Educação e cidadania na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mara Rúbia Alves
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736
Resumo: Mestre em Educação
id UFU_545f5597a0ed56a88a8277c04eda87d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13736
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Educação e cidadania na pós-modernidadeCidadaniaSociologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMestre em EducaçãoConsiderando a referência recorrente à formação da cidadania como objetivo prescípuo das políticas e práticas educacionais, o presente trabalho consistiu num processo de auto-crítica pedagógica que teve como objetivo entender a relação entre educação e cidadania no contexto da Pós-Modernidade, com vistas a compreender o significado de se educar para a cidadania hoje. Para tanto, fizemos a crítica das bases liberais modernas do conceito de cidadão, que associou mais conhecimento/razão a progresso e transformação social, colocando a educação escolar no centro da vida social, como locus cultural racionalista, dissociado do mundo social, por uma interpretação enviezada do significado da cidadania. Partimos do pressuposto de que a cidadania se define não pelo conteúdo racional enquanto produto da socialização de conhecimentos universalmente válidos, mas pelo processo histórico de lutas por qualificação existencial através das práticas e movimentos sociais, isto é, o sujeito é concebido enquanto movimento social. Metodologicamente, analisamos, num primeiro momento, a cidadania à luz das conformações histórico-societais da Pós-Modernidade, por nesse período a cidadania estar se expressando através dos mais novos movimentos sociais emancipatórios e/ou contestatórios ao nível da sociedade civil. Num segundo momento, consideramos criticamente os pilares do pensamento moderno em função das suas interpretações acerca das relações entre as condições históricas e o próprio conhecimento e de suas influências nas principais teorias pedagógicas modernas que têm marcado as atuais práticas e políticas em educação. Num terceiro momento recuperamos alguns pressupostos teóricos pósmodernos, concernentes às condições societais da Pós-Modernidade, no sentido de identificar elementos de uma teoria crítica pós-moderna que possam fundamentar os discursos educacionais acerca da cidadania. Concluímos que a cidadania é uma categoria epistêmica fundamental na educação escolar porque permite a percepção das experiências culturais coletivas e individuais ligadas a um padrão democrático global de relações sociais, possibilita uma inversão das concepções acerca da Modernidade enquanto espaço de lutas e contradições sociais e, por fim, para além do âmbito do saber formal dominante, considera as dimensões de outros saberes, enquanto produções culturais e simbólicas, incorporando novas linguagens e padrões de racionalidade correspondentes à pluralidade das práticas sociais. Nesse sentido, a reconstrução do conceito de cidadania no campo educacional mostrou-se importante como categoria que articula as dimensões constitutivas da práxis sócio-histórica - a epistemológica, a histórico-societal e a pedagógica - que sintetizam as relações dos sujeitos ou subjetividades com o conhecimento, com o social e com a educação.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUSilva, Jefferson Ildefonso dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6Sancevero, Marisilda Sacanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3Borges, Vilmar Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3Marques, Mara Rúbia Alves2016-06-22T18:36:01Z2008-10-232016-06-22T18:36:01Z1996-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:35:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13736Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:35:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e cidadania na pós-modernidade
title Educação e cidadania na pós-modernidade
spellingShingle Educação e cidadania na pós-modernidade
Marques, Mara Rúbia Alves
Cidadania
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação e cidadania na pós-modernidade
title_full Educação e cidadania na pós-modernidade
title_fullStr Educação e cidadania na pós-modernidade
title_full_unstemmed Educação e cidadania na pós-modernidade
title_sort Educação e cidadania na pós-modernidade
author Marques, Mara Rúbia Alves
author_facet Marques, Mara Rúbia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jefferson Ildefonso da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6
Sancevero, Marisilda Sacani
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3
Borges, Vilmar José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mara Rúbia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Cidadania
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Mestre em Educação
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-09-11
2008-10-23
2016-06-22T18:36:01Z
2016-06-22T18:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736
identifier_str_mv MARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569572294623232