O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vitor Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19321
Resumo: This study aims to analyze the knowledge of the students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia on the Comprehensive Income Statement - DRA. The methodological aspect the work has a descriptive approach, with quantitative evaluation of data and in relation to the technical procedures will be based on a survey, through a questionnaire application. The participants of the research were sixty-three students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia, studying from the 4th period proposed by the course. The questionnaire was divided into three parts: 1) respondent profile, 2) identification of the teaching method of the teachers and 3) knowledge about the DRA, with tests of hypotheses about the subject. The results showed that students do not have adequate knowledge about DRA, but nevertheless consider it important for professionals in the area. It can also be seen that knowledge about the content in question improves as students progress through the course.
id UFU_4179cc6afc5a631a3458f22fcf2ad960
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19321
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?Demonstração do resultado abrangenteNormas contábeisMétodos de ensinoStatement of comprehensive incomeAccounting standardsTeaching methodsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThis study aims to analyze the knowledge of the students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia on the Comprehensive Income Statement - DRA. The methodological aspect the work has a descriptive approach, with quantitative evaluation of data and in relation to the technical procedures will be based on a survey, through a questionnaire application. The participants of the research were sixty-three students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia, studying from the 4th period proposed by the course. The questionnaire was divided into three parts: 1) respondent profile, 2) identification of the teaching method of the teachers and 3) knowledge about the DRA, with tests of hypotheses about the subject. The results showed that students do not have adequate knowledge about DRA, but nevertheless consider it important for professionals in the area. It can also be seen that knowledge about the content in question improves as students progress through the course.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia sobre a Demonstração de Resultado Abrangente - DRA. O aspecto metodológico do trabalho tem abordagem descritiva, com avaliação quantitativa de dados e em relação aos procedimentos técnicos se baseará em um levantamento, por meio de aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram sessenta e três alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, cursando a partir do 4º período proposto pelo curso. O questionário foi divido em três partes: 1) perfil do respondente, 2) identificação do método de ensino dos docentes e 3) conhecimento sobre a DRA, com testes das hipóteses acerca do assunto. Os resultados demonstraram que os alunos não possuem conhecimento apropriado sobre DRA, mas, no entanto a consideram importante para profissionais da área. Pode-se perceber também que os conhecimentos sobre o conteúdo em questão melhoram à medida que os alunos avançam de período no curso.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisMartins, Vidigal FernandesPereira, Vitor Oliveira2017-08-04T14:55:13Z2017-08-04T14:55:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Vitor Oliveira. O que os estudantes do curso de ciências contábeis da universidade federal de uberlândia entendem como resultado abrangente? 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-08-05T06:00:45Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19321Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-08-05T06:00:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
title O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
spellingShingle O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
Pereira, Vitor Oliveira
Demonstração do resultado abrangente
Normas contábeis
Métodos de ensino
Statement of comprehensive income
Accounting standards
Teaching methods
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
title_full O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
title_fullStr O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
title_full_unstemmed O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
title_sort O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
author Pereira, Vitor Oliveira
author_facet Pereira, Vitor Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Vidigal Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vitor Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Demonstração do resultado abrangente
Normas contábeis
Métodos de ensino
Statement of comprehensive income
Accounting standards
Teaching methods
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Demonstração do resultado abrangente
Normas contábeis
Métodos de ensino
Statement of comprehensive income
Accounting standards
Teaching methods
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This study aims to analyze the knowledge of the students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia on the Comprehensive Income Statement - DRA. The methodological aspect the work has a descriptive approach, with quantitative evaluation of data and in relation to the technical procedures will be based on a survey, through a questionnaire application. The participants of the research were sixty-three students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia, studying from the 4th period proposed by the course. The questionnaire was divided into three parts: 1) respondent profile, 2) identification of the teaching method of the teachers and 3) knowledge about the DRA, with tests of hypotheses about the subject. The results showed that students do not have adequate knowledge about DRA, but nevertheless consider it important for professionals in the area. It can also be seen that knowledge about the content in question improves as students progress through the course.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-04T14:55:13Z
2017-08-04T14:55:13Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Vitor Oliveira. O que os estudantes do curso de ciências contábeis da universidade federal de uberlândia entendem como resultado abrangente? 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19321
identifier_str_mv PEREIRA, Vitor Oliveira. O que os estudantes do curso de ciências contábeis da universidade federal de uberlândia entendem como resultado abrangente? 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711378874105856