Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756 |
Resumo: | The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result. |
id |
UFU_3904f16e9b2762980961af762f556c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21135 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e PersonalizáveisMeta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable MoocsEngenharia ElétricaMOOCs (Instrução baseada na Web)Ensino a DistânciaEnsino auxiliado por computadorTecnologia EducacionalMOOCSistemas AdaptativosMeta-MOOCInterface AdaptativaAdaptação de ContextoAdaptative SystemsAdaptative InterfaceContext AdptawareCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAThe emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaKirner, Claudiohttp://lattes.cnpq.br/0277705848688464Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045Lamounier Júnior, Edgardhttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303Tori, Romerohttp://lattes.cnpq.br/8901320181295016Giraffa, Lucia Maria Martinshttp://lattes.cnpq.br/8787637274769944Dias Júnior, José Barbosa2018-04-11T19:36:30Z2018-04-11T19:36:30Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-04-11T19:36:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21135Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-04-11T19:36:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs |
title |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
spellingShingle |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis Dias Júnior, José Barbosa Engenharia Elétrica MOOCs (Instrução baseada na Web) Ensino a Distância Ensino auxiliado por computador Tecnologia Educacional MOOC Sistemas Adaptativos Meta-MOOC Interface Adaptativa Adaptação de Contexto Adaptative Systems Adaptative Interface Context Adptaware CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
title_full |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
title_fullStr |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
title_full_unstemmed |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
title_sort |
Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
author |
Dias Júnior, José Barbosa |
author_facet |
Dias Júnior, José Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kirner, Claudio http://lattes.cnpq.br/0277705848688464 Cardoso, Alexandre http://lattes.cnpq.br/3767009717402045 Lamounier Júnior, Edgard http://lattes.cnpq.br/0239619592699303 Tori, Romero http://lattes.cnpq.br/8901320181295016 Giraffa, Lucia Maria Martins http://lattes.cnpq.br/8787637274769944 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Júnior, José Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica MOOCs (Instrução baseada na Web) Ensino a Distância Ensino auxiliado por computador Tecnologia Educacional MOOC Sistemas Adaptativos Meta-MOOC Interface Adaptativa Adaptação de Contexto Adaptative Systems Adaptative Interface Context Adptaware CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
Engenharia Elétrica MOOCs (Instrução baseada na Web) Ensino a Distância Ensino auxiliado por computador Tecnologia Educacional MOOC Sistemas Adaptativos Meta-MOOC Interface Adaptativa Adaptação de Contexto Adaptative Systems Adaptative Interface Context Adptaware CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 2018-04-11T19:36:30Z 2018-04-11T19:36:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756 |
identifier_str_mv |
DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711391510495232 |