Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14134 |
Resumo: | This study analyzes urban freight distribution from the wholesale distribution sector to supermarkets retail sector via TransCAD software, and the vehicle routing problem with time windows has been applied for possible delivery route optimization. TransCAD focuses on a transport system based on graph theory concepts which have been employed in this study, together with some basic concepts of distribution chain and its elements. Some parameters for the application of TransCAD have been based on information provided by a wholesale distribution company located in Uberlândia, Brazil. Such information includes vehicle type, fleet size, and average client demand. The features of the vehicle type underwent changes in four different scenarios; outputs were generated for each of these scenarios, which revealed the most effective itinerary and route settings for urban freight distribution. Even though TransCAD fails to analyze factors such as traffic conditions, vehicle freight arrangement, and average vehicle speed along a given route, the results of this study may contribute to the operation of product distribution. |
id |
UFU_887a9b73d486d20411d09c370f1dcfc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/14134 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargasAnalysis of Vehicle Routing via TransCAD: a Contribution to Urban Freight DistributionDistribuição urbana de cargaTransCADRoteirização de veículosTransporte de mercadoriasTransporte rodoviário de cargaUrban freight distributionVehicleCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILThis study analyzes urban freight distribution from the wholesale distribution sector to supermarkets retail sector via TransCAD software, and the vehicle routing problem with time windows has been applied for possible delivery route optimization. TransCAD focuses on a transport system based on graph theory concepts which have been employed in this study, together with some basic concepts of distribution chain and its elements. Some parameters for the application of TransCAD have been based on information provided by a wholesale distribution company located in Uberlândia, Brazil. Such information includes vehicle type, fleet size, and average client demand. The features of the vehicle type underwent changes in four different scenarios; outputs were generated for each of these scenarios, which revealed the most effective itinerary and route settings for urban freight distribution. Even though TransCAD fails to analyze factors such as traffic conditions, vehicle freight arrangement, and average vehicle speed along a given route, the results of this study may contribute to the operation of product distribution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em Engenharia CivilEsse trabalho analisa a distribuição urbana de carga do setor atacadista-distribuidor para o setor varejista de supermercados com o auxílio do software TransCAD, aplicando o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo para uma possível otimização de rotas de entrega. O TransCAD trabalha com uma rede viária configurada com base nos conceitos advindos da teoria dos grafos e que foram abordados nesse estudo, juntamente com alguns conceitos básicos da cadeia de distribuição e seus elementos. Na aplicação do TransCAD alguns parâmetros foram estabelecidos e baseados nos dados fornecidos por uma empresa atacadista-distribuidora situada na cidade de Uberlândia, dados tais como: tipo de veículo, tamanho da frota, demanda média por cliente entre outros. Foram trabalhados 4 (quatro) cenários, onde para cada um desses as características do veículo Tipo sofreram alterações. Para cada cenário foram gerados outputs nos quais se pode verificar as melhores configurações de itinerários e rotas para o problema de distribuição urbana de carga. Apesar do TransCAD não analisar fatores como condições de tráfego, disposição da carga no veículo, velocidade média do veículo ao longo do percurso entre outros, sabe-se que os resultados são aproximados, mas servem como orientação para a operação da atividade de distribuição de mercadorias.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Engenharia CivilEngenhariasUFUFaria, Carlos Albertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3Sorratini, José Aparecidohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5Lima Junior, Orlando FontesPaula, Miguel Ângelo Almeida Faria de2016-06-22T18:37:10Z2009-11-102016-06-22T18:37:10Z2009-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPAULA, Miguel Ângelo Almeida Faria de. Analysis of vehicle routing via TransCAD: a contribution to urban freight distribution. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-24T06:00:45Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14134Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-24T06:00:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas Analysis of Vehicle Routing via TransCAD: a Contribution to Urban Freight Distribution |
title |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
spellingShingle |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas Paula, Miguel Ângelo Almeida Faria de Distribuição urbana de carga TransCAD Roteirização de veículos Transporte de mercadorias Transporte rodoviário de carga Urban freight distribution Vehicle CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
title_short |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
title_full |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
title_fullStr |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
title_full_unstemmed |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
title_sort |
Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
author |
Paula, Miguel Ângelo Almeida Faria de |
author_facet |
Paula, Miguel Ângelo Almeida Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Carlos Alberto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3 Sorratini, José Aparecido http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5 Lima Junior, Orlando Fontes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Miguel Ângelo Almeida Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distribuição urbana de carga TransCAD Roteirização de veículos Transporte de mercadorias Transporte rodoviário de carga Urban freight distribution Vehicle CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
Distribuição urbana de carga TransCAD Roteirização de veículos Transporte de mercadorias Transporte rodoviário de carga Urban freight distribution Vehicle CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
description |
This study analyzes urban freight distribution from the wholesale distribution sector to supermarkets retail sector via TransCAD software, and the vehicle routing problem with time windows has been applied for possible delivery route optimization. TransCAD focuses on a transport system based on graph theory concepts which have been employed in this study, together with some basic concepts of distribution chain and its elements. Some parameters for the application of TransCAD have been based on information provided by a wholesale distribution company located in Uberlândia, Brazil. Such information includes vehicle type, fleet size, and average client demand. The features of the vehicle type underwent changes in four different scenarios; outputs were generated for each of these scenarios, which revealed the most effective itinerary and route settings for urban freight distribution. Even though TransCAD fails to analyze factors such as traffic conditions, vehicle freight arrangement, and average vehicle speed along a given route, the results of this study may contribute to the operation of product distribution. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-10 2009-08-21 2016-06-22T18:37:10Z 2016-06-22T18:37:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Miguel Ângelo Almeida Faria de. Analysis of vehicle routing via TransCAD: a contribution to urban freight distribution. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14134 |
identifier_str_mv |
PAULA, Miguel Ângelo Almeida Faria de. Analysis of vehicle routing via TransCAD: a contribution to urban freight distribution. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil Engenharias UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil Engenharias UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569698958409728 |