Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632 |
Resumo: | Social class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals. |
id |
UFU_5f26250b78eeb980f5755012ca39fcf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35632 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesaLíngua inglesaPNLDLivro didáticoAnálise do discursoEnglish languageTextbooksDiscourse analysisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADASocial class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)As questões relacionadas às classes sociais vêm sendo representadas nos materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, conforme estudos recentes no campo da Linguística Aplicada. O objetivo deste trabalho é observar como as representações de língua e classes sociais estão presentes no Livro Didático de Língua Inglesa, aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital 2021. O referencial teórico da pesquisa se baseia a partir das proposições teórico-metodológicas da Análise de Discurso (AD), com vistas a responder à hipótese inicial que pressupõe que os materiais disponibilizados nas escolas públicas representam uma realidade díspar do contexto público. Para desenvolver o objetivo proposto, adotamos uma metodologia qualitativa que permite um olhar crítico por parte do pesquisador. Por meio desta análise, evidenciamos que os materiais aqui analisados perduram uma visão elitizada e privilegiada dos falantes de língua inglesa. A presente pesquisa contribui para as discussões no contexto de formação docente, com vistas a auxiliar o trabalho dos profissionais da educação.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetrasBrito, Cristiane Carvalho de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285Tavares, Carla Nunes Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665Nascimento, Mariana Ruizhttp://lattes.cnpq.br/1728058434635172Cunha, Marcos Daniel Silva2022-08-22T18:31:02Z2022-08-22T18:31:02Z2022-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T18:55:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35632Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T18:55:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
title |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
spellingShingle |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa Cunha, Marcos Daniel Silva Língua inglesa PNLD Livro didático Análise do discurso English language Textbooks Discourse analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
title_full |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
title_fullStr |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
title_sort |
Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa |
author |
Cunha, Marcos Daniel Silva |
author_facet |
Cunha, Marcos Daniel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula http://lattes.cnpq.br/7024272980833285 Tavares, Carla Nunes Vieira http://lattes.cnpq.br/3374501725288665 Nascimento, Mariana Ruiz http://lattes.cnpq.br/1728058434635172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Marcos Daniel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa PNLD Livro didático Análise do discurso English language Textbooks Discourse analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Língua inglesa PNLD Livro didático Análise do discurso English language Textbooks Discourse analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Social class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22T18:31:02Z 2022-08-22T18:31:02Z 2022-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711427114893312 |