Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Júnior, José Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756
Resumo: The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.
id UFU_3904f16e9b2762980961af762f556c7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21135
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e PersonalizáveisMeta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable MoocsEngenharia ElétricaMOOCs (Instrução baseada na Web)Ensino a DistânciaEnsino auxiliado por computadorTecnologia EducacionalMOOCSistemas AdaptativosMeta-MOOCInterface AdaptativaAdaptação de ContextoAdaptative SystemsAdaptative InterfaceContext AdptawareCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAThe emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaKirner, Claudiohttp://lattes.cnpq.br/0277705848688464Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045Lamounier Júnior, Edgardhttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303Tori, Romerohttp://lattes.cnpq.br/8901320181295016Giraffa, Lucia Maria Martinshttp://lattes.cnpq.br/8787637274769944Dias Júnior, José Barbosa2018-04-11T19:36:30Z2018-04-11T19:36:30Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-04-11T19:36:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21135Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-04-11T19:36:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs
title Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
spellingShingle Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
Dias Júnior, José Barbosa
Engenharia Elétrica
MOOCs (Instrução baseada na Web)
Ensino a Distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia Educacional
MOOC
Sistemas Adaptativos
Meta-MOOC
Interface Adaptativa
Adaptação de Contexto
Adaptative Systems
Adaptative Interface
Context Adptaware
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
title_full Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
title_fullStr Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
title_full_unstemmed Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
title_sort Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
author Dias Júnior, José Barbosa
author_facet Dias Júnior, José Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kirner, Claudio
http://lattes.cnpq.br/0277705848688464
Cardoso, Alexandre
http://lattes.cnpq.br/3767009717402045
Lamounier Júnior, Edgard
http://lattes.cnpq.br/0239619592699303
Tori, Romero
http://lattes.cnpq.br/8901320181295016
Giraffa, Lucia Maria Martins
http://lattes.cnpq.br/8787637274769944
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Júnior, José Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Elétrica
MOOCs (Instrução baseada na Web)
Ensino a Distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia Educacional
MOOC
Sistemas Adaptativos
Meta-MOOC
Interface Adaptativa
Adaptação de Contexto
Adaptative Systems
Adaptative Interface
Context Adptaware
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Engenharia Elétrica
MOOCs (Instrução baseada na Web)
Ensino a Distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia Educacional
MOOC
Sistemas Adaptativos
Meta-MOOC
Interface Adaptativa
Adaptação de Contexto
Adaptative Systems
Adaptative Interface
Context Adptaware
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
2018-04-11T19:36:30Z
2018-04-11T19:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756
identifier_str_mv DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711391510495232