Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitillo, Pedro Vinícius Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116
Resumo: This article aims to understand the internationalization strategies of Chinese high-tech companies, more specifically the ones in the field of electronics, and their entry into the Brazilian market. Companies like Huawei, Lenovo and Xiaomi have been gaining prominence in the country in recent years. It is intended, therefore, to analyze how this entry in Brazil takes place and to seek an association with the Chinese industrial policy, focused in recent years on the global going strategy, aiming at greater international insertion of its companies. The methodology to be adopted is the case study of Huawei, Lenovo and Xiaomi, which exposes three different ways of entering Brazil, namely: installation of a production plant in the country, acquisition of another company and export of the portfolio.
id UFU_4c0c445173e354fa088ff08196a151ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30116
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomiInternacionalizaçãoChinaBrasilEmpresasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThis article aims to understand the internationalization strategies of Chinese high-tech companies, more specifically the ones in the field of electronics, and their entry into the Brazilian market. Companies like Huawei, Lenovo and Xiaomi have been gaining prominence in the country in recent years. It is intended, therefore, to analyze how this entry in Brazil takes place and to seek an association with the Chinese industrial policy, focused in recent years on the global going strategy, aiming at greater international insertion of its companies. The methodology to be adopted is the case study of Huawei, Lenovo and Xiaomi, which exposes three different ways of entering Brazil, namely: installation of a production plant in the country, acquisition of another company and export of the portfolio.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente artigo visa compreender as estratégias de internacionalização de empresas chinesas de alta tecnologia, mais especificamente do ramo de eletrônica, e sua entrada no mercado brasileiro. Empresas como Huawei, Lenovo e Xiaomi vêm ganhando destaque no país nos últimos anos. Pretende-se analisar, assim, de que forma se dá essa entrada no Brasil e buscar uma associação com a política industrial chinesa, voltada nos últimos anos para a estratégia going global, visando maior inserção internacional de suas empresas. A metodologia a ser adotada é o estudo de caso da Huawei, Lenovo e Xiaomi, que expõe três diferentes formas de entrada no Brasil, sendo respectivamente: instalação de planta produtiva no país, aquisição de outra empresa e exportação do portfólio.Universidade Federal de UberlândiaBrasilRelações InternacionaisLoural, Marcelo Sartoriohttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares dahttp://lattes.cnpq.br/5269031128431861Almeida Filho, Niemeyerhttp://lattes.cnpq.br/8004814998736610Pitillo, Pedro Vinícius Freitas2020-10-16T21:06:12Z2020-10-16T21:06:12Z2020-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPITILLO, Pedro Vinícius Freitas. Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no Brasil: um estudo de caso sobre Huawei, Lenovo e Xiaomi. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-21T17:40:22Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30116Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-21T17:40:22Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
title Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
spellingShingle Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
Pitillo, Pedro Vinícius Freitas
Internacionalização
China
Brasil
Empresas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
title_full Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
title_fullStr Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
title_full_unstemmed Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
title_sort Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
author Pitillo, Pedro Vinícius Freitas
author_facet Pitillo, Pedro Vinícius Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loural, Marcelo Sartorio
http://lattes.cnpq.br/2921492689603111
Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da
http://lattes.cnpq.br/5269031128431861
Almeida Filho, Niemeyer
http://lattes.cnpq.br/8004814998736610
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitillo, Pedro Vinícius Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
China
Brasil
Empresas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Internacionalização
China
Brasil
Empresas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This article aims to understand the internationalization strategies of Chinese high-tech companies, more specifically the ones in the field of electronics, and their entry into the Brazilian market. Companies like Huawei, Lenovo and Xiaomi have been gaining prominence in the country in recent years. It is intended, therefore, to analyze how this entry in Brazil takes place and to seek an association with the Chinese industrial policy, focused in recent years on the global going strategy, aiming at greater international insertion of its companies. The methodology to be adopted is the case study of Huawei, Lenovo and Xiaomi, which exposes three different ways of entering Brazil, namely: installation of a production plant in the country, acquisition of another company and export of the portfolio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16T21:06:12Z
2020-10-16T21:06:12Z
2020-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PITILLO, Pedro Vinícius Freitas. Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no Brasil: um estudo de caso sobre Huawei, Lenovo e Xiaomi. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116
identifier_str_mv PITILLO, Pedro Vinícius Freitas. Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no Brasil: um estudo de caso sobre Huawei, Lenovo e Xiaomi. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Relações Internacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Relações Internacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569697046855680