Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_529664cb51a11710c7b45fe1b0d1a28b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26159 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativaEducação em saúdeModelos educacionaisDoenças Não TransmissíveisCNPQ::CIENCIAS DA SAUDETrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias representam importante problema de saúde pública. Para mudança desse perfil epidemiológico, o Brasil tem apostado em políticas públicas voltadas prioritariamente à promoção de saúde com vistas à mudança de hábitos de vida da população e, consequentemente, dos fatores de risco modificáveis. Neste contexto, a educação em saúde destaca-se como uma das principais estratégias. O presente estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais que vem sendo aplicados às ações de educação em saúde no Brasil a partir da década de 90, quando surge o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi incluído um total de nove artigos no presente estudo. Optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: Modelo Tradicional de Educação em Saúde e Modelo Dialógico de Educação em Saúde. O modelo Tradicional de educação foi conceituado como educação bancária, a educação como um ato de depositar, e cabe à educação adaptá-los à realidade. O Modelo Dialógico de Educação em Saúde preconiza o conhecimento pautado no diálogo, com papel ativo por parte do educador e educando com uma abordagem crítico-reflexivo da realidade. Nestes 30 anos de SUS, poucos estudos trazem informações sobre modelos educacionais aplicados à saúde de DCNT. É preciso de mais atenção e estudos a respeito desse tema, pois é uma tecnologia barata, poderosa e pode mudar a vida dos indivíduos que a recebem.2021-07-08Universidade Federal de UberlândiaBrasilEnfermagemScalia, Luana Araújo Macedohttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672Oliveira, Maria Angélica Melo ehttp://lattes.cnpq.br/3860263230592195Oliveira, Lívia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278Toffolo, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/5008224764957937Guedes, Estephani Gomes2019-07-18T12:37:59Z2019-07-18T12:37:59Z2019-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-10-19T13:47:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26159Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-19T13:47:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
title |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
spellingShingle |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa Guedes, Estephani Gomes Educação em saúde Modelos educacionais Doenças Não Transmissíveis CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
title_short |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
title_full |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
title_fullStr |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
title_sort |
Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
author |
Guedes, Estephani Gomes |
author_facet |
Guedes, Estephani Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scalia, Luana Araújo Macedo http://lattes.cnpq.br/8088836332961672 Oliveira, Maria Angélica Melo e http://lattes.cnpq.br/3860263230592195 Oliveira, Lívia Ferreira http://lattes.cnpq.br/4452605246663278 Toffolo, Sandra Regina http://lattes.cnpq.br/5008224764957937 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Estephani Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Modelos educacionais Doenças Não Transmissíveis CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
Educação em saúde Modelos educacionais Doenças Não Transmissíveis CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18T12:37:59Z 2019-07-18T12:37:59Z 2019-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711594077552640 |