Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
Resumo: The present work approaches the discussions about the architect and urbanist formation, understanding the current scenario of the teaching and the architectonic production as a path based mainly on the mechanistic view. Believes that the formation of this professional should accompany the development of society, thus, the understanding of the systemic view raises the eye to broad and complex issues of contemporary cities. In this context, the relationships between the Brazilian architectural production, the professional performance, and what comprises the Pedagogical Projects of the Architecture and Urbanism Courses are discussed and analyzed. As a result, from the understanding of the mechanistic and systemic views and the philosophical and methodological principles of the Escola da Cidade / SP and the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of Brasília – FAU-UnB are established Conceptual Guiding Axes and pedagogical principles that aim at the construction of a teaching of systemic architecture and urbanism. Thus, it is intended to contribute to the discussion on education and teaching, as well as to the conception of new pedagogical projects.
id UFU_64770c18f404731fee25a0dd0411d65c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29062
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensinoFundamentals of pedagogical projects of Architecture and Urbanism courses: a contribution to teachingVisão sistêmicaEnsino de Arquitetura e UrbanismoFundamentos pedagógicosSystemic viewPedagogical foundationsArchitecture and Urbanism teachingArquiteturaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOThe present work approaches the discussions about the architect and urbanist formation, understanding the current scenario of the teaching and the architectonic production as a path based mainly on the mechanistic view. Believes that the formation of this professional should accompany the development of society, thus, the understanding of the systemic view raises the eye to broad and complex issues of contemporary cities. In this context, the relationships between the Brazilian architectural production, the professional performance, and what comprises the Pedagogical Projects of the Architecture and Urbanism Courses are discussed and analyzed. As a result, from the understanding of the mechanistic and systemic views and the philosophical and methodological principles of the Escola da Cidade / SP and the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of Brasília – FAU-UnB are established Conceptual Guiding Axes and pedagogical principles that aim at the construction of a teaching of systemic architecture and urbanism. Thus, it is intended to contribute to the discussion on education and teaching, as well as to the conception of new pedagogical projects.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)O presente trabalho trata das discussões acerca da formação do arquiteto e urbanista, entendendo o cenário atual do ensino e da produção arquitetônica como um caminho alicerçado, principalmente, na visão mecanicista. Acredita que a formação desse profissional deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, assim, a compreensão da visão sistêmica desperta o olhar para questões amplas e complexas das cidades contemporâneas. Neste contexto, são discutidas e analisadas as relações existentes entre a produção arquitetônica brasileira, a atuação profissional, e o que compreende os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. Como resultado, a partir da compreensão das visões mecanicista e sistêmica e dos princípios filosóficos e metodológicos da Escola da Cidade/SP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB são estabelecidos Eixos Norteadores Conceituais e princípios pedagógicos que visam à construção de um ensino de Arquietura e Urbanismo baseado na visão sistêmica. Dessa maneira, pretende-se contribuir com a discussão sobre a educação e o ensino, bem como para a concepção de novos projetos pedagógicos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e UrbanismoVital, Giovanna Teixeira Damishttp://lattes.cnpq.br/1184255104943212Fonseca, Maria de Lourdes Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2297059928111587Calderari, Elaine Saraivahttp://lattes.cnpq.br/6032098492030613Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães2020-03-27T15:44:21Z2020-03-27T15:44:21Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Vanessa Vidal Magalhães. Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo: uma contribuição para o ensino. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-03-28T06:11:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29062Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-03-28T06:11:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
Fundamentals of pedagogical projects of Architecture and Urbanism courses: a contribution to teaching
title Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
spellingShingle Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães
Visão sistêmica
Ensino de Arquitetura e Urbanismo
Fundamentos pedagógicos
Systemic view
Pedagogical foundations
Architecture and Urbanism teaching
Arquitetura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
title_full Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
title_fullStr Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
title_full_unstemmed Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
title_sort Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
author Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães
author_facet Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vital, Giovanna Teixeira Damis
http://lattes.cnpq.br/1184255104943212
Fonseca, Maria de Lourdes Pereira
http://lattes.cnpq.br/2297059928111587
Calderari, Elaine Saraiva
http://lattes.cnpq.br/6032098492030613
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Visão sistêmica
Ensino de Arquitetura e Urbanismo
Fundamentos pedagógicos
Systemic view
Pedagogical foundations
Architecture and Urbanism teaching
Arquitetura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
topic Visão sistêmica
Ensino de Arquitetura e Urbanismo
Fundamentos pedagógicos
Systemic view
Pedagogical foundations
Architecture and Urbanism teaching
Arquitetura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
description The present work approaches the discussions about the architect and urbanist formation, understanding the current scenario of the teaching and the architectonic production as a path based mainly on the mechanistic view. Believes that the formation of this professional should accompany the development of society, thus, the understanding of the systemic view raises the eye to broad and complex issues of contemporary cities. In this context, the relationships between the Brazilian architectural production, the professional performance, and what comprises the Pedagogical Projects of the Architecture and Urbanism Courses are discussed and analyzed. As a result, from the understanding of the mechanistic and systemic views and the philosophical and methodological principles of the Escola da Cidade / SP and the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of Brasília – FAU-UnB are established Conceptual Guiding Axes and pedagogical principles that aim at the construction of a teaching of systemic architecture and urbanism. Thus, it is intended to contribute to the discussion on education and teaching, as well as to the conception of new pedagogical projects.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-03-27T15:44:21Z
2020-03-27T15:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Vanessa Vidal Magalhães. Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo: uma contribuição para o ensino. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
identifier_str_mv GONÇALVES, Vanessa Vidal Magalhães. Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo: uma contribuição para o ensino. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569644634832896