A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19879 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
id |
UFU_588ef61e49d9d1101081c8be7ed81193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19879 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileiraIdentidade MasculinaMídiaConsumismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A pesquisa objetiva analisar textos da mídia, buscando perceber nos discursos ali impressos, as mudanças que são "apresentadas" para o leitor durante o processo histórico da década de 90 e os anos de 2001 a 2004. A análise enfoca a questão das relações de gênero - o jogo de produção das marcas de ser homem e de ser mulher. A fonte escolhida para análise foi a Revista Veja - a representação da masculinidade em suas páginas ao longo da década de 90. Além disso, procurou-se identificar os perfis de homens e os novos elementos importantes agregados à constituição da identidade masculina. O texto se divide em dois capítulos. O primeiro capítulo analisa os discursos que anunciavam os elementos que influenciaram a (des)construção das características conhecidas como comportamento de Homem. Ou seja, o comportamento conhecido como tradicional. O segundo se detém nos artigos que anunciavam o Homem no seu conjunto social, ou seja, seus relacionamentos com mulheres, filhos, dentro do âmbito familiar, no trabalho. Importante ressaltar que os artigos escolhidos tratam do homem que havia "mudado" o seu modo de pensar e agir, ou seja, aquele que se sentia-sente desconfortável com o novo lugar. Assim joga-se luz sobre o homem na crise de sua identidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaBessa, Karla Adriana MartinsBorges, Dulcina Tereza BonatiTeixeira, Flavia do BonsucessoKuniya, Rosana Kasue2017-11-03T12:22:50Z2017-11-03T12:22:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKUNIYA, Rosana Kasue. A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira. 2008. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-03T20:26:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19879Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-03T20:26:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
title |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
spellingShingle |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira Kuniya, Rosana Kasue Identidade Masculina Mídia Consumismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
title_full |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
title_fullStr |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
title_full_unstemmed |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
title_sort |
A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira |
author |
Kuniya, Rosana Kasue |
author_facet |
Kuniya, Rosana Kasue |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bessa, Karla Adriana Martins Borges, Dulcina Tereza Bonati Teixeira, Flavia do Bonsucesso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuniya, Rosana Kasue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Masculina Mídia Consumismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Identidade Masculina Mídia Consumismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2017-11-03T12:22:50Z 2017-11-03T12:22:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KUNIYA, Rosana Kasue. A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira. 2008. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19879 |
identifier_str_mv |
KUNIYA, Rosana Kasue. A crise da identidade masculina na ótica da mídia impressa brasileira. 2008. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711515370389504 |