Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405
Resumo: This dissertation has as main objective to understand the processes of teaching and learning of music occurred in the Band Mirim "Maestro Elias Antônio Daia" of Ituiutaba - Minas Gerais, from the perspective of historical-cultural psychology, being Vigotski its main exponent. Vygotsky, a Russian psychologist, was born in the late nineteenth century, and participated in a troubled period in the history of Russia: the Revolution of 1917. The main concepts of Vygotsky's theory worked are the psychological functions, covering then the interpsychic and intrapsychic functions, the natural and cultural memory, spontaneous and scientific concepts, elementary and higher psychic functions, the question of mediation, and finally, the two levels of development of the child's learning: the level of real development and the zone of imminent development. In the research the case study is used. Data collection from observations of the Mirim Band tests was performed between August 11, 2015 and April 20, 2017, totaling 12 trials. To record the data, we used Field Diary. It is concluded that in the analysis of the episodes/cuts, through historical-cultural psychology, there is a greater understanding about the teaching and learning processes that involves the practice of the teacher in the classroom.
id UFU_6cbaef6132884a1771767c6e0490521e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/22299
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-culturalTeaching and learning process in a mirim band: considerations in the light of the historical-cultural approachEducação MusicalBandaLev VigotskiPsicologia histórico-culturalMusical EducationHistorical-cultural psychologyBandMúsicaVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis dissertation has as main objective to understand the processes of teaching and learning of music occurred in the Band Mirim "Maestro Elias Antônio Daia" of Ituiutaba - Minas Gerais, from the perspective of historical-cultural psychology, being Vigotski its main exponent. Vygotsky, a Russian psychologist, was born in the late nineteenth century, and participated in a troubled period in the history of Russia: the Revolution of 1917. The main concepts of Vygotsky's theory worked are the psychological functions, covering then the interpsychic and intrapsychic functions, the natural and cultural memory, spontaneous and scientific concepts, elementary and higher psychic functions, the question of mediation, and finally, the two levels of development of the child's learning: the level of real development and the zone of imminent development. In the research the case study is used. Data collection from observations of the Mirim Band tests was performed between August 11, 2015 and April 20, 2017, totaling 12 trials. To record the data, we used Field Diary. It is concluded that in the analysis of the episodes/cuts, through historical-cultural psychology, there is a greater understanding about the teaching and learning processes that involves the practice of the teacher in the classroom.Dissertação (Mestrado)Esta dissertação tem como objetivo principal compreender os processos de ensino e aprendizagem da música ocorridos na Banda Mirim “Maestro Elias Antônio Daia” de Ituiutaba - Minas Gerais, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural, sendo Vigotski seu principal expoente. Vigotski, psicólogo russo, nasceu na metade do século XIX, e participou de um período conturbado da história da Rússia: a Revolução de 1917. Os principais conceitos da teoria de Vigotski trabalhados são as funções psicológicas, abrangendo então as funções interpsíquicas e intrapsíquicas, a memória natural e cultural, os conceitos espontâneos e científicos, as funções psíquicas elementares e superiores, a questão da mediação e por fim, os dois níveis de desenvolvimento da aprendizagem da criança: nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento iminente. Na pesquisa é utilizado o estudo de caso. A coleta de dados das observações dos ensaios da Banda Mirim foi realizada entre 11 de agosto de 2015 a 20 de abril de 2017, totalizando 12 ensaios. Para registro dos dados, utilizou-se Diário de campo. Conclui-se que, na análise dos episódios/recortes, através da psicologia histórico-cultural, há uma maior compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolve a prática do professor em sala de aula.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em MúsicaBarbosa, Maria Flávia Silveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798207P3Reis, Jane Maria dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133134Z8Morato, Cíntia Thaíshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8Machado, André CamposCoimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro2018-08-16T14:50:30Z2018-08-16T14:50:30Z2018-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOIMBRA, Sara Jane Rezende Ribeiro. Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-08-16T14:50:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22299Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-08-16T14:50:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
Teaching and learning process in a mirim band: considerations in the light of the historical-cultural approach
title Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
spellingShingle Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
Coimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro
Educação Musical
Banda
Lev Vigotski
Psicologia histórico-cultural
Musical Education
Historical-cultural psychology
Band
Música
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
title_full Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
title_fullStr Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
title_full_unstemmed Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
title_sort Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural
author Coimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro
author_facet Coimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Maria Flávia Silveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798207P3
Reis, Jane Maria dos Santos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133134Z8
Morato, Cíntia Thaís
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8
Machado, André Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Banda
Lev Vigotski
Psicologia histórico-cultural
Musical Education
Historical-cultural psychology
Band
Música
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Educação Musical
Banda
Lev Vigotski
Psicologia histórico-cultural
Musical Education
Historical-cultural psychology
Band
Música
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This dissertation has as main objective to understand the processes of teaching and learning of music occurred in the Band Mirim "Maestro Elias Antônio Daia" of Ituiutaba - Minas Gerais, from the perspective of historical-cultural psychology, being Vigotski its main exponent. Vygotsky, a Russian psychologist, was born in the late nineteenth century, and participated in a troubled period in the history of Russia: the Revolution of 1917. The main concepts of Vygotsky's theory worked are the psychological functions, covering then the interpsychic and intrapsychic functions, the natural and cultural memory, spontaneous and scientific concepts, elementary and higher psychic functions, the question of mediation, and finally, the two levels of development of the child's learning: the level of real development and the zone of imminent development. In the research the case study is used. Data collection from observations of the Mirim Band tests was performed between August 11, 2015 and April 20, 2017, totaling 12 trials. To record the data, we used Field Diary. It is concluded that in the analysis of the episodes/cuts, through historical-cultural psychology, there is a greater understanding about the teaching and learning processes that involves the practice of the teacher in the classroom.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16T14:50:30Z
2018-08-16T14:50:30Z
2018-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COIMBRA, Sara Jane Rezende Ribeiro. Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405
identifier_str_mv COIMBRA, Sara Jane Rezende Ribeiro. Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569665422852096