Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcos Daniel Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632
Resumo: Social class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals.
id UFU_5f26250b78eeb980f5755012ca39fcf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35632
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesaLíngua inglesaPNLDLivro didáticoAnálise do discursoEnglish languageTextbooksDiscourse analysisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADASocial class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)As questões relacionadas às classes sociais vêm sendo representadas nos materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, conforme estudos recentes no campo da Linguística Aplicada. O objetivo deste trabalho é observar como as representações de língua e classes sociais estão presentes no Livro Didático de Língua Inglesa, aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital 2021. O referencial teórico da pesquisa se baseia a partir das proposições teórico-metodológicas da Análise de Discurso (AD), com vistas a responder à hipótese inicial que pressupõe que os materiais disponibilizados nas escolas públicas representam uma realidade díspar do contexto público. Para desenvolver o objetivo proposto, adotamos uma metodologia qualitativa que permite um olhar crítico por parte do pesquisador. Por meio desta análise, evidenciamos que os materiais aqui analisados perduram uma visão elitizada e privilegiada dos falantes de língua inglesa. A presente pesquisa contribui para as discussões no contexto de formação docente, com vistas a auxiliar o trabalho dos profissionais da educação.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetrasBrito, Cristiane Carvalho de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285Tavares, Carla Nunes Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665Nascimento, Mariana Ruizhttp://lattes.cnpq.br/1728058434635172Cunha, Marcos Daniel Silva2022-08-22T18:31:02Z2022-08-22T18:31:02Z2022-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T18:55:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35632Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T18:55:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
title Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
spellingShingle Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
Cunha, Marcos Daniel Silva
Língua inglesa
PNLD
Livro didático
Análise do discurso
English language
Textbooks
Discourse analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
title_full Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
title_fullStr Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
title_full_unstemmed Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
title_sort Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
author Cunha, Marcos Daniel Silva
author_facet Cunha, Marcos Daniel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
http://lattes.cnpq.br/7024272980833285
Tavares, Carla Nunes Vieira
http://lattes.cnpq.br/3374501725288665
Nascimento, Mariana Ruiz
http://lattes.cnpq.br/1728058434635172
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcos Daniel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
PNLD
Livro didático
Análise do discurso
English language
Textbooks
Discourse analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Língua inglesa
PNLD
Livro didático
Análise do discurso
English language
Textbooks
Discourse analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Social class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T18:31:02Z
2022-08-22T18:31:02Z
2022-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632
identifier_str_mv CUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711427114893312