Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30979 |
Resumo: | College admissions involves a series of significant changes related to a new routine, challenging students to deadlines, financial difficulties and cultural adaptations that can transform itself into stressors. The following papel presents a reflection over the role of design on society, searching for life quality improvement on the Uberlândia Federal University’s students. The main goal is to design a shifting and easy moving space, focused on minimizing the impacts of the student’s stressful routine, stimulating activities and intergroup conections. For such, it starts on the study of design and their ramifications – design thinking, environmental graphic design, moving design and way finding – also using methods for user identification and their needs (through an online survey) as well as similar projects analysis, establishing project requiriments and briefing, looking to integrate itself on an academic environment of decompression, but mainly of welcoming and social integration |
id |
UFU_833138eaa92f696f2b4970a574fde30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30979 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de UberlândiaProjeto Solte-se: design as an auxiliary of student's well being of the Uberlândia Federal UniversityProjeto Solte-seQualidade de vida EstudantilAmbiente EfêmeroDesign ThinkingDesign Grá fico AmbientalCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSCollege admissions involves a series of significant changes related to a new routine, challenging students to deadlines, financial difficulties and cultural adaptations that can transform itself into stressors. The following papel presents a reflection over the role of design on society, searching for life quality improvement on the Uberlândia Federal University’s students. The main goal is to design a shifting and easy moving space, focused on minimizing the impacts of the student’s stressful routine, stimulating activities and intergroup conections. For such, it starts on the study of design and their ramifications – design thinking, environmental graphic design, moving design and way finding – also using methods for user identification and their needs (through an online survey) as well as similar projects analysis, establishing project requiriments and briefing, looking to integrate itself on an academic environment of decompression, but mainly of welcoming and social integrationPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O ingresso à universidade envolve uma série de mudanças expressivas relacionadas a nova rotina, impondo aos estudantes vários desafios tais como prazos a cumprir, dificuldades financeiras e adaptações culturais que podem se transformar em potenciais estressores. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do design na sociedade, em busca da melhoria da qualidade de vida do estudante da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo projetar um espaço modular e itinerante no sentido de minimizar os impactos de uma rotina estressante vivida pelos estudantes, estimulando a prática de atividades e sua interconexão com novos grupos. Para tanto partiu-se do estudo sobre design e suas ramificações – design thinking, design gráfico ambiental, design itinerante e wayfinding, utilizando-se também métodos para a identificação dos usuários e suas necessidades (por meio de questionário) bem como a analise de similares, definição dos requisitos do projeto e briefing. A partir da geração de alternativas foi desenvolvida a solução final do projeto, com o intuito de integrar-se ao meio acadêmico de forma eficaz e significativa, expandindo seu proposito para além de um ambiente de descompressão, mas principalmente de acolhimento e integração.Universidade Federal de UberlândiaBrasilDesignNunes, Viviane dos Guimarães Alvimhttp://lattes.cnpq.br/5937226037536217Humberto Cunha Machado Júnior, Juscelinohttp://lattes.cnpq.br/1408562356956615Vasconcelos Morais Garcez, Letíciahttp://lattes.cnpq.br/7301886455299153Barbosa, Lucas Cândido2021-01-11T15:44:13Z2021-01-11T15:44:13Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Lucas Cândido. Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-20T18:42:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30979Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-20T18:42:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia Projeto Solte-se: design as an auxiliary of student's well being of the Uberlândia Federal University |
title |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia Barbosa, Lucas Cândido Projeto Solte-se Qualidade de vida Estudantil Ambiente Efêmero Design Thinking Design Grá fico Ambiental CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS |
title_short |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Barbosa, Lucas Cândido |
author_facet |
Barbosa, Lucas Cândido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim http://lattes.cnpq.br/5937226037536217 Humberto Cunha Machado Júnior, Juscelino http://lattes.cnpq.br/1408562356956615 Vasconcelos Morais Garcez, Letícia http://lattes.cnpq.br/7301886455299153 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Lucas Cândido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Solte-se Qualidade de vida Estudantil Ambiente Efêmero Design Thinking Design Grá fico Ambiental CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS |
topic |
Projeto Solte-se Qualidade de vida Estudantil Ambiente Efêmero Design Thinking Design Grá fico Ambiental CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS |
description |
College admissions involves a series of significant changes related to a new routine, challenging students to deadlines, financial difficulties and cultural adaptations that can transform itself into stressors. The following papel presents a reflection over the role of design on society, searching for life quality improvement on the Uberlândia Federal University’s students. The main goal is to design a shifting and easy moving space, focused on minimizing the impacts of the student’s stressful routine, stimulating activities and intergroup conections. For such, it starts on the study of design and their ramifications – design thinking, environmental graphic design, moving design and way finding – also using methods for user identification and their needs (through an online survey) as well as similar projects analysis, establishing project requiriments and briefing, looking to integrate itself on an academic environment of decompression, but mainly of welcoming and social integration |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 2021-01-11T15:44:13Z 2021-01-11T15:44:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Lucas Cândido. Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30979 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Lucas Cândido. Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Design |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711329947549696 |