A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral do estado da arte do rap no Brasil e em Cuba, assumindo que as músicas produzidas pelos Racionais MC's e pelo rapper Papo Record sejam exemplares desse cenário. Tais músicas são entendidas como uma forma de literatura afro-identificada, conforme a proposta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quem este é um conceito ainda em construção. Para defini-lo, Duarte descarta fatores extraliterários e coloca em evidência algumas constantes discursivas que têm sido usadas como critérios de caracterização. Dentre as condições próprias que diferenciam essa literatura do projeto que norteia a literatura brasileira em geral, destacam-se a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público leitor afrodescendente. Dessa maneira, para afirmar que os poemas dos Racionais MC's e do rapper Papo Record pertencem à literatura afro-identificada, é necessário reconhecer neles as categorias elencadas pelo autor. Analisaremos na produção dos rappers a problemática que envolve o que é ser negro, assumir-se nessa posição e, ao fazê-lo, que lugar o negro ocupa em relação à comunidade à qual pertence. Além disso, pensaremos a relação afrodescendente e o pertencimento nacional na contemporaneidade. Evidenciaremos, também, a existência de elos constitutivos entre as cosmogonias africana e cristã na composição de uma cosmogonia afro-identificada, dispersa por toda a diáspora africana. Para isso, apontaremos a composição de um universo afro- identificado de pertencimento, construído por intermédio da orixalidade presente nas comunidades-terreiro de matriz africana que espraia sua influência para o cerne do Movimento Hip Hop, aparecendo como representação de origem tanto nas letras dos Racionais MC's quanto nas do Papo Record. |
id |
UFU_6cac2b6c2733a5530643a06c3d05d640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21366 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-16T17:43:42Z2018-05-16T17:43:42Z2017-06-27TEIXEIRA, Ana Ligia Faria. A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral do estado da arte do rap no Brasil e em Cuba, assumindo que as músicas produzidas pelos Racionais MC's e pelo rapper Papo Record sejam exemplares desse cenário. Tais músicas são entendidas como uma forma de literatura afro-identificada, conforme a proposta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quem este é um conceito ainda em construção. Para defini-lo, Duarte descarta fatores extraliterários e coloca em evidência algumas constantes discursivas que têm sido usadas como critérios de caracterização. Dentre as condições próprias que diferenciam essa literatura do projeto que norteia a literatura brasileira em geral, destacam-se a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público leitor afrodescendente. Dessa maneira, para afirmar que os poemas dos Racionais MC's e do rapper Papo Record pertencem à literatura afro-identificada, é necessário reconhecer neles as categorias elencadas pelo autor. Analisaremos na produção dos rappers a problemática que envolve o que é ser negro, assumir-se nessa posição e, ao fazê-lo, que lugar o negro ocupa em relação à comunidade à qual pertence. Além disso, pensaremos a relação afrodescendente e o pertencimento nacional na contemporaneidade. Evidenciaremos, também, a existência de elos constitutivos entre as cosmogonias africana e cristã na composição de uma cosmogonia afro-identificada, dispersa por toda a diáspora africana. Para isso, apontaremos a composição de um universo afro- identificado de pertencimento, construído por intermédio da orixalidade presente nas comunidades-terreiro de matriz africana que espraia sua influência para o cerne do Movimento Hip Hop, aparecendo como representação de origem tanto nas letras dos Racionais MC's quanto nas do Papo Record.Este proyecto tiene como objetivo proponer una visión general del estado del arte del rap en Brasil y Cuba, suponiendo que la música producida por Racionais MC's y el rapero Papo Record, son ejemplares de este escenario. Estas canciones son comprendidas como una forma de literatura afro-identificada como está previsto en la propuesta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quien este es un concepto aún en construcción. Para definirlo Duarte descarta factores extraliterarios y lleva a cabo algunas constantes discursivas que han sido utilizadas como criterios de caracterización. Entre las condiciones propias que diferencia la literatura del proyecto que orienta la literatura brasilena en general, se destacan el tema, la autoría, el punto de vista, el lenguaje y el público lector afrodescendiente como condición propia de esa literatura. Por lo tanto, para decir que la poesía de los Racionais MC's y del rapero Papo Record pertenece a la literatura afro-identificada es necesario reconocer en ella las categorías enumeradas por el autor. También, se analiza en la poesia de los raperos la problemática de lo que significa ser negro y al asumirse en esta posición, qué lugar él ocupa en relación a la comunidad a la que pertenece. Analizaremos en la producción de los raperos la problemática que envuelve lo que es ser negro, asumirse en esa posición y, al hacerlo, qué lugar ocupa el negro en relación a la comunidad a la que pertenece. Además, pensaremos la relación afrodescendiente y la pertenencia nacional en la contemporaneidad. Evidenciaremos, también, la existencia de relaciones significativas entre las cosmogonías africana y cristiana en la composición de una cosmogonía afro- identificada, dispersas por toda la diáspora africana. Para ello, apuntaremos la composición de un universo afro-identificado de pertenencia, construido por intermedio de la orixalidad presente en las comunidades de terreiro de matriz africana que se extiende al centro del Movimiento Hip Hop, apareciendo como representación de origen tanto en las letras de los Racionais MC's como en las del Papo Record.