Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26468 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_66f4464970a0900b3ec874bce6290d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26468 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme InterestelarEnsino de FísicaFísica ModernaTeoria da relatividadeCinemaInterestelarCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Hoje vivemos em um mundo onde a tecnologia a cada dia avança influenciando nas relações sociais e culturais de uma sociedade, diante de tal crescimento, o professor deve estar atento e recorrer a novas formas de linguagens e utilização da tecnologia na prática educacional dentro e fora das salas de aula. O cinema é uma ferramenta que vem crescendo cada vez mais, se tornando um importante meio de comunicação entre os estudantes. O cinema desperta o interesse entre os jovens e adultos, permitindo a projeção visual de nossas fantasias, com a criação de personagens, aventuras, romances, ficção científica que ganham vida nas telas. Devido a esse meio de comunicação, o cinema se tornou uma valiosa ferramenta para auxílio da prática de ensino e motivação do estudo em ciências, principalmente nas matérias de física, química, biologia e matemática, disciplinas que apresentam dificuldades onde os alunos, por conta da abordagem e conceitos de difícil abstração. Justamente com essas mudanças no cenário tecnológico, verifica-se que um filme atual de grande bilheteria seria capaz de auxiliar o professor dentro e fora de sala de aula, exibindo pequenos trechos do mesmo ou fora do âmbito das salas de aula. Devido às dificuldades encontradas pelos alunos sobre o tema física moderna, o filme Interestelar, estrelado em novembro de 2014, tem como tema principal os postulados da teoria da relatividade restrita e geral, que são conteúdos abordados em sala de aula. Para isso foram aplicados dois questionários. O primeiro anterior a exibição do filme e o segundo após a exibição. Ambos continham perguntas objetivas de modo que fosse possível comparar as respostas, levando em consideração motivação, satisfação e aprendizagem de conceitos físicos. Com os resultados dos questionários, foi possível verificar que os alunos obtinham um melhor entendimento sobre alguns conceitos de astronomia e relatividade, e houve um interesse considerável com relação ao tema abordado, e ao final da pesquisa, foi realizado um debate para esclarecer dúvidas relacionadas ao tema.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaSantos, Adevailton Bernardo doshttp://lattes.cnpq.br/1605668451459011Kagimura, RicardoOdashima, Mariana MiekoFraga, Wellington Gonçalves2019-08-02T17:01:43Z2019-08-02T17:01:43Z2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFRAGA, Wellington Gonçalves. Utilização do cinema como estratégia em ensino de física: relato de caso do filme Interestelar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26468porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-03T06:09:20Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26468Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-03T06:09:20Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
title |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
spellingShingle |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar Fraga, Wellington Gonçalves Ensino de Física Física Moderna Teoria da relatividade Cinema Interestelar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
title_full |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
title_fullStr |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
title_full_unstemmed |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
title_sort |
Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
author |
Fraga, Wellington Gonçalves |
author_facet |
Fraga, Wellington Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Adevailton Bernardo dos http://lattes.cnpq.br/1605668451459011 Kagimura, Ricardo Odashima, Mariana Mieko |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Wellington Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Física Moderna Teoria da relatividade Cinema Interestelar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Física Física Moderna Teoria da relatividade Cinema Interestelar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 2019-08-02T17:01:43Z 2019-08-02T17:01:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRAGA, Wellington Gonçalves. Utilização do cinema como estratégia em ensino de física: relato de caso do filme Interestelar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26468 |
identifier_str_mv |
FRAGA, Wellington Gonçalves. Utilização do cinema como estratégia em ensino de física: relato de caso do filme Interestelar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569714269716480 |