A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Ligia Faria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399
Resumo: Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral do estado da arte do rap no Brasil e em Cuba, assumindo que as músicas produzidas pelos Racionais MC's e pelo rapper Papo Record sejam exemplares desse cenário. Tais músicas são entendidas como uma forma de literatura afro-identificada, conforme a proposta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quem este é um conceito ainda em construção. Para defini-lo, Duarte descarta fatores extraliterários e coloca em evidência algumas constantes discursivas que têm sido usadas como critérios de caracterização. Dentre as condições próprias que diferenciam essa literatura do projeto que norteia a literatura brasileira em geral, destacam-se a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público leitor afrodescendente. Dessa maneira, para afirmar que os poemas dos Racionais MC's e do rapper Papo Record pertencem à literatura afro-identificada, é necessário reconhecer neles as categorias elencadas pelo autor. Analisaremos na produção dos rappers a problemática que envolve o que é ser negro, assumir-se nessa posição e, ao fazê-lo, que lugar o negro ocupa em relação à comunidade à qual pertence. Além disso, pensaremos a relação afrodescendente e o pertencimento nacional na contemporaneidade. Evidenciaremos, também, a existência de elos constitutivos entre as cosmogonias africana e cristã na composição de uma cosmogonia afro-identificada, dispersa por toda a diáspora africana. Para isso, apontaremos a composição de um universo afro- identificado de pertencimento, construído por intermédio da orixalidade presente nas comunidades-terreiro de matriz africana que espraia sua influência para o cerne do Movimento Hip Hop, aparecendo como representação de origem tanto nas letras dos Racionais MC's quanto nas do Papo Record.
id UFU_6cac2b6c2733a5530643a06c3d05d640
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21366
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-05-16T17:43:42Z2018-05-16T17:43:42Z2017-06-27TEIXEIRA, Ana Ligia Faria. A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral do estado da arte do rap no Brasil e em Cuba, assumindo que as músicas produzidas pelos Racionais MC's e pelo rapper Papo Record sejam exemplares desse cenário. Tais músicas são entendidas como uma forma de literatura afro-identificada, conforme a proposta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quem este é um conceito ainda em construção. Para defini-lo, Duarte descarta fatores extraliterários e coloca em evidência algumas constantes discursivas que têm sido usadas como critérios de caracterização. Dentre as condições próprias que diferenciam essa literatura do projeto que norteia a literatura brasileira em geral, destacam-se a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público leitor afrodescendente. Dessa maneira, para afirmar que os poemas dos Racionais MC's e do rapper Papo Record pertencem à literatura afro-identificada, é necessário reconhecer neles as categorias elencadas pelo autor. Analisaremos na produção dos rappers a problemática que envolve o que é ser negro, assumir-se nessa posição e, ao fazê-lo, que lugar o negro ocupa em relação à comunidade à qual pertence. Além disso, pensaremos a relação afrodescendente e o pertencimento nacional na contemporaneidade. Evidenciaremos, também, a existência de elos constitutivos entre as cosmogonias africana e cristã na composição de uma cosmogonia afro-identificada, dispersa por toda a diáspora africana. Para isso, apontaremos a composição de um universo afro- identificado de pertencimento, construído por intermédio da orixalidade presente nas comunidades-terreiro de matriz africana que espraia sua influência para o cerne do Movimento Hip Hop, aparecendo como representação de origem tanto nas letras dos Racionais MC's quanto nas do Papo Record.Este proyecto tiene como objetivo proponer una visión general del estado del arte del rap en Brasil y Cuba, suponiendo que la música producida por Racionais MC's y el rapero Papo Record, son ejemplares de este escenario. Estas canciones son comprendidas como una forma de literatura afro-identificada como está previsto en la propuesta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quien este es un concepto aún en construcción. Para definirlo Duarte descarta factores extraliterarios y lleva a cabo algunas constantes discursivas que han sido utilizadas como criterios de caracterización. Entre las condiciones propias que diferencia la literatura del proyecto que orienta la literatura brasilena en general, se destacan el tema, la autoría, el punto de vista, el lenguaje y el público lector afrodescendiente como condición propia de esa literatura. Por lo tanto, para decir que la poesía de los Racionais MC's y del rapero Papo Record pertenece a la literatura afro-identificada es necesario reconocer en ella las categorías enumeradas por el autor. También, se analiza en la poesia de los raperos la problemática de lo que significa ser negro y al asumirse en esta posición, qué lugar él ocupa en relación a la comunidad a la que pertenece. Analizaremos en la producción de los raperos la problemática que envuelve lo que es ser negro, asumirse en esa posición y, al hacerlo, qué lugar ocupa el negro en relación a la comunidad a la que pertenece. Además, pensaremos la relación afrodescendiente y la pertenencia nacional en la contemporaneidad. Evidenciaremos, también, la existencia de relaciones significativas entre las cosmogonías africana y cristiana en la composición de una cosmogonía afro- identificada, dispersas por toda la diáspora africana. Para ello, apuntaremos la composición de un universo afro-identificado de pertenencia, construido por intermedio de la orixalidad presente en las comunidades de terreiro de matriz africana que se extiende al centro del Movimiento Hip Hop, apareciendo como representación de origen tanto en las letras de los Racionais MC's como en las del Papo Record.