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALiteraturaLiteratura - História e críticaMúsica e literaturaLiteratura Afro-identificadaPertencimentoTerritórioOrixalidadeRacionais MC'sPapo RecordA cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidadeThe Afro-Latin culture represented in the Hip Hop Movement: alternatives of belonging - territory and oralityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVianna, Cintia Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760317T3Benfatti, Flávia Andréa Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137506Y9Moreira, Maria Elisa Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792607Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4040576A1Teixeira, Ana Ligia Faria101817660719393180f-969f-41c7-a225-c341eb3980f0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALCulturaAfroLatina.pdfCulturaAfroLatina.pdfDissertaçãoapplication/pdf2097698https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/1/CulturaAfroLatina.pdfe2493e45d44c33f7c9e6161fccf8eb2dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTCulturaAfroLatina.pdf.txtCulturaAfroLatina.pdf.txtExtracted texttext/plain237501https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/3/CulturaAfroLatina.pdf.txtd9a91bbb40f8bf4c9a7ad2cdb00ff755MD53THUMBNAILCulturaAfroLatina.pdf.jpgCulturaAfroLatina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/4/CulturaAfroLatina.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD54123456789/213662021-10-29 16:11:28.484oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:07:18.015206Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Afro-Latin culture represented in the Hip Hop Movement: alternatives of belonging - territory and orality |
title |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
spellingShingle |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade Teixeira, Ana Ligia Faria CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Literatura Literatura - História e crítica Música e literatura Literatura Afro-identificada Pertencimento Território Orixalidade Racionais MC's Papo Record |
title_short |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
title_full |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
title_fullStr |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
title_full_unstemmed |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
title_sort |
A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade |
author |
Teixeira, Ana Ligia Faria |
author_facet |
Teixeira, Ana Ligia Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Cintia Camargo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760317T3 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Benfatti, Flávia Andréa Rodrigues |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137506Y9 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moreira, Maria Elisa Rodrigues |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792607Y6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4040576A1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ana Ligia Faria |
contributor_str_mv |
Vianna, Cintia Camargo Benfatti, Flávia Andréa Rodrigues Moreira, Maria Elisa Rodrigues |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Literatura Literatura - História e crítica Música e literatura Literatura Afro-identificada Pertencimento Território Orixalidade Racionais MC's Papo Record |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Literatura - História e crítica Música e literatura Literatura Afro-identificada Pertencimento Território Orixalidade Racionais MC's Papo Record |
description |
Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral do estado da arte do rap no Brasil e em Cuba, assumindo que as músicas produzidas pelos Racionais MC's e pelo rapper Papo Record sejam exemplares desse cenário. Tais músicas são entendidas como uma forma de literatura afro-identificada, conforme a proposta de Eduardo de Assis Duarte (2011), para quem este é um conceito ainda em construção. Para defini-lo, Duarte descarta fatores extraliterários e coloca em evidência algumas constantes discursivas que têm sido usadas como critérios de caracterização. Dentre as condições próprias que diferenciam essa literatura do projeto que norteia a literatura brasileira em geral, destacam-se a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público leitor afrodescendente. Dessa maneira, para afirmar que os poemas dos Racionais MC's e do rapper Papo Record pertencem à literatura afro-identificada, é necessário reconhecer neles as categorias elencadas pelo autor. Analisaremos na produção dos rappers a problemática que envolve o que é ser negro, assumir-se nessa posição e, ao fazê-lo, que lugar o negro ocupa em relação à comunidade à qual pertence. Além disso, pensaremos a relação afrodescendente e o pertencimento nacional na contemporaneidade. Evidenciaremos, também, a existência de elos constitutivos entre as cosmogonias africana e cristã na composição de uma cosmogonia afro-identificada, dispersa por toda a diáspora africana. Para isso, apontaremos a composição de um universo afro- identificado de pertencimento, construído por intermédio da orixalidade presente nas comunidades-terreiro de matriz africana que espraia sua influência para o cerne do Movimento Hip Hop, aparecendo como representação de origem tanto nas letras dos Racionais MC's quanto nas do Papo Record. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-16T17:43:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-16T17:43:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Ana Ligia Faria. A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, Ana Ligia Faria. A cultura afro-latina representada no Movimento Hip Hop: alternativas de pertencimento-território e orixalidade. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21366 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/1/CulturaAfroLatina.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/3/CulturaAfroLatina.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21366/4/CulturaAfroLatina.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2493e45d44c33f7c9e6161fccf8eb2d 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 d9a91bbb40f8bf4c9a7ad2cdb00ff755 5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425571628580864 |