Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Walter Rosa Duarte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30010
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914
Resumo: A rápida evolução das tecnologias baseadas em Internet das Coisas, em função da relativa diminuição de custo, faz com que as empresas tomem decisões estratégicas afim de criar e melhorar capacidades que possibilitam explorar as novidades digitais, introduzindo inovação ao modelo de negócios, mantendo assim o caminho da vantagem competitiva. O objetivo do estudo é diagnosticar como as empresas agrícolas usam e superam as limitações relacionadas a IoT no seu modelo de negócio, especificamente em relação à vantagem competitiva. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi deum estudo de casos múltiplos, em duas empresas do setor agrícola entrevistando em cada empresa dois líderes com visões, técnicas e de gestão, sendo o estudo descrito como qualitativo com análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, exploratório e descritivo. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades de uso da IoT, assim como barreiras e decisões estratégicas, e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Como resultado da pesquisa obtivemos que as necessidades de uso das tecnologias IoT, pelo setor agrícola, está em evolução inicial, buscando eficiência operacional e ajustes na proposição de valor melhorando a qualidade de seus produtos através de rastreabilidade e racionalização dos ativos ambientais. Observou-se ainda maior atenção quanto ao retorno sobre o investimento, a inviabilidade tecnológica, principalmente das tecnologias de conectividade, e também a alta complexidade e valor apresentados nas soluções IoT. A lógica estratégica identificada nesse processo de evolução da adoção está mais relacionada ao uso da IoT como como fator que possibilite melhorias na proposição de valor do que como fonte de vantagem competitiva. Assim, foi possível a construção de um guia facilitador capaz de auxiliar no diagnóstico e condução das empresas do setor agrícola em três etapas principais de adoção das tecnologias IoT.
id UFU_5df2fde8338914e18ed2b379d89c0728
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30010
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-10-05T21:59:54Z2020-10-05T21:59:54Z2020-07-31FILHO, Walter Rosa Duarte. Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30010http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914A rápida evolução das tecnologias baseadas em Internet das Coisas, em função da relativa diminuição de custo, faz com que as empresas tomem decisões estratégicas afim de criar e melhorar capacidades que possibilitam explorar as novidades digitais, introduzindo inovação ao modelo de negócios, mantendo assim o caminho da vantagem competitiva. O objetivo do estudo é diagnosticar como as empresas agrícolas usam e superam as limitações relacionadas a IoT no seu modelo de negócio, especificamente em relação à vantagem competitiva. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi deum estudo de casos múltiplos, em duas empresas do setor agrícola entrevistando em cada empresa dois líderes com visões, técnicas e de gestão, sendo o estudo descrito como qualitativo com análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, exploratório e descritivo. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades de uso da IoT, assim como barreiras e decisões estratégicas, e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Como resultado da pesquisa obtivemos que as necessidades de uso das tecnologias IoT, pelo setor agrícola, está em evolução inicial, buscando eficiência operacional e ajustes na proposição de valor melhorando a qualidade de seus produtos através de rastreabilidade e racionalização dos ativos ambientais. Observou-se ainda maior atenção quanto ao retorno sobre o investimento, a inviabilidade tecnológica, principalmente das tecnologias de conectividade, e também a alta complexidade e valor apresentados nas soluções IoT. A lógica estratégica identificada nesse processo de evolução da adoção está mais relacionada ao uso da IoT como como fator que possibilite melhorias na proposição de valor do que como fonte de vantagem competitiva. Assim, foi possível a construção de um guia facilitador capaz de auxiliar no diagnóstico e condução das empresas do setor agrícola em três etapas principais de adoção das tecnologias IoT.A rapid evolution of the technologies based on the Internet of Things, due to the low cost, makes companies take strategic decisions to create and improve the capabilities that make it possible to explore digital novelties, to introduce innovation in the business model, and to maintain the competitive advantage. The purpose of research is to diagnose how agricultural companies use and overcome the limitations related to IoT in their business model, specifically in relation to competitive advantage. The methodology used in the research is a study of multiple cases, in two agricultural companies interviewing each company with two leaders with views, techniques and management, the study being described as qualitative with content analysis of semi-structured, exploratory and descriptive interviews. This work addresses, in this context, IoT usage needs, as well as barriers and strategic decisions, and aims to contribute scientifically to the university and the administrators of the area in addition to increasing the low number of publications on IoT and the business environment. As a result of the research, we obtained that the needs for the use of IoT technologies, by the agricultural sector, is in initial evolution, seeking operational efficiency and adjustments in the value proposition, improving the quality of its products through the traceability and rationalization of environmental assets. Even more attention was observed regarding the return on investment, the technological infeasibility, mainly of connectivity technologies, and also the high complexity and value presented in IoT solutions. The strategic logic identified in this adoption evolution process is more related to the use of IoT as a factor that enables improvements in the value proposition than as a source of competitive advantage. Thus, it was possible to build a facilitating guide capable of assisting in the diagnosis and management of companies in the agricultural sector in three main stages of adopting IoT technologies.UFU - Universidade Federal de UberlândiaDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoInternet das coisasVantagem