Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Ludimila dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26098
Resumo: The aim of this study is to provide a space to develop imagination and creativity through Drama Games based on the realistic techniques of Stanislavski. For this, an University Extension project entitled as "The First Sign - Drama Games in the Public School from Stanislavski and Vigotski" was elaborated. The project was carried out in a school in a peripheral district of the city of Uberlândia, with students from the 9th grade. The duration of the project was 3 months and within these 3 months, 12 meetings were organized to discuss the development of the proposal. The project was analyzed based on the theoretical assumptions of Vygotsky, as well as the dramatizations developed in the Stanislavski-based Drama Games. Three games were chosen in favor to organize the analysis more clearly and objectively: scenarios’ game, room’s game and families’ game. From this analysis, we have seen that the objective of the work has been achieved and that the Theater should be used as a technique for the development of imagination, creativity and the extension of personal experience of humans, regardless of age. Finally, we emphasize that it is important to rethink how art have been used at schools and its influence in the Psychology formation.
id UFU_82b4bd37a93b18c939752ae55637253a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26098
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação BásicaImaginaçãoJogos teatraisEscolaStanislavskiVigotskiPsicologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMThe aim of this study is to provide a space to develop imagination and creativity through Drama Games based on the realistic techniques of Stanislavski. For this, an University Extension project entitled as "The First Sign - Drama Games in the Public School from Stanislavski and Vigotski" was elaborated. The project was carried out in a school in a peripheral district of the city of Uberlândia, with students from the 9th grade. The duration of the project was 3 months and within these 3 months, 12 meetings were organized to discuss the development of the proposal. The project was analyzed based on the theoretical assumptions of Vygotsky, as well as the dramatizations developed in the Stanislavski-based Drama Games. Three games were chosen in favor to organize the analysis more clearly and objectively: scenarios’ game, room’s game and families’ game. From this analysis, we have seen that the objective of the work has been achieved and that the Theater should be used as a technique for the development of imagination, creativity and the extension of personal experience of humans, regardless of age. Finally, we emphasize that it is important to rethink how art have been used at schools and its influence in the Psychology formation.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho teve como objetivo proporcionar um espaço para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de Jogos Teatrais baseados nas técnicas realistas de Stanislavski. Para isso, foi elaborado um Projeto de Extensão Universitária, intitulado “O Primeiro Sinal – Jogos Teatrais na Escola Pública a partir de Stanislavski e Vigotski”. O Projeto foi realizado em uma escola de um bairro periférico do município de Uberlândia, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, e teve a duração de três meses, contando com 12 encontros. A proposta desenvolvida foi analisada a partir dos pressupostos teóricos de Vigotski, considerando também as dramatizações desenvolvidas nos Jogos Teatrais baseados em Stanislavski. Foram escolhidos três jogos para organizar a análise de forma mais clara e objetiva: o Jogo das Situações, o Jogo do Quarto e o Jogo da Família. A partir dessa análise, entendemos que o objetivo do trabalho foi alcançado, e que o Teatro pode e deve ser utilizado como técnica para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, bem como da ampliação da experiência pessoal do sujeito, independentemente da faixa etária. Destacamos, por fim, a importância de repensarmos o lugar que a Arte tem ocupado dentro das escolas de modo geral e da própria formação em Psicologia.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSilva, Silvia Maria Cintra dahttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456Rezende, Paula Cristina Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415Reis, Thiago Cardoso de SouzaSimão, Ludimila dos Reis2019-07-15T19:40:45Z2019-07-15T19:40:45Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSIMÃO, Ludimila dos Reis. Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26098porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-16T06:06:51Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26098Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-16T06:06:51Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
title Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
spellingShingle Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
Simão, Ludimila dos Reis
Imaginação
Jogos teatrais
Escola
Stanislavski
Vigotski
Psicologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_short Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
title_full Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
title_fullStr Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
title_full_unstemmed Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
title_sort Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
author Simão, Ludimila dos Reis
author_facet Simão, Ludimila dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Silvia Maria Cintra da
http://lattes.cnpq.br/4380499178712456
Rezende, Paula Cristina Medeiros
http://lattes.cnpq.br/8401932422065415
Reis, Thiago Cardoso de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Ludimila dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
Jogos teatrais
Escola
Stanislavski
Vigotski
Psicologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
topic Imaginação
Jogos teatrais
Escola
Stanislavski
Vigotski
Psicologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
description The aim of this study is to provide a space to develop imagination and creativity through Drama Games based on the realistic techniques of Stanislavski. For this, an University Extension project entitled as "The First Sign - Drama Games in the Public School from Stanislavski and Vigotski" was elaborated. The project was carried out in a school in a peripheral district of the city of Uberlândia, with students from the 9th grade. The duration of the project was 3 months and within these 3 months, 12 meetings were organized to discuss the development of the proposal. The project was analyzed based on the theoretical assumptions of Vygotsky, as well as the dramatizations developed in the Stanislavski-based Drama Games. Three games were chosen in favor to organize the analysis more clearly and objectively: scenarios’ game, room’s game and families’ game. From this analysis, we have seen that the objective of the work has been achieved and that the Theater should be used as a technique for the development of imagination, creativity and the extension of personal experience of humans, regardless of age. Finally, we emphasize that it is important to rethink how art have been used at schools and its influence in the Psychology formation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15T19:40:45Z
2019-07-15T19:40:45Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÃO, Ludimila dos Reis. Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26098
identifier_str_mv SIMÃO, Ludimila dos Reis. Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711404547440640