Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Danilo Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24900
Resumo: The literature is controversial about the influence of debris on tribological behavior. Some studies show that friction and wear are influenced by particle size. Already other studies have shown that the concentration of particles can lead to increased friction. This work aims to study the effect of the addition of iron oxide on wear by lubricated slip of a steel-steel pair. For this study, wear tests were carried out by alternating lubricated slip with addition of oxides Fe2O3 and Fe3O4, where the concentration of the oxides was varied by 1% and 10% by weight. The tests with the addition of Fe2O3 (smaller and harder particles) presented a variation of approximately 10% in the friction and of 291% in the rate of wear, of the concentration of 1% to that of 10%. Addition of Fe3O4 particles (larger and less hard particles) contributed to a drop in the wear rate of approximately 80% and 35% at concentrations of 1% and 10%, respectively. Suggesting that the relative hardness in relation to the bodies in contact was the determining factor for these results.
id UFU_7d8719814f165359b3c0a36af800224d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/24900
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.Effect of the addition of iron oxides (Fe2O3 and Fe3O4) as additives in the lubricated sliding wear of a steel-steel pair.Óxidos de ferroDesgasteAtritoDureza relativaTribologiaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAThe literature is controversial about the influence of debris on tribological behavior. Some studies show that friction and wear are influenced by particle size. Already other studies have shown that the concentration of particles can lead to increased friction. This work aims to study the effect of the addition of iron oxide on wear by lubricated slip of a steel-steel pair. For this study, wear tests were carried out by alternating lubricated slip with addition of oxides Fe2O3 and Fe3O4, where the concentration of the oxides was varied by 1% and 10% by weight. The tests with the addition of Fe2O3 (smaller and harder particles) presented a variation of approximately 10% in the friction and of 291% in the rate of wear, of the concentration of 1% to that of 10%. Addition of Fe3O4 particles (larger and less hard particles) contributed to a drop in the wear rate of approximately 80% and 35% at concentrations of 1% and 10%, respectively. Suggesting that the relative hardness in relation to the bodies in contact was the determining factor for these results.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A literatura é controversa quanto a influência de debris no comportamento tribológico. Alguns trabalhos mostram que o atrito e desgaste são influenciados pelo tamanho da partícula. Já outros trabalhos, mostraram que a concentração de partículas pode levar a um aumento do atrito. Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito da adição de óxido de ferro no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. Para esse estudo, foram realizados ensaios de desgaste por deslizamento lubrificado alternado com adição de óxidos Fe2O3 e Fe3O4, onde foi variada a concentração dos óxidos em 1% e 10% em peso. Os ensaios com a adição de Fe2O3 (partículas menores e mais duras) apresentaram um aumento de aproximadamente 10% no atrito e de 291% na taxa de desgaste, da concentração de 1% para a de 10%. A adição de partículas de Fe3O4 (partículas maiores e menos duras) contribuiu para uma queda na taxa de desgaste de aproximadamente 80% e 35% para as concentrações de 1% e 10%, respectivamente. Sugerindo que a dureza relativa em relação aos corpos em contato foi o fator determinante para esses resultados.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia MecânicaSantos, Regina Paula Garciahttp://lattes.cnpq.br/3275015191649634Oliveira Júnior, Mário Martinshttp://lattes.cnpq.br/1683380076926386Souza, Priscila Ferreira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/5099495604163302Melo, Danilo Batista2019-04-17T16:23:02Z2019-04-17T16:23:02Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Danilo Batista. Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-04-18T06:05:44Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24900Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-04-18T06:05:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
Effect of the addition of iron oxides (Fe2O3 and Fe3O4) as additives in the lubricated sliding wear of a steel-steel pair.
title Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
spellingShingle Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
Melo, Danilo Batista
Óxidos de ferro
Desgaste
Atrito
Dureza relativa
Tribologia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
title_short Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
title_full Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
title_fullStr Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
title_full_unstemmed Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
title_sort Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço.
author Melo, Danilo Batista
author_facet Melo, Danilo Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Regina Paula Garcia
http://lattes.cnpq.br/3275015191649634
Oliveira Júnior, Mário Martins
http://lattes.cnpq.br/1683380076926386
Souza, Priscila Ferreira Barbosa
http://lattes.cnpq.br/5099495604163302
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Danilo Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Óxidos de ferro
Desgaste
Atrito
Dureza relativa
Tribologia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic Óxidos de ferro
Desgaste
Atrito
Dureza relativa
Tribologia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
description The literature is controversial about the influence of debris on tribological behavior. Some studies show that friction and wear are influenced by particle size. Already other studies have shown that the concentration of particles can lead to increased friction. This work aims to study the effect of the addition of iron oxide on wear by lubricated slip of a steel-steel pair. For this study, wear tests were carried out by alternating lubricated slip with addition of oxides Fe2O3 and Fe3O4, where the concentration of the oxides was varied by 1% and 10% by weight. The tests with the addition of Fe2O3 (smaller and harder particles) presented a variation of approximately 10% in the friction and of 291% in the rate of wear, of the concentration of 1% to that of 10%. Addition of Fe3O4 particles (larger and less hard particles) contributed to a drop in the wear rate of approximately 80% and 35% at concentrations of 1% and 10%, respectively. Suggesting that the relative hardness in relation to the bodies in contact was the determining factor for these results.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-04-17T16:23:02Z
2019-04-17T16:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Danilo Batista. Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24900
identifier_str_mv MELO, Danilo Batista. Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia Mecânica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569723068317696