Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dairel, João Gabriel de Matos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_4708a6e197bbca2a0349cd283be5fd8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33553
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de QuímicaJogos digitais educacionaisAutoriaArquitetura de softwareQuímicaPhaser.jsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Professores da Educação Básica têm buscado estratégias que vão além das metodologias tradicionais de ensino. Uma possibilidade é a utilização de jogos digitais educacionais. No entanto, a criação de jogos educacionais multiplataforma é uma tarefa difícil e que demanda equipes técnicas especializadas. Assim, há uma lacuna temporal entre a demandados especialistas de domínio, como professores da Educação Básica, e o desenvolvimento e disponibilização desses artefatos. Dessa forma, este trabalho propõe um projeto de arquitetura de software que permite a criação dinâmica de fases de jogo utilizando oframeworkPhaser.js no contexto da disciplina de Química. A proposta armazena dados em arquivos JSON referentes a usuários, módulos, níveis, quizes e turmas. Além disso, a proposta inclui a coleta de interações por meio de registro de logs para envio a uma Application Programming Interface(API).Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito para a validação por meio de entrevista com um possível usuário de uma ferramenta como esta. Os resultados obtidos foram relevantes e mostraram a viabilidade da arquitetura proposta e o potencial impacto para professores.Universidade Federal de UberlândiaBrasilSistemas de InformaçãoAraújo, Rafael Diashttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725Junqueira, Mirella Silvahttp://lattes.cnpq.br/8179399394867067Lopes, Renato de Aquinohttp://lattes.cnpq.br/3686451569520273Dairel, João Gabriel de Matos2021-11-26T14:17:49Z2021-11-26T14:17:49Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-27T06:19:45Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33553Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-27T06:19:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
title Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
spellingShingle Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
Dairel, João Gabriel de Matos
Jogos digitais educacionais
Autoria
Arquitetura de software
Química
Phaser.js
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
title_short Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
title_full Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
title_fullStr Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
title_full_unstemmed Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
title_sort Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
author Dairel, João Gabriel de Matos
author_facet Dairel, João Gabriel de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Rafael Dias
http://lattes.cnpq.br/3067137114142725
Junqueira, Mirella Silva
http://lattes.cnpq.br/8179399394867067
Lopes, Renato de Aquino
http://lattes.cnpq.br/3686451569520273
dc.contributor.author.fl_str_mv Dairel, João Gabriel de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais educacionais
Autoria
Arquitetura de software
Química
Phaser.js
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
topic Jogos digitais educacionais
Autoria
Arquitetura de software
Química
Phaser.js
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T14:17:49Z
2021-11-26T14:17:49Z
2021-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553
identifier_str_mv DAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Sistemas de Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Sistemas de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569611513462784