47
87e28e41b66ac3bd894cbd493e4d8242
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
d7cea55edf01c9321713909150325062
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425602199814144