Desenvolvimento de plataforma de acionamento digital para motor a relutância variável 8/6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Filho, Marcos José de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19237
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.305
Resumo: Este trabalho vem contribuir para o estudo da máquina a relutância variável acionada como motor, por meio da proposta de uma plataforma de acionamento e controle de corrente para a mesma. O objetivo principal é implementar a plataforma de forma a ser modular, possibilitando alterações em sua estrutura física de forma simplificada, e por elementos robustos, a fim de suportar os testes impostos. A plataforma deverá prover a aquisição de dados com precisão e confiabilidade, além de propiciar a segurança tanto das pessoas quanto dos equipamentos ao longo dos ensaios realizados. A fim de se atingir o objetivo principal, algumas etapas intermediárias serão expostas e discutidas, tal como uma breve abordagem do princípio de funcionamento da máquina a relutância variável; a apresentação do protótipo utilizado e suas características mecânicas e elétricas; definição do conversor e implementação computacional do acionamento do motor a relutância variável 8/6. Os resultados obtidos na implementação computacional serão discutidos e confrontados com os resultados experimentais. A validação da plataforma proposta é efetuada por meio de ensaios com cargas conhecidas, verificando a atuação do controle de corrente e o comportamento da máquina para cada um destes ensaios.
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A plataforma deverá prover a aquisição de dados com precisão e confiabilidade, além de propiciar a segurança tanto das pessoas quanto dos equipamentos ao longo dos ensaios realizados. A fim de se atingir o objetivo principal, algumas etapas intermediárias serão expostas e discutidas, tal como uma breve abordagem do princípio de funcionamento da máquina a relutância variável; a apresentação do protótipo utilizado e suas características mecânicas e elétricas; definição do conversor e implementação computacional do acionamento do motor a relutância variável 8/6. Os resultados obtidos na implementação computacional serão discutidos e confrontados com os resultados experimentais. A validação da plataforma proposta é efetuada por meio de ensaios com cargas conhecidas, verificando a atuação do controle de corrente e o comportamento da máquina para cada um destes ensaios.This work contributes to the study of the switched reluctance machine driven as motor, through the proposal of a drive system by current control. The main objective is to implement a modular system, allowing physical structure changes in a simplified mode, with robust components to support the imposed tests. The platform should provide data acquisition with precision and reliability, as well as providing security for the people and equipment during the tests performed. In order to achieve the main objective, some intermediate steps will be exposed and discussed, such as a brief approach to the operating principle of the switched reluctance machine; the presentation of the prototype used and the mechanical and electrical characteristics; definition of the system (converter) and computational simulation of switched reluctance motor 8/6 drive. The results obtained in the computational simulation will be discussed and compared with the experimental results. The validation of the proposed system is carried out by means of tests with known loads, verifying the current control act and the machine behavior for each of these tests.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEngenharia elétricaMotores de relutânciaHistereseAcionamentoDSPMATLAB/SimulinkMotor a relutância variável 8/6PlataformaSimulação8/6 switched reluctance motorDriveHysteresisPlatformSimulationDesenvolvimento de plataforma de acionamento digital para motor a relutância variável 8/6info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257425P6Gomes, Luciano Coutinhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794643E8Andrade, Darizon Alves dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787741A6Viajante, Ghunter Paulohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711870D8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337797E7Moraes Filho, Marcos José de80info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDesenvolvimentoPlataformaAcionamento.pdf.jpgDesenvolvimentoPlataformaAcionamento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19237/4/DesenvolvimentoPlataformaAcionamento.pdf.jpg0867253d3d4d035b5fb225a5007ffdb5MD54ORIGINALDesenvolvimentoPlataformaAcionamento.pdfDesenvolvimentoPlataformaAcionamento.pdfDissertaçãoapplication/pdf23899704https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19237/1/DesenvolvimentoPlataformaAcionamento.pdf06f6a52cf7a58cefc06c36eb75f87bf2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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