Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37293 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
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Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG.Inundações urbanasEscoamentoModelos hidrológicos e hidráulicosCNPQ::ENGENHARIASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)As inundações urbanas são eventos historicamente comuns em grandes centros urbanos. Porém, mesmo em cidades de médio e pequeno porte, o alagamento de ruas e avenidas têm se tornado recorrente devido à ocupação urbana e consequente impermeabilização dos solos. Esse é um problema que tem se tornado frequente na cidade de Uberlândia – MG, especialmente na avenida Governador Rondon Pacheco, pela drenagem de grandes áreas urbanizadas e por constituir-se em uma artéria de tráfego de veículos, esse problema apresenta-se grave. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de escoamento que ocorre na avenida Governador Rondon Pacheco durante eventos de chuvas intensas. Nesse caso, a avenida foi tratada como um canal e as ruas perpendiculares como afluentes. Com essa analogia e o uso de modelos hidrológicos e hidráulicos, foi feito a simulação de propagação da cheia sobre a referida avenida usando o programa HEC-RAS versão 6 (bidimensional), mapeando as profundidas do escoamento e as tensões cisalhantes, indicando assim os setores de maior e menor lâmina de água, e os setores mais propícios ao arraste de veículos e destacamento de pavimentos. Os resultados obtidos mostram que os trechos mais passíveis de inundação são a região imediatamente a jusante do cruzamento da avenida Anselmo Alves dos Santos com a avenida Governador Rondon Pacheco, e a região compreendida entre o exutório do córrego Lagoinha e o final do trecho. Já em relação ao risco de arraste de veículos e destacamento de pavimento, ao longo do trecho estudado quatro pontos se destacaram, tais regiões se encontram nas proximidades do viaduto da rua Olegário Maciel, viaduto Carlos Saraiva, trecho compreendido entre o exutório do córrego Lagoinha e a avenida dos Municípios, e a região compreendida entre as ruas Javari e Raimundo P Carvalho. Com isso é possível notar o quão a população da cidade de Uberlândia é afetada pelos eventos de enchentes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia CivilAlamy Filho, José Eduardohttp://lattes.cnpq.br/0768876670810150Dutra Junior, Samuel Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7710754722855330Pereira, Carlos Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/7174393724547658Mendes, Rafaella da Silva Vieira2023-02-23T19:19:58Z2023-02-23T19:19:58Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENDES, Rafaella da Silva Vieira. Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG. 2023. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-02-24T06:21:49Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37293Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-02-24T06:21:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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