Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Renan
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396
Resumo: In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene.
id UFU_7157456777c937385458390f115e0c60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/16396
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:45:50Z2011-03-182016-06-22T18:45:50Z2011-02-23FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene.No Brasil, a partir de 1985 após o fim da ditadura militar e o retorno às liberdades democráticas todos os segmentos sociais passaram por significativas mudanças, observadas também nos fazeres artísticos, em especial no teatro. Anteriormente grande parte as produções voltavam seus olhares majoritariamente para a composição cênica de espetáculos que priorizavam temáticas ligadas ao engajamento político. Tratava-se da ação contra a opressão estabelecida pela censura e perseguição política. Nesse novo momento que se estabelecia as reflexões perpassavam pela questão comercial assim como pela busca de novas concepções de linguagens estéticas. Dentro dessa perspectiva, a proposta deste trabalho é a análise das críticas teatrais envolvendo os espetáculos Macbeth (Fagundes Produções Artísticas, direção de Ulysses Cruz) e Trono de Sangue (Grupo Macunaíma, direção de Antunes Filho), ambas em 1992. Buscou-se, portanto, suscitar discussões que, dentro da perspectiva histórica, permitam a compreensão das questões envolvidas na recepção dos espetáculos e suas relações com a cena teatral contemporânea.Mestre em Históriaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaUFUBRCiências HumanasCrítica teatralHistóriaShakespeareBrasilHistória e teatroTeatro brasileiro - Séc. XX - História e críticaTeatro e sociedadeTeatro - CríticasShakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangueShakespeare, William, 1564-1616 - MacbethTheatre criticalHistoryShakespeareBrazilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Camargo, Robson Corrêa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799746D9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253181Y4Fernandes, Renaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDiss Renan.pdf.jpgDiss Renan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1459https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/3/Diss%20Renan.pdf.jpg6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7aMD53CenaTeatralRecepcao.pdf.jpgCenaTeatralRecepcao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1459https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/5/CenaTeatralRecepcao.pdf.jpg6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7aMD55ORIGINALCenaTeatralRecepcao.pdfapplication/pdf873819https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/1/CenaTeatralRecepcao.pdff1c4a19bc1f2ba4a2d665aa49aa522e1MD51TEXTDiss Renan.pdf.txtDiss Renan.pdf.txtExtracted texttext/plain361678https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/2/Diss%20Renan.pdf.txtf648ff1119d1b9a216db162e5ddff524MD52CenaTeatralRecepcao.pdf.txtCenaTeatralRecepcao.pdf.txtExtracted texttext/plain361777https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/4/CenaTeatralRecepcao.pdf.txtda04794d7f8249ad4bb7570ea0a28725MD54123456789/163962020-02-12 03:01:15.059oai:repositorio.ufu.br:123456789/16396Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T14:51:48.578095Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
title Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
spellingShingle Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
Fernandes, Renan
Crítica teatral
História
Shakespeare
Brasil
História e teatro
Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica
Teatro e sociedade
Teatro - Críticas
Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue
Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth
Theatre critical
History
Shakespeare
Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
title_full Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
title_fullStr Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
title_full_unstemmed Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
title_sort Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
author Fernandes, Renan
author_facet Fernandes, Renan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camargo, Robson Corrêa de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799746D9
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253181Y4
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Renan
contributor_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
Ramos, Alcides Freire
Camargo, Robson Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica teatral
História
Shakespeare
Brasil
História e teatro
Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica
Teatro e sociedade
Teatro - Críticas
Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue
Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth
topic Crítica teatral
História
Shakespeare
Brasil
História e teatro
Teatro brasileiro - Séc. XX - História e crítica
Teatro e sociedade
Teatro - Críticas
Shakespeare, William, 1564-1616 - Trono de sangue
Shakespeare, William, 1564-1616 - Macbeth
Theatre critical
History
Shakespeare
Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Theatre critical
History
Shakespeare
Brazil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description In Brazil, since 1985 after the end of military dictatorship and the return to democratic freedoms - all segments of society have undergone significant changes, being observed also in artistic doings, especially in theater. If, before the productions turned their eyes mostly for the scenic composition of shows that prioritized issues related to engaging in an action against oppression established, now permeate the reflections by the trade issue, as well as the search for new conceptions of aesthetic languages .Within this perspective, the purpose of this study is the analysis of critical theatrical performances involving Macbeth (Fagundes Artistic Productions, directed by Ulysses Cruz) and Throne of Blood (Macunaíma Group, directed by Antunes Filho), both in 1992. Sought, therefore, raise discussions, within the historical perspective, allowing to understand the issues swathing the reception of the shows and their relationship to the contemporary theatrical scene.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-18
2016-06-22T18:45:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:45:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396
identifier_str_mv FERNANDES, Renan. Cena teatral e recepção estética: o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992). 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/3/Diss%20Renan.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/5/CenaTeatralRecepcao.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/1/CenaTeatralRecepcao.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/2/Diss%20Renan.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16396/4/CenaTeatralRecepcao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7a
6306f4c30dd992c6df4449209ebe4d7a
f1c4a19bc1f2ba4a2d665aa49aa522e1
f648ff1119d1b9a216db162e5ddff524
da04794d7f8249ad4bb7570ea0a28725
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425451355865088