História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114 |
Resumo: | Procuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®. |
id |
UFU_38eb9dfe6eebc75b10e6c1a9c35c8cd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/17745 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-09-21T13:00:16Z2016-09-21T13:00:16Z2016-02-24BARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114Procuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®.We seek, through this work, to understand the construction of the pirates’ images from the Golden Age of Piracy (late seventeenth through early eighteenth century) through the observation of the circulation of these images, which are not limited to one field of knowledge. We take into account the importance of the book “A General History of the robberies and murders of the most notorious pirates...” written by Charles Johnson for these constructions, not only literary, but also historiographical provided that the stories of pirates and piracy gained ground in historiography from the twentieth century on. We also seek to show that this historiographical space arises opposed to an apparent historiographical silence about these stories that lasts for about two centuries, related to a new way of writing history in the aesthetic regime, where it arises as a science through a poetics of knowledge, of which the philosopher Jacques Rancière helps us reflect. Lastly, reflecting upon how these images of pirates circulate nowadays, we seek to understand the historicity of the pirates’ images within that aesthetic regime based on some scenes of the film series Pirates of the Caribbean by Disney™.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaHistoriografiaPiratas - HistóriaJohnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famososPiratasHistoriografiaRegime estéticoHistoricidade das imagens cinematográficas dos piratasPiratesHistoriographyAesthetic regimeHistoricity of the cinematographic images of piratesHistória, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da piratariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVoigt, André Fabianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7Morais, Sérgio Paulohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1Hering, Fábio Adrianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440551Z9Barcelos, Ivana Borges109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILHistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpgHistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/4/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpge2d20258ad9ec3e2e0c7f6a93bd7de47MD54ORIGINALHistoriaLiteraturaCinema.pdfHistoriaLiteraturaCinema.pdfDissertaçãoapplication/pdf1828860https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/1/HistoriaLiteraturaCinema.pdf87e28e41b66ac3bd894cbd493e4d8242MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTHistoriaLiteraturaCinema.pdf.txtHistoriaLiteraturaCinema.pdf.txtExtracted texttext/plain296150https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/3/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.txtd7cea55edf01c9321713909150325062MD53123456789/177452020-09-24 18:47:38.166oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:11:29.555973Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
title |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
spellingShingle |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria Barcelos, Ivana Borges CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História Historiografia Piratas - História Johnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos Piratas Historiografia Regime estético Historicidade das imagens cinematográficas dos piratas Pirates Historiography Aesthetic regime Historicity of the cinematographic images of pirates |
title_short |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
title_full |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
title_fullStr |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
title_full_unstemmed |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
title_sort |
História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria |
author |
Barcelos, Ivana Borges |
author_facet |
Barcelos, Ivana Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Voigt, André Fabiano |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Morais, Sérgio Paulo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Hering, Fábio Adriano |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440551Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Ivana Borges |
contributor_str_mv |
Voigt, André Fabiano Morais, Sérgio Paulo Hering, Fábio Adriano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História Historiografia Piratas - História Johnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos Piratas Historiografia Regime estético Historicidade das imagens cinematográficas dos piratas Pirates Historiography Aesthetic regime Historicity of the cinematographic images of pirates |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Historiografia Piratas - História Johnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos Piratas Historiografia Regime estético Historicidade das imagens cinematográficas dos piratas Pirates Historiography Aesthetic regime Historicity of the cinematographic images of pirates |
description |
Procuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-21T13:00:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-21T13:00:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114 |
identifier_str_mv |
BARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/4/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/1/HistoriaLiteraturaCinema.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17745/3/HistoriaLiteraturaCinema.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2d20258ad9ec3e2e0c7f6a93bd7de47 87e28e41b66ac3bd894cbd493e4d8242 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 d7cea55edf01c9321713909150325062 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425602199814144 |