Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396 |
Resumo: | In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene. |
id |
UFU_7157456777c937385458390f115e0c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/16396 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:45:50Z2011-03-182016-06-22T18:45:50Z2011-02-23FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene.No Brasil, a partir de 1985 após o fim da ditadura militar e o retorno às liberdades democráticas todos os segmentos sociais passaram por significativas mudanças, observadas também nos fazeres artísticos, em especial no teatro. Anteriormente grande parte as produções voltavam seus olhares majoritariamente para a composição cênica de espetáculos que priorizavam temáticas ligadas ao engajamento político. Tratava-se da ação contra a opressão estabelecida pela censura e perseguição política. Nesse novo momento que se estabelecia as reflexões perpassavam pela questão comercial assim como pela busca de novas concepções de linguagens estéticas. Dentro dessa perspectiva, a proposta deste trabalho é a análise das críticas teatrais envolvendo os espetáculos Macbeth (Fagundes Produções Artísticas, direção de Ulysses Cruz) e Trono de Sangue (Grupo Macunaíma, direção de Antunes Filho), ambas em 1992. Buscou-se, portanto, suscitar discussões que, dentro da perspectiva histórica, permitam a compreensão das questões envolvidas na recepção dos espetáculos e suas relações com a cena teatral contemporânea.Mestre em Históriaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaUFUBRCiências HumanasCrítica teatralHistóriaShakespeareBrasilHistória e teatroTeatro brasileiro - Séc. XX - História e críticaTeatro e sociedadeTeatro - CríticasShakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangueShakespeare, William, 1564-1616 - MacbethTheatre criticalHistoryShakespeareBrazilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Camargo, Robson Corrêa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799746D9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253181Y4Fernandes, Renaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDiss Renan.pdf.jpgDiss Renan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1459https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/3/Diss%20Renan.pdf.jpg6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7aMD53CenaTeatralRecepcao.pdf.jpgCenaTeatralRecepcao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1459https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/5/CenaTeatralRecepcao.pdf.jpg6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7aMD55ORIGINALCenaTeatralRecepcao.pdfapplication/pdf873819https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/1/CenaTeatralRecepcao.pdff1c4a19bc1f2ba4a2d665aa49aa522e1MD51TEXTDiss Renan.pdf.txtDiss Renan.pdf.txtExtracted texttext/plain361678https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/2/Diss%20Renan.pdf.txtf648ff1119d1b9a216db162e5ddff524MD52CenaTeatralRecepcao.pdf.txtCenaTeatralRecepcao.pdf.txtExtracted texttext/plain361777https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/4/CenaTeatralRecepcao.pdf.txtda04794d7f8249ad4bb7570ea0a28725MD54123456789/163962020-02-12 03:01:15.059oai:repositorio.ufu.br:123456789/16396Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T14:51:48.578095Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
title |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
spellingShingle |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) Fernandes, Renan Crítica teatral História Shakespeare Brasil História e teatro Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica Teatro e sociedade Teatro - Críticas Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth Theatre critical History Shakespeare Brazil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
title_full |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
title_fullStr |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
title_full_unstemmed |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
title_sort |
Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992) |
author |
Fernandes, Renan |
author_facet |
Fernandes, Renan |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Camargo, Robson Corrêa de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799746D9 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253181Y4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Renan |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota Ramos, Alcides Freire Camargo, Robson Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica teatral História Shakespeare Brasil História e teatro Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica Teatro e sociedade Teatro - Críticas Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth |
topic |
Crítica teatral História Shakespeare Brasil História e teatro Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica Teatro e sociedade Teatro - Críticas Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth Theatre critical History Shakespeare Brazil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theatre critical History Shakespeare Brazil |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-18 2016-06-22T18:45:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:45:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/3/Diss%20Renan.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/5/CenaTeatralRecepcao.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/1/CenaTeatralRecepcao.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/2/Diss%20Renan.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/4/CenaTeatralRecepcao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7a 6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7a f1c4a19bc1f2ba4a2d665aa49aa522e1 f648ff1119d1b9a216db162e5ddff524 da04794d7f8249ad4bb7570ea0a28725 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425451355865088 |