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALiteraturaLiteratura - História e críticaMúsica e literaturaLiteratura Afro-identificadaPertencimentoTerritórioOrixalidadeRacionais MC'sPapo RecordA cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidadeThe Afro-Latin culture represented in the Hip Hop Movement: alternatives of belonging - territory and oralityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVianna, Cintia Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760317T3Benfatti, Flávia Andréa Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137506Y9Moreira, Maria Elisa Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792607Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4040576A1Teixeira, Ana Ligia Faria101817660719393180f-969f-41c7-a225-c341eb3980f0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALCulturaAfroLatina.pdfCulturaAfroLatina.pdfDissertaçãoapplication/pdf2097698https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/1/CulturaAfroLatina.pdfe2493e45d44c33f7c9e6161fccf8eb2dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTCulturaAfroLatina.pdf.txtCulturaAfroLatina.pdf.txtExtracted texttext/plain237501https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/3/CulturaAfroLatina.pdf.txtd9a91bbb40f8bf4c9a7ad2cdb00ff755MD53THUMBNAILCulturaAfroLatina.pdf.jpgCulturaAfroLatina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/4/CulturaAfroLatina.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD54123456789/213662021-10-29 16:11:28.484oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:07:18.015206Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The Afro-Latin culture represented in the Hip Hop Movement: alternatives of belonging - territory and orality
title A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
spellingShingle A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
Teixeira, Ana Ligia Faria
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Literatura
Literatura - História e crítica
Música e literatura
Literatura Afro-identificada
Pertencimento
Território
Orixalidade
Racionais MC's
Papo Record
title_short A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
title_full A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
title_fullStr A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
title_full_unstemmed A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
title_sort A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
author Teixeira, Ana Ligia Faria
author_facet Teixeira, Ana Ligia Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Cintia Camargo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760317T3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Benfatti, Flávia Andréa Rodrigues
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137506Y9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moreira, Maria Elisa Rodrigues
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792607Y6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4040576A1
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ana Ligia Faria
contributor_str_mv Vianna, Cintia Camargo
Benfatti, Flávia Andréa Rodrigues
Moreira, Maria Elisa Rodrigues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Literatura
Literatura - História e crítica
Música e literatura
Literatura Afro-identificada
Pertencimento
Território
Orixalidade
Racionais MC's
Papo Record
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Literatura - História e crítica
Música e literatura
Literatura Afro-identificada
Pertencimento
Território
Orixalidade
Racionais MC's
Papo Record
description Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral do estado da arte do rap no Brasil e em Cuba, assumindo que as músicas produzidas pelos Racionais MC's e pelo rapper Papo Record sejam exemplares desse cenário. Tais músicas são entendidas como uma forma de literatura afro-identificada, conforme a proposta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quem este é um conceito ainda em construção. Para defini-lo, Duarte descarta fatores extraliterários e coloca em evidência algumas constantes discursivas que têm sido usadas como critérios de caracterização. Dentre as condições próprias que diferenciam essa literatura do projeto que norteia a literatura brasileira em geral, destacam-se a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público leitor afrodescendente. Dessa maneira, para afirmar que os poemas dos Racionais MC's e do rapper Papo Record pertencem à literatura afro-identificada, é necessário reconhecer neles as categorias elencadas pelo autor. Analisaremos na produção dos rappers a problemática que envolve o que é ser negro, assumir-se nessa posição e, ao fazê-lo, que lugar o negro ocupa em relação à comunidade à qual pertence. Além disso, pensaremos a relação afrodescendente e o pertencimento nacional na contemporaneidade. Evidenciaremos, também, a existência de elos constitutivos entre as cosmogonias africana e cristã na composição de uma cosmogonia afro-identificada, dispersa por toda a diáspora africana. Para isso, apontaremos a composição de um universo afro- identificado de pertencimento, construído por intermédio da orixalidade presente nas comunidades-terreiro de matriz africana que espraia sua influência para o cerne do Movimento Hip Hop, aparecendo como representação de origem tanto nas letras dos Racionais MC's quanto nas do Papo Record.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-16T17:43:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-16T17:43:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Ana Ligia Faria. A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399
identifier_str_mv TEIXEIRA, Ana Ligia Faria. A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/1/CulturaAfroLatina.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/3/CulturaAfroLatina.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/4/CulturaAfroLatina.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e2493e45d44c33f7c9e6161fccf8eb2d
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
d9a91bbb40f8bf4c9a7ad2cdb00ff755
5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425571628580864