Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.32
Resumo: This dissertation presents reflections on my pedagogical practice, involving corporeal experiences, with children from 4 to 5 years old. The practice, analyzed here, occurred in 2015, at a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Uberlândia/MG. Through procedures based on the cartographic method, I tried to rethink my artistic trajectory and teacher training in order to find sources, pedagogical and artistic references that reverberated in my own analyzed teaching practice. One of the focuses of study, awakened by these references, was the way artists from various areas connect with young children. For the analysis of this aspect, as well as others raised during the research, audiovisual records and notes on the classes coordinated by me were analyzed. These classes involved playful procedures in children's bodily experience. From the analysis of the records, other topics, besides the way of establishing a connection, were raised, being also related to the previous references revisited. Among these themes are: play as its own territory or as performance and its appropriation by children; the presence of chance in meetings; as well as the way of sharing the experience that approached the developed process.
id UFU_3ce7cf64f2140defffee6f1ba6493306
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19954
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infânciaPlay, body and spaceCorporeidadeArtes CênicasEducação InfantilPrimeira InfânciaCorporeityPerforming ArtsEarly ChildhoodCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROThis dissertation presents reflections on my pedagogical practice, involving corporeal experiences, with children from 4 to 5 years old. The practice, analyzed here, occurred in 2015, at a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Uberlândia/MG. Through procedures based on the cartographic method, I tried to rethink my artistic trajectory and teacher training in order to find sources, pedagogical and artistic references that reverberated in my own analyzed teaching practice. One of the focuses of study, awakened by these references, was the way artists from various areas connect with young children. For the analysis of this aspect, as well as others raised during the research, audiovisual records and notes on the classes coordinated by me were analyzed. These classes involved playful procedures in children's bodily experience. From the analysis of the records, other topics, besides the way of establishing a connection, were raised, being also related to the previous references revisited. Among these themes are: play as its own territory or as performance and its appropriation by children; the presence of chance in meetings; as well as the way of sharing the experience that approached the developed process.Dissertação (Mestrado)Esta dissertação apresenta reflexões decorrentes da minha prática pedagógica, envolvendo experiências corporais com crianças de quatro a cinco anos. A prática aqui analisada ocorreu no ano de 2015, em uma Escola Municipal de Educação Infantil da cidade de Uberlândia/MG. Por meio de procedimentos advindos do método cartográfico, busco refazer minha trajetória artística e de formação docente a fim de encontrar fontes, referências pedagógicas e artísticas que reverberam na minha prática docente considerada nesta análise. Um dos focos de estudo, despertado por essas referências, são as maneiras que artistas de diversas áreas têm de estabelecer encontros com as crianças pequenas. Para análise deste aspecto e de outros suscitados no decorrer da pesquisa, proponho-me a ponderar acerca de registros audiovisuais e notas feitas em caderno de campo, das aulas coordenadas por mim e que envolveram procedimentos lúdicos na experiência corporal das crianças. A partir da reflexão suscitada por estes registros, outros temas, além do modo de estabelecer o encontro, abrolharam, estando também em acordo com as referências prévias revisitadas. Dentre estes temas estão: o jogo como território próprio ou como performance e a sua apropriação pelas crianças, a presença do acaso nos encontros, o modo de compartilhar a experiência com a comunidade, bem como o papel do adulto que coordena os encontros. Encerro, retomando a relação percebida entre o estado de atenção presente enquanto artista da cena e o modo de estar em jogo com as crianças.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em ArtesLeite, Vilma Campos dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8Figueiredo, Ricardo Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605Caon, Paulina Mariahttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de2017-12-06T23:58:13Z2017-12-06T23:58:13Z2017-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDEUS, Roberta Liz de Queiroz Sousa de. Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.32porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-12-07T05:02:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19954Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-12-07T05:02:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
Play, body and space
title Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
spellingShingle Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de
Corporeidade
Artes Cênicas
Educação Infantil
Primeira Infância
Corporeity
Performing Arts
Early Childhood
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
title_full Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
title_fullStr Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
title_full_unstemmed Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
title_sort Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância
author Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de
author_facet Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Vilma Campos dos Santos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8
Figueiredo, Ricardo Carvalho de
http://lattes.cnpq.br/9728770669406605
Caon, Paulina Maria
http://lattes.cnpq.br/4440863322840233
dc.contributor.author.fl_str_mv Deus, Roberta Liz de Queiroz Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade
Artes Cênicas
Educação Infantil
Primeira Infância
Corporeity
Performing Arts
Early Childhood
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic Corporeidade
Artes Cênicas
Educação Infantil
Primeira Infância
Corporeity
Performing Arts
Early Childhood
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description This dissertation presents reflections on my pedagogical practice, involving corporeal experiences, with children from 4 to 5 years old. The practice, analyzed here, occurred in 2015, at a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Uberlândia/MG. Through procedures based on the cartographic method, I tried to rethink my artistic trajectory and teacher training in order to find sources, pedagogical and artistic references that reverberated in my own analyzed teaching practice. One of the focuses of study, awakened by these references, was the way artists from various areas connect with young children. For the analysis of this aspect, as well as others raised during the research, audiovisual records and notes on the classes coordinated by me were analyzed. These classes involved playful procedures in children's bodily experience. From the analysis of the records, other topics, besides the way of establishing a connection, were raised, being also related to the previous references revisited. Among these themes are: play as its own territory or as performance and its appropriation by children; the presence of chance in meetings; as well as the way of sharing the experience that approached the developed process.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06T23:58:13Z
2017-12-06T23:58:13Z
2017-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEUS, Roberta Liz de Queiroz Sousa de. Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.32
identifier_str_mv DEUS, Roberta Liz de Queiroz Sousa de. Jogo, corpo e espaço: encontros de uma professora com a primeira infância. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19954
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711396296196096