Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
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Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de QuímicaJogos digitais educacionaisAutoriaArquitetura de softwareQuímicaPhaser.jsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Professores da Educação Básica têm buscado estratégias que vão além das metodologias tradicionais de ensino. Uma possibilidade é a utilização de jogos digitais educacionais. No entanto, a criação de jogos educacionais multiplataforma é uma tarefa difícil e que demanda equipes técnicas especializadas. Assim, há uma lacuna temporal entre a demandados especialistas de domínio, como professores da Educação Básica, e o desenvolvimento e disponibilização desses artefatos. Dessa forma, este trabalho propõe um projeto de arquitetura de software que permite a criação dinâmica de fases de jogo utilizando oframeworkPhaser.js no contexto da disciplina de Química. A proposta armazena dados em arquivos JSON referentes a usuários, módulos, níveis, quizes e turmas. Além disso, a proposta inclui a coleta de interações por meio de registro de logs para envio a uma Application Programming Interface(API).Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito para a validação por meio de entrevista com um possível usuário de uma ferramenta como esta. Os resultados obtidos foram relevantes e mostraram a viabilidade da arquitetura proposta e o potencial impacto para professores.Universidade Federal de UberlândiaBrasilSistemas de InformaçãoAraújo, Rafael Diashttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725Junqueira, Mirella Silvahttp://lattes.cnpq.br/8179399394867067Lopes, Renato de Aquinohttp://lattes.cnpq.br/3686451569520273Dairel, João Gabriel de Matos2021-11-26T14:17:49Z2021-11-26T14:17:49Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-27T06:19:45Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33553Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-27T06:19:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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