Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Heleno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22740
Resumo: "Gamification" is defined as the use of elements of games, outside the context of games, with the aim of motivating people. The present work focuses on the analysis of the main concepts and mechanics used in game creation and the possibilities of using these elements in the process of gamification of academic courses on Virtual Learning Environment (AVA) Moodle. The study was conducted in two parts: first, was studied the tools available in Moodle that could be used in the gamification process, classifying them according of "Bartle’s Player Types"; second, a questionnaire was applied to university students from all regions of the country, in order to identify the characteristics and elements of the games preferred by them. The results revealed the characteristics of the most attractive games for the students, especially prevailing elements related to the “Explorer Type” of the Bartle model.
id UFU_59d58d4a9a3238958150d7a207a900e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/22740
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagemEvaluation of Gamification Elements in Virtual Learning EnvironmentsGamificaçãoMoodlePerfil de JogadorAmbientes Vituais de AprendizagemAVAGamificationPlayer ProfileLearning Management SystemLMSCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO"Gamification" is defined as the use of elements of games, outside the context of games, with the aim of motivating people. The present work focuses on the analysis of the main concepts and mechanics used in game creation and the possibilities of using these elements in the process of gamification of academic courses on Virtual Learning Environment (AVA) Moodle. The study was conducted in two parts: first, was studied the tools available in Moodle that could be used in the gamification process, classifying them according of "Bartle’s Player Types"; second, a questionnaire was applied to university students from all regions of the country, in order to identify the characteristics and elements of the games preferred by them. The results revealed the characteristics of the most attractive games for the students, especially prevailing elements related to the “Explorer Type” of the Bartle model.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A “gamificação” é definida como a utilização de elementos dos jogos, fora do contexto dos jogos, com o objetivo de motivar pessoas. O presente trabalho tem como foco análise dos principais conceitos e mecânicas utilizados na criação de jogos, e das possibilidades de usar estes elementos no processo de gamificação de cursos acadêmicos ministrados com o auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O trabalho foi desenvolvido em duas partes: na primeira foram estudados as ferramentas disponíveis no Moodle que poderiam ser utilizadas no processo de gamificação, classificando-as conforme os “Perfis de Jogador de Bartle”; na segunda, foi aplicado um questionário a estudantes universitários de todas as regiões do país, com o objetivo identificar as características e elementos dos jogos preferidos por estes. Os resultados revelaram as características dos jogos mais atrativas para os estudantes, prevalecendo especialmente os elementos relacionados ao perfil “Explorador” do modelo de Bartle.Universidade Federal de UberlândiaBrasilSistemas de InformaçãoSantos, Fernanda Maria da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346Simão, João Batistahttp://lattes.cnpq.br/9161488361212141Dionisio, Carlos Ramon Pantaleonhttp://lattes.cnpq.br/0554927934523466Silva, Luis Heleno2018-11-01T14:45:22Z2018-11-01T14:45:22Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Luis Heleno. Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-07T06:04:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22740Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-07T06:04:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
Evaluation of Gamification Elements in Virtual Learning Environments
title Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
Silva, Luis Heleno
Gamificação
Moodle
Perfil de Jogador
Ambientes Vituais de Aprendizagem
AVA
Gamification
Player Profile
Learning Management System
LMS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
author Silva, Luis Heleno
author_facet Silva, Luis Heleno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Fernanda Maria da Cunha
http://lattes.cnpq.br/6802596562404346
Simão, João Batista
http://lattes.cnpq.br/9161488361212141
Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon
http://lattes.cnpq.br/0554927934523466
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luis Heleno
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Moodle
Perfil de Jogador
Ambientes Vituais de Aprendizagem
AVA
Gamification
Player Profile
Learning Management System
LMS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Gamificação
Moodle
Perfil de Jogador
Ambientes Vituais de Aprendizagem
AVA
Gamification
Player Profile
Learning Management System
LMS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description "Gamification" is defined as the use of elements of games, outside the context of games, with the aim of motivating people. The present work focuses on the analysis of the main concepts and mechanics used in game creation and the possibilities of using these elements in the process of gamification of academic courses on Virtual Learning Environment (AVA) Moodle. The study was conducted in two parts: first, was studied the tools available in Moodle that could be used in the gamification process, classifying them according of "Bartle’s Player Types"; second, a questionnaire was applied to university students from all regions of the country, in order to identify the characteristics and elements of the games preferred by them. The results revealed the characteristics of the most attractive games for the students, especially prevailing elements related to the “Explorer Type” of the Bartle model.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01T14:45:22Z
2018-11-01T14:45:22Z
2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luis Heleno. Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22740
identifier_str_mv SILVA, Luis Heleno. Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Sistemas de Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Sistemas de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569715406372864