Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Estephani Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_529664cb51a11710c7b45fe1b0d1a28b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26159
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativaEducação em saúdeModelos educacionaisDoenças Não TransmissíveisCNPQ::CIENCIAS DA SAUDETrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias representam importante problema de saúde pública. Para mudança desse perfil epidemiológico, o Brasil tem apostado em políticas públicas voltadas prioritariamente à promoção de saúde com vistas à mudança de hábitos de vida da população e, consequentemente, dos fatores de risco modificáveis. Neste contexto, a educação em saúde destaca-se como uma das principais estratégias. O presente estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais que vem sendo aplicados às ações de educação em saúde no Brasil a partir da década de 90, quando surge o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi incluído um total de nove artigos no presente estudo. Optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: Modelo Tradicional de Educação em Saúde e Modelo Dialógico de Educação em Saúde. O modelo Tradicional de educação foi conceituado como educação bancária, a educação como um ato de depositar, e cabe à educação adaptá-los à realidade. O Modelo Dialógico de Educação em Saúde preconiza o conhecimento pautado no diálogo, com papel ativo por parte do educador e educando com uma abordagem crítico-reflexivo da realidade. Nestes 30 anos de SUS, poucos estudos trazem informações sobre modelos educacionais aplicados à saúde de DCNT. É preciso de mais atenção e estudos a respeito desse tema, pois é uma tecnologia barata, poderosa e pode mudar a vida dos indivíduos que a recebem.2021-07-08Universidade Federal de UberlândiaBrasilEnfermagemScalia, Luana Araújo Macedohttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672Oliveira, Maria Angélica Melo ehttp://lattes.cnpq.br/3860263230592195Oliveira, Lívia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278Toffolo, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/5008224764957937Guedes, Estephani Gomes2019-07-18T12:37:59Z2019-07-18T12:37:59Z2019-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-10-19T13:47:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26159Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-19T13:47:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
title Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
spellingShingle Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
Guedes, Estephani Gomes
Educação em saúde
Modelos educacionais
Doenças Não Transmissíveis
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
title_short Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
title_full Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
title_fullStr Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
title_full_unstemmed Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
title_sort Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
author Guedes, Estephani Gomes
author_facet Guedes, Estephani Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scalia, Luana Araújo Macedo
http://lattes.cnpq.br/8088836332961672
Oliveira, Maria Angélica Melo e
http://lattes.cnpq.br/3860263230592195
Oliveira, Lívia Ferreira
http://lattes.cnpq.br/4452605246663278
Toffolo, Sandra Regina
http://lattes.cnpq.br/5008224764957937
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Estephani Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Modelos educacionais
Doenças Não Transmissíveis
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic Educação em saúde
Modelos educacionais
Doenças Não Transmissíveis
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18T12:37:59Z
2019-07-18T12:37:59Z
2019-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159
identifier_str_mv GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711594077552640