Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116 |
Resumo: | This article aims to understand the internationalization strategies of Chinese high-tech companies, more specifically the ones in the field of electronics, and their entry into the Brazilian market. Companies like Huawei, Lenovo and Xiaomi have been gaining prominence in the country in recent years. It is intended, therefore, to analyze how this entry in Brazil takes place and to seek an association with the Chinese industrial policy, focused in recent years on the global going strategy, aiming at greater international insertion of its companies. The methodology to be adopted is the case study of Huawei, Lenovo and Xiaomi, which exposes three different ways of entering Brazil, namely: installation of a production plant in the country, acquisition of another company and export of the portfolio. |
id |
UFU_4c0c445173e354fa088ff08196a151ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30116 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomiInternacionalizaçãoChinaBrasilEmpresasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThis article aims to understand the internationalization strategies of Chinese high-tech companies, more specifically the ones in the field of electronics, and their entry into the Brazilian market. Companies like Huawei, Lenovo and Xiaomi have been gaining prominence in the country in recent years. It is intended, therefore, to analyze how this entry in Brazil takes place and to seek an association with the Chinese industrial policy, focused in recent years on the global going strategy, aiming at greater international insertion of its companies. The methodology to be adopted is the case study of Huawei, Lenovo and Xiaomi, which exposes three different ways of entering Brazil, namely: installation of a production plant in the country, acquisition of another company and export of the portfolio.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente artigo visa compreender as estratégias de internacionalização de empresas chinesas de alta tecnologia, mais especificamente do ramo de eletrônica, e sua entrada no mercado brasileiro. Empresas como Huawei, Lenovo e Xiaomi vêm ganhando destaque no país nos últimos anos. Pretende-se analisar, assim, de que forma se dá essa entrada no Brasil e buscar uma associação com a política industrial chinesa, voltada nos últimos anos para a estratégia going global, visando maior inserção internacional de suas empresas. A metodologia a ser adotada é o estudo de caso da Huawei, Lenovo e Xiaomi, que expõe três diferentes formas de entrada no Brasil, sendo respectivamente: instalação de planta produtiva no país, aquisição de outra empresa e exportação do portfólio.Universidade Federal de UberlândiaBrasilRelações InternacionaisLoural, Marcelo Sartoriohttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares dahttp://lattes.cnpq.br/5269031128431861Almeida Filho, Niemeyerhttp://lattes.cnpq.br/8004814998736610Pitillo, Pedro Vinícius Freitas2020-10-16T21:06:12Z2020-10-16T21:06:12Z2020-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPITILLO, Pedro Vinícius Freitas. Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no Brasil: um estudo de caso sobre Huawei, Lenovo e Xiaomi. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-21T17:40:22Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30116Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-21T17:40:22Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
title |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
spellingShingle |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi Pitillo, Pedro Vinícius Freitas Internacionalização China Brasil Empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
title_full |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
title_fullStr |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
title_full_unstemmed |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
title_sort |
Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no brasil: um estudo de caso sobre huwaei, lenovo e xiaomi |
author |
Pitillo, Pedro Vinícius Freitas |
author_facet |
Pitillo, Pedro Vinícius Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loural, Marcelo Sartorio http://lattes.cnpq.br/2921492689603111 Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da http://lattes.cnpq.br/5269031128431861 Almeida Filho, Niemeyer http://lattes.cnpq.br/8004814998736610 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitillo, Pedro Vinícius Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização China Brasil Empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Internacionalização China Brasil Empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
This article aims to understand the internationalization strategies of Chinese high-tech companies, more specifically the ones in the field of electronics, and their entry into the Brazilian market. Companies like Huawei, Lenovo and Xiaomi have been gaining prominence in the country in recent years. It is intended, therefore, to analyze how this entry in Brazil takes place and to seek an association with the Chinese industrial policy, focused in recent years on the global going strategy, aiming at greater international insertion of its companies. The methodology to be adopted is the case study of Huawei, Lenovo and Xiaomi, which exposes three different ways of entering Brazil, namely: installation of a production plant in the country, acquisition of another company and export of the portfolio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16T21:06:12Z 2020-10-16T21:06:12Z 2020-10-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PITILLO, Pedro Vinícius Freitas. Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no Brasil: um estudo de caso sobre Huawei, Lenovo e Xiaomi. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116 |
identifier_str_mv |
PITILLO, Pedro Vinícius Freitas. Análise da estratégia de inserção internacional de empresas chinesas no Brasil: um estudo de caso sobre Huawei, Lenovo e Xiaomi. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Relações Internacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Relações Internacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569697046855680 |