competitivaModelo de negóciosCapacidades dinâmicasInternet of thingsCompetitive advantageBusiness modelDynamic capabilitiesInternet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresasInternet of things and their impact on the competitive advantage of firmsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPadrão, Luis Carloshttp://lattes.cnpq.br/7913509901379504Maria Bueno, Janainahttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299Roberto Domingues, Carloshttp://lattes.cnpq.br/4672727057809200Valdecir Deretti Lemes, Sandrohttp://lattes.cnpq.br/1764024633455172http://lattes.cnpq.br/7865757032033398Filho, Walter Rosa Duarte10781495015info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALInternetDasCoisas.pdfInternetDasCoisas.pdfapplication/pdf2575990https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/7/InternetDasCoisas.pdf187aca9a93ac2c0765adeb4ea090babfMD57TEXTInternetDasCoisas.pdf.txtInternetDasCoisas.pdf.txtExtracted texttext/plain242327https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/9/InternetDasCoisas.pdf.txt07cdbe0db12fa1d03ce670cdffbe31afMD59THUMBNAILInternetDasCoisas.pdf.jpgInternetDasCoisas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/10/InternetDasCoisas.pdf.jpgc9ab56c7db73ae4a5a2509f3b95cd046MD510LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/8/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD58123456789/300102020-10-06 03:18:45.543oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-06T06:18:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Internet of things and their impact on the competitive advantage of firms
title Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
spellingShingle Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
Filho, Walter Rosa Duarte
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Internet das coisas
Vantagem competitiva
Modelo de negócios
Capacidades dinâmicas
Internet of things
Competitive advantage
Business model
Dynamic capabilities
Administração
title_short Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
title_full Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
title_fullStr Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
title_full_unstemmed Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
title_sort Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
author Filho, Walter Rosa Duarte
author_facet Filho, Walter Rosa Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padrão, Luis Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7913509901379504
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Bueno, Janaina
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9091229487265299
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberto Domingues, Carlos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4672727057809200
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Valdecir Deretti Lemes, Sandro
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1764024633455172
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7865757032033398
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Walter Rosa Duarte
contributor_str_mv Padrão, Luis Carlos
Maria Bueno, Janaina
Roberto Domingues, Carlos
Valdecir Deretti Lemes, Sandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Internet das coisas
Vantagem competitiva
Modelo de negócios
Capacidades dinâmicas
Internet of things
Competitive advantage
Business model
Dynamic capabilities
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Internet das coisas
Vantagem competitiva
Modelo de negócios
Capacidades dinâmicas
Internet of things
Competitive advantage
Business model
Dynamic capabilities
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv Administração
description A rápida evolução das tecnologias baseadas em Internet das Coisas, em função da relativa diminuição de custo, faz com que as empresas tomem decisões estratégicas afim de criar e melhorar capacidades que possibilitam explorar as novidades digitais, introduzindo inovação ao modelo de negócios, mantendo assim o caminho da vantagem competitiva. O objetivo do estudo é diagnosticar como as empresas agrícolas usam e superam as limitações relacionadas a IoT no seu modelo de negócio, especificamente em relação à vantagem competitiva. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi deum estudo de casos múltiplos, em duas empresas do setor agrícola entrevistando em cada empresa dois líderes com visões, técnicas e de gestão, sendo o estudo descrito como qualitativo com análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, exploratório e descritivo. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades de uso da IoT, assim como barreiras e decisões estratégicas, e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Como resultado da pesquisa obtivemos que as necessidades de uso das tecnologias IoT, pelo setor agrícola, está em evolução inicial, buscando eficiência operacional e ajustes na proposição de valor melhorando a qualidade de seus produtos através de rastreabilidade e racionalização dos ativos ambientais. Observou-se ainda maior atenção quanto ao retorno sobre o investimento, a inviabilidade tecnológica, principalmente das tecnologias de conectividade, e também a alta complexidade e valor apresentados nas soluções IoT. A lógica estratégica identificada nesse processo de evolução da adoção está mais relacionada ao uso da IoT como como fator que possibilite melhorias na proposição de valor do que como fonte de vantagem competitiva. Assim, foi possível a construção de um guia facilitador capaz de auxiliar no diagnóstico e condução das empresas do setor agrícola em três etapas principais de adoção das tecnologias IoT.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-05T21:59:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-05T21:59:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FILHO, Walter Rosa Duarte. Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30010
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914
identifier_str_mv FILHO, Walter Rosa Duarte. Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30010
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/7/InternetDasCoisas.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/9/InternetDasCoisas.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/10/InternetDasCoisas.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30010/8/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 187aca9a93ac2c0765adeb4ea090babf
07cdbe0db12fa1d03ce670cdffbe31af
c9ab56c7db73ae4a5a2509f3b95cd046
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110395377254400