Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Costa e Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42516
Resumo: A cultura da soja é uma das mais importantes explorações agrícolas, destinada à industrialização interna e exportação, sendo a grande responsável pelo surgimento da agricultura comercial no Brasil. Nessa cultura, várias espécies de fitonematóides causam sérios prejuízos, entre eles destacam-se Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Rotylenchulus reniformis, Pratylenchus brachyurus, porém poucas informações existem para algumas delas. Portanto, objetivou-se acompanhar o ciclo de vida do fitonematóide Pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'Conquista', durante o período de maio a setembro de 2004 sob condições de casa de vegetação. O inóculo foi obtido através do processamento de raízes de milho infectadas com o nematóide pela técnica do liquidificador. A suspensão foi calibrada para conter 100 juvenis e/ou adultos por mL, totalizando uma população inicial de 1000 juvenis e/ou adultos. O experimento foi composto de 60 vasos contendo uma plântula de soja em mistura de areia:solo (2:1) fumigada com brometo de metila. Dez militros da suspensão foram distribuídos em três orifícios feitos no solo ao redor da haste da plântula distanciados de 2 cm e com profundidade de 2 cm. A avaliação foi realizada em intervalos de 10 dias apartir do dia da inoculação. O sistema radicular foi processado pela técnica de coloração de nematóides em tecido vegetal, e posteriormente realizou-se a contagem. O solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose e realizou a contagem de juvenis e/ou adultos na suspensão obtida. Determinaram-se os números totais de nematóides obtidos das raízes e solo, calculou-se então o fator de Reprodução (FR=população final/população inicial). A população do nematóide fechou seu primeiro ciclo de vida de 40 a 50 dias após a inoculação, outro ciclo completou-se aos 110 dias, sendo que para as duas gerações as acumuladas térmicas foi de 1761,80 graus-dia . O máximo de população foi alcançado aos 110 dias no entanto, o fator de Reprodução foi de 0,78 e representa má hospedabilidade da cultivar de soja 'Conquista' à Pratylenchus brachyurus.
id UFU_6b08cff01e35523a4fa2df5827d8eaf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42516
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'FitonematóideSojaPratylenchus brachyurusCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAA cultura da soja é uma das mais importantes explorações agrícolas, destinada à industrialização interna e exportação, sendo a grande responsável pelo surgimento da agricultura comercial no Brasil. Nessa cultura, várias espécies de fitonematóides causam sérios prejuízos, entre eles destacam-se Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Rotylenchulus reniformis, Pratylenchus brachyurus, porém poucas informações existem para algumas delas. Portanto, objetivou-se acompanhar o ciclo de vida do fitonematóide Pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'Conquista', durante o período de maio a setembro de 2004 sob condições de casa de vegetação. O inóculo foi obtido através do processamento de raízes de milho infectadas com o nematóide pela técnica do liquidificador. A suspensão foi calibrada para conter 100 juvenis e/ou adultos por mL, totalizando uma população inicial de 1000 juvenis e/ou adultos. O experimento foi composto de 60 vasos contendo uma plântula de soja em mistura de areia:solo (2:1) fumigada com brometo de metila. Dez militros da suspensão foram distribuídos em três orifícios feitos no solo ao redor da haste da plântula distanciados de 2 cm e com profundidade de 2 cm. A avaliação foi realizada em intervalos de 10 dias apartir do dia da inoculação. O sistema radicular foi processado pela técnica de coloração de nematóides em tecido vegetal, e posteriormente realizou-se a contagem. O solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose e realizou a contagem de juvenis e/ou adultos na suspensão obtida. Determinaram-se os números totais de nematóides obtidos das raízes e solo, calculou-se então o fator de Reprodução (FR=população final/população inicial). A população do nematóide fechou seu primeiro ciclo de vida de 40 a 50 dias após a inoculação, outro ciclo completou-se aos 110 dias, sendo que para as duas gerações as acumuladas térmicas foi de 1761,80 graus-dia . O máximo de população foi alcançado aos 110 dias no entanto, o fator de Reprodução foi de 0,78 e representa má hospedabilidade da cultivar de soja 'Conquista' à Pratylenchus brachyurus.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaMaria Amélia dos SantosPatrícia Costa e Silva2024-08-20T17:43:50Z2024-08-20T17:43:50Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42516Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
title Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
spellingShingle Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
Patrícia Costa e Silva
Fitonematóide
Soja
Pratylenchus brachyurus
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
title_full Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
title_fullStr Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
title_full_unstemmed Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
title_sort Ciclo de vida do fitonematóide pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'conquista'
author Patrícia Costa e Silva
author_facet Patrícia Costa e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Amélia dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Costa e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fitonematóide
Soja
Pratylenchus brachyurus
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Fitonematóide
Soja
Pratylenchus brachyurus
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description A cultura da soja é uma das mais importantes explorações agrícolas, destinada à industrialização interna e exportação, sendo a grande responsável pelo surgimento da agricultura comercial no Brasil. Nessa cultura, várias espécies de fitonematóides causam sérios prejuízos, entre eles destacam-se Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Rotylenchulus reniformis, Pratylenchus brachyurus, porém poucas informações existem para algumas delas. Portanto, objetivou-se acompanhar o ciclo de vida do fitonematóide Pratylenchus brachyurus na cultivar de soja 'Conquista', durante o período de maio a setembro de 2004 sob condições de casa de vegetação. O inóculo foi obtido através do processamento de raízes de milho infectadas com o nematóide pela técnica do liquidificador. A suspensão foi calibrada para conter 100 juvenis e/ou adultos por mL, totalizando uma população inicial de 1000 juvenis e/ou adultos. O experimento foi composto de 60 vasos contendo uma plântula de soja em mistura de areia:solo (2:1) fumigada com brometo de metila. Dez militros da suspensão foram distribuídos em três orifícios feitos no solo ao redor da haste da plântula distanciados de 2 cm e com profundidade de 2 cm. A avaliação foi realizada em intervalos de 10 dias apartir do dia da inoculação. O sistema radicular foi processado pela técnica de coloração de nematóides em tecido vegetal, e posteriormente realizou-se a contagem. O solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose e realizou a contagem de juvenis e/ou adultos na suspensão obtida. Determinaram-se os números totais de nematóides obtidos das raízes e solo, calculou-se então o fator de Reprodução (FR=população final/população inicial). A população do nematóide fechou seu primeiro ciclo de vida de 40 a 50 dias após a inoculação, outro ciclo completou-se aos 110 dias, sendo que para as duas gerações as acumuladas térmicas foi de 1761,80 graus-dia . O máximo de população foi alcançado aos 110 dias no entanto, o fator de Reprodução foi de 0,78 e representa má hospedabilidade da cultivar de soja 'Conquista' à Pratylenchus brachyurus.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2024-08-20T17:43:50Z
2024-08-20T17:43:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42516
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711291